A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Possa, Leandra Bôer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915
Resumo: O presente texto faz parte da Dissertação intitulada Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que objetivou implicar a formação continuada a uma análise das práticas de produção do professor alfabetizador no Brasil. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, em especial da ferramenta governamentalidade, entendeu-se a produção do professor alfabetizador na formação continuada do PNAIC, no contexto da racionalidade neoliberal.
id UNEB-5_79102894e8f33ec3ce97bdf6fac13ef9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/4915
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberalProfessor alfabetizadorGovernamentalidadeFormação ContinuadaPNAICO presente texto faz parte da Dissertação intitulada Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que objetivou implicar a formação continuada a uma análise das práticas de produção do professor alfabetizador no Brasil. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, em especial da ferramenta governamentalidade, entendeu-se a produção do professor alfabetizador na formação continuada do PNAIC, no contexto da racionalidade neoliberal.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/491510.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 135-1542177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915/3117Copyright (c) 2018 Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte, Leandra Bôer Possahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBragamonte, Patrícia Luciene AlbuquerquePossa, Leandra Bôer2020-11-27T01:53:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4915Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T01:53:29Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
title A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
spellingShingle A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque
Professor alfabetizador
Governamentalidade
Formação Continuada
PNAIC
title_short A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
title_full A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
title_fullStr A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
title_sort A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
author Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque
author_facet Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque
Possa, Leandra Bôer
author_role author
author2 Possa, Leandra Bôer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque
Possa, Leandra Bôer
dc.subject.por.fl_str_mv Professor alfabetizador
Governamentalidade
Formação Continuada
PNAIC
topic Professor alfabetizador
Governamentalidade
Formação Continuada
PNAIC
description O presente texto faz parte da Dissertação intitulada Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que objetivou implicar a formação continuada a uma análise das práticas de produção do professor alfabetizador no Brasil. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, em especial da ferramenta governamentalidade, entendeu-se a produção do professor alfabetizador na formação continuada do PNAIC, no contexto da racionalidade neoliberal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915/3117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte, Leandra Bôer Possa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte, Leandra Bôer Possa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 135-154
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v3.n1
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117807509504