A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915 |
Resumo: | O presente texto faz parte da Dissertação intitulada Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que objetivou implicar a formação continuada a uma análise das práticas de produção do professor alfabetizador no Brasil. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, em especial da ferramenta governamentalidade, entendeu-se a produção do professor alfabetizador na formação continuada do PNAIC, no contexto da racionalidade neoliberal. |
id |
UNEB-5_79102894e8f33ec3ce97bdf6fac13ef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/4915 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberalProfessor alfabetizadorGovernamentalidadeFormação ContinuadaPNAICO presente texto faz parte da Dissertação intitulada Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que objetivou implicar a formação continuada a uma análise das práticas de produção do professor alfabetizador no Brasil. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, em especial da ferramenta governamentalidade, entendeu-se a produção do professor alfabetizador na formação continuada do PNAIC, no contexto da racionalidade neoliberal.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/491510.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 135-1542177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915/3117Copyright (c) 2018 Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte, Leandra Bôer Possahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBragamonte, Patrícia Luciene AlbuquerquePossa, Leandra Bôer2020-11-27T01:53:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4915Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T01:53:29Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal |
title |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal |
spellingShingle |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque Professor alfabetizador Governamentalidade Formação Continuada PNAIC |
title_short |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal |
title_full |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal |
title_fullStr |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal |
title_full_unstemmed |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal |
title_sort |
A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal |
author |
Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque |
author_facet |
Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque Possa, Leandra Bôer |
author_role |
author |
author2 |
Possa, Leandra Bôer |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragamonte, Patrícia Luciene Albuquerque Possa, Leandra Bôer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor alfabetizador Governamentalidade Formação Continuada PNAIC |
topic |
Professor alfabetizador Governamentalidade Formação Continuada PNAIC |
description |
O presente texto faz parte da Dissertação intitulada Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que objetivou implicar a formação continuada a uma análise das práticas de produção do professor alfabetizador no Brasil. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, em especial da ferramenta governamentalidade, entendeu-se a produção do professor alfabetizador na formação continuada do PNAIC, no contexto da racionalidade neoliberal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915/3117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte, Leandra Bôer Possa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte, Leandra Bôer Possa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 135-154 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v3.n1 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117807509504 |