Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Ivan Luiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pimenta, Lidia Boaventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5302
Resumo: Este artigo explora o planejamento e a avaliação no contexto da educação superior, com ênfase em conexões entre ambos para efeito de condução da gestão universitária. Abordamos a recente experiência da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na atualização do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017 – 2022), a implantação e implementação do Programa de Gestão Universitária (ProGest 2018 – 2021) e suas conexões com os mecanismos de avaliação institucional utilizados nesta Universidade. A partir de alguns questionamentos, balizamos nossas reflexões com intuito de contribuir para estudos acerca dessa temática. Assim, partimos do pressuposto de que há estreitas conexões entre planejamento e avaliação no campo da gestão universitária. Isso nos levou à seguinte indagação: como os indicadores utilizados no processo de avaliação da educação superior podem subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade do Estado da Bahia? Utilizamos uma análise sucinta da legislação nacional e local acerca dessa temática, de modo a conduzir este estudo e apresentar, de maneira concisa, a experiência da Uneb na articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Programa de Gestão e seus mecanismos de avaliação.
id UNEB-5_061a96652127c4af6659d3c30c4fdc91
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/5302
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da BahiaPlanejamentoAvaliaçãoEducação SuperiorGestão UniversitáriaEste artigo explora o planejamento e a avaliação no contexto da educação superior, com ênfase em conexões entre ambos para efeito de condução da gestão universitária. Abordamos a recente experiência da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na atualização do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017 – 2022), a implantação e implementação do Programa de Gestão Universitária (ProGest 2018 – 2021) e suas conexões com os mecanismos de avaliação institucional utilizados nesta Universidade. A partir de alguns questionamentos, balizamos nossas reflexões com intuito de contribuir para estudos acerca dessa temática. Assim, partimos do pressuposto de que há estreitas conexões entre planejamento e avaliação no campo da gestão universitária. Isso nos levou à seguinte indagação: como os indicadores utilizados no processo de avaliação da educação superior podem subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade do Estado da Bahia? Utilizamos uma análise sucinta da legislação nacional e local acerca dessa temática, de modo a conduzir este estudo e apresentar, de maneira concisa, a experiência da Uneb na articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Programa de Gestão e seus mecanismos de avaliação.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/530210.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.13Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 2 (2018): Avaliação Institucional; 12-262177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5302/3372Copyright (c) 2018 Ivan Luiz Novaes, Lidia Boaventura Pimentahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Ivan LuizPimenta, Lidia Boaventura2020-11-27T02:36:19Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5302Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T02:36:19Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
title Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
spellingShingle Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
Novaes, Ivan Luiz
Planejamento
Avaliação
Educação Superior
Gestão Universitária
title_short Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
title_full Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
title_fullStr Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
title_full_unstemmed Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
title_sort Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
author Novaes, Ivan Luiz
author_facet Novaes, Ivan Luiz
Pimenta, Lidia Boaventura
author_role author
author2 Pimenta, Lidia Boaventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Ivan Luiz
Pimenta, Lidia Boaventura
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Avaliação
Educação Superior
Gestão Universitária
topic Planejamento
Avaliação
Educação Superior
Gestão Universitária
description Este artigo explora o planejamento e a avaliação no contexto da educação superior, com ênfase em conexões entre ambos para efeito de condução da gestão universitária. Abordamos a recente experiência da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na atualização do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017 – 2022), a implantação e implementação do Programa de Gestão Universitária (ProGest 2018 – 2021) e suas conexões com os mecanismos de avaliação institucional utilizados nesta Universidade. A partir de alguns questionamentos, balizamos nossas reflexões com intuito de contribuir para estudos acerca dessa temática. Assim, partimos do pressuposto de que há estreitas conexões entre planejamento e avaliação no campo da gestão universitária. Isso nos levou à seguinte indagação: como os indicadores utilizados no processo de avaliação da educação superior podem subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade do Estado da Bahia? Utilizamos uma análise sucinta da legislação nacional e local acerca dessa temática, de modo a conduzir este estudo e apresentar, de maneira concisa, a experiência da Uneb na articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Programa de Gestão e seus mecanismos de avaliação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5302
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.13
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5302
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5302/3372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ivan Luiz Novaes, Lidia Boaventura Pimenta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ivan Luiz Novaes, Lidia Boaventura Pimenta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 2 (2018): Avaliação Institucional; 12-26
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v3.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117811703808