A formação do pedagogo em reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600 |
Resumo: | Objetivou-se compreender como os professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percebem a formação do pedagogo por eles desenvolvida. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou história oral temática como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou entrevistar oito docentes do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação da UECE. As oralidades foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas para posterior análise categórica. Emergiram três categorias: Atuação docente; Formação pedagógica e saberes docente; Pensamento crítico e reflexivo. Constou-se, na compreensão dos professores, o predomínio do entendimento de que o pedagogo era prioritariamente professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, invisibilizando outros importantes campos de atuação desse profissional – hospitais, empresas, sistemas sócios educativos. Valorização da formação generalista com ênfase aos aspectos pedagógicos e de uma atuação crítica e contextualizada. Discute-se que as constantes transformações no decorrer do processo formativo do pedagogo não colaboram para constituição de sua identidade como cientista da Educação. |
id |
UNEB-5_82018c107ef33bc4a14cc1461fa487e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/8600 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do pedagogo em reflexãoFormação inicialPedagogiaFormação de professorObjetivou-se compreender como os professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percebem a formação do pedagogo por eles desenvolvida. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou história oral temática como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou entrevistar oito docentes do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação da UECE. As oralidades foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas para posterior análise categórica. Emergiram três categorias: Atuação docente; Formação pedagógica e saberes docente; Pensamento crítico e reflexivo. Constou-se, na compreensão dos professores, o predomínio do entendimento de que o pedagogo era prioritariamente professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, invisibilizando outros importantes campos de atuação desse profissional – hospitais, empresas, sistemas sócios educativos. Valorização da formação generalista com ênfase aos aspectos pedagógicos e de uma atuação crítica e contextualizada. Discute-se que as constantes transformações no decorrer do processo formativo do pedagogo não colaboram para constituição de sua identidade como cientista da Educação.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/860010.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 3 (2021): Gestão da EAD; 171-1862177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600/9061https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600/9611Copyright (c) 2021 Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFialho, Lia Machado FiuzaSousa, Francisca Genifer Andrade de2022-03-15T13:18:00Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8600Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-03-15T13:18Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do pedagogo em reflexão |
title |
A formação do pedagogo em reflexão |
spellingShingle |
A formação do pedagogo em reflexão Fialho, Lia Machado Fiuza Formação inicial Pedagogia Formação de professor |
title_short |
A formação do pedagogo em reflexão |
title_full |
A formação do pedagogo em reflexão |
title_fullStr |
A formação do pedagogo em reflexão |
title_full_unstemmed |
A formação do pedagogo em reflexão |
title_sort |
A formação do pedagogo em reflexão |
author |
Fialho, Lia Machado Fiuza |
author_facet |
Fialho, Lia Machado Fiuza Sousa, Francisca Genifer Andrade de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Francisca Genifer Andrade de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Lia Machado Fiuza Sousa, Francisca Genifer Andrade de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Pedagogia Formação de professor |
topic |
Formação inicial Pedagogia Formação de professor |
description |
Objetivou-se compreender como os professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percebem a formação do pedagogo por eles desenvolvida. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou história oral temática como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou entrevistar oito docentes do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação da UECE. As oralidades foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas para posterior análise categórica. Emergiram três categorias: Atuação docente; Formação pedagógica e saberes docente; Pensamento crítico e reflexivo. Constou-se, na compreensão dos professores, o predomínio do entendimento de que o pedagogo era prioritariamente professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, invisibilizando outros importantes campos de atuação desse profissional – hospitais, empresas, sistemas sócios educativos. Valorização da formação generalista com ênfase aos aspectos pedagógicos e de uma atuação crítica e contextualizada. Discute-se que as constantes transformações no decorrer do processo formativo do pedagogo não colaboram para constituição de sua identidade como cientista da Educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600/9061 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600/9611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 3 (2021): Gestão da EAD; 171-186 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v6.n3 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117901881344 |