Virginia Woolf, Clarice Lispector e Judith Grossmann: temáticas, poéticas e locais de fala
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1538 |
Resumo: | O trabalho aborda, comparativamente, as temáticas e poéticas de três escritoras de períodos diferentes: Virginia Woolf, da primeira geração do modernismo na Inglaterra, com publicações entre 1915 e 1941, Clarice Lispector, que publicou sua obra entre 1944 e 1978, e Judith Grossmann, a qual começa a publicar em 1959. A análise de textos diversos das três escritoras demonstra uma divergência temática e estética, de onde se pode inferir que produziram poéticas e escritas divergentes e autônomas. Constata-se, também, que existem traços convergentes quanto ao local de fala das três escritoras, todas conscientes da necessidade da existência de uma escrita feminina, em que a mulher escritora se represente e a leitora se sinta representada. |
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Virginia Woolf, Clarice Lispector e Judith Grossmann: temáticas, poéticas e locais de falaEscrita femininaTemáticas e poéticasDivergênciasConvergênciasO trabalho aborda, comparativamente, as temáticas e poéticas de três escritoras de períodos diferentes: Virginia Woolf, da primeira geração do modernismo na Inglaterra, com publicações entre 1915 e 1941, Clarice Lispector, que publicou sua obra entre 1944 e 1978, e Judith Grossmann, a qual começa a publicar em 1959. A análise de textos diversos das três escritoras demonstra uma divergência temática e estética, de onde se pode inferir que produziram poéticas e escritas divergentes e autônomas. Constata-se, também, que existem traços convergentes quanto ao local de fala das três escritoras, todas conscientes da necessidade da existência de uma escrita feminina, em que a mulher escritora se represente e a leitora se sinta representada.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2015-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/153810.30620/p.i..v2i1.1538Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 1 (2012): A produção de autoria feminina; 156-174Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 1 (2012): A produção de autoria feminina; 156-174Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 1 (2012): A produção de autoria feminina; 156-1742237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1538/1000Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciano Rodrigues2023-07-23T20:26:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1538Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-07-23T20:26:27Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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