É possível estudar gênero no ensino técnico e tecnológico? Experiências de um laboratório em prol de equidade no IFMA campus Pedreiras
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14023 |
Resumo: | O presente estudo apresenta as experiências exitosas do LEGIP — laboratório de estudos de gênero do IFMA campus Pedreiras, discutindo além dos referenciais teóricos-metodológicos que orientaram sua prática as dificuldades enfrentadas. Fundado em 2018 o laboratório preocupa-se em promover debates e pesquisas na área dos Estudos de Gênero, voltados principalmente para a educação básica. Embora o Instituto Federal do Maranhão campus Pedreiras seja seu maior campo de atuação, o laboratório busca parcerias com diversas agências de fomento para suas ações extensionistas. Desse modo, as pesquisas realizadas produziram múltiplos materiais didáticos voltados para o ensino fundamental e médio. Taís produtos didáticos foram distribuídos em escolas e secretárias de educação dos municípios a qual o instituto atende. Dessa forma, acreditar-se contribuir tanto com a popularização da ciência quanto com uma educação antirracista, antimachistas e anti-homofóbica, necessária em todas as modalidades de ensino, não excluído assim o Ensino Técnico. |
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É possível estudar gênero no ensino técnico e tecnológico? Experiências de um laboratório em prol de equidade no IFMA campus PedreiraseducaçãogêneroequidadeLGIPIFMAO presente estudo apresenta as experiências exitosas do LEGIP — laboratório de estudos de gênero do IFMA campus Pedreiras, discutindo além dos referenciais teóricos-metodológicos que orientaram sua prática as dificuldades enfrentadas. Fundado em 2018 o laboratório preocupa-se em promover debates e pesquisas na área dos Estudos de Gênero, voltados principalmente para a educação básica. Embora o Instituto Federal do Maranhão campus Pedreiras seja seu maior campo de atuação, o laboratório busca parcerias com diversas agências de fomento para suas ações extensionistas. Desse modo, as pesquisas realizadas produziram múltiplos materiais didáticos voltados para o ensino fundamental e médio. Taís produtos didáticos foram distribuídos em escolas e secretárias de educação dos municípios a qual o instituto atende. Dessa forma, acreditar-se contribuir tanto com a popularização da ciência quanto com uma educação antirracista, antimachistas e anti-homofóbica, necessária em todas as modalidades de ensino, não excluído assim o Ensino Técnico.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1402310.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14023Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-202177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14023/9708Copyright (c) 2022 Nila Michele Bastos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Nila Michele Bastos2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14023Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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