Abordagem crítico-cultural de leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Wellington Neves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SOUZA, Lícia Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14425
Resumo: Trata-se de encontrar o lugar do leitor crítico-cultural para propor um método de leitura literária de experiências subjetivas ideológicas e teóricas em relação à noção de poder na sociedade. Esta investigação foi motivada por questões como: Qual o lugar do leitor crítico cultural? E qual o lugar no leitor crítico-cultural que permite criar um sistema de análise de leitura literária? Toma-se como base o uso da linguagem como operador de uma estrutura tática de poder institucionalizado no seio da sociedade. Discutido do ponto de vista de Stuart Hall (2003); Gomes (2011) e de Iúri Lotman (1978, 1979). Aplicados a leitura do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira. Essa abordagem possibilita uma ativação das experiências subjetivas do leitor e evidencia como resultado um ato emancipador do sujeito leitor. [Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 27 out. 2022]
id UNEB-7_93a1b57bd8d93ae41e884de2d265ff6a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14425
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Abordagem crítico-cultural de leitura literáriaLugar do leitor crítico-culturalLeitura literáriaMétodo de ensino da leitura literária crítico-culturalTrata-se de encontrar o lugar do leitor crítico-cultural para propor um método de leitura literária de experiências subjetivas ideológicas e teóricas em relação à noção de poder na sociedade. Esta investigação foi motivada por questões como: Qual o lugar do leitor crítico cultural? E qual o lugar no leitor crítico-cultural que permite criar um sistema de análise de leitura literária? Toma-se como base o uso da linguagem como operador de uma estrutura tática de poder institucionalizado no seio da sociedade. Discutido do ponto de vista de Stuart Hall (2003); Gomes (2011) e de Iúri Lotman (1978, 1979). Aplicados a leitura do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira. Essa abordagem possibilita uma ativação das experiências subjetivas do leitor e evidencia como resultado um ato emancipador do sujeito leitor. [Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 27 out. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1442510.30620/gz.v10n2.p35Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 35-492318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14425/10916Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVIEIRA, Wellington NevesSOUZA, Lícia Soares de2023-07-15T19:59:09Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14425Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:59:09Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem crítico-cultural de leitura literária
title Abordagem crítico-cultural de leitura literária
spellingShingle Abordagem crítico-cultural de leitura literária
VIEIRA, Wellington Neves
Lugar do leitor crítico-cultural
Leitura literária
Método de ensino da leitura literária crítico-cultural
title_short Abordagem crítico-cultural de leitura literária
title_full Abordagem crítico-cultural de leitura literária
title_fullStr Abordagem crítico-cultural de leitura literária
title_full_unstemmed Abordagem crítico-cultural de leitura literária
title_sort Abordagem crítico-cultural de leitura literária
author VIEIRA, Wellington Neves
author_facet VIEIRA, Wellington Neves
SOUZA, Lícia Soares de
author_role author
author2 SOUZA, Lícia Soares de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Wellington Neves
SOUZA, Lícia Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Lugar do leitor crítico-cultural
Leitura literária
Método de ensino da leitura literária crítico-cultural
topic Lugar do leitor crítico-cultural
Leitura literária
Método de ensino da leitura literária crítico-cultural
description Trata-se de encontrar o lugar do leitor crítico-cultural para propor um método de leitura literária de experiências subjetivas ideológicas e teóricas em relação à noção de poder na sociedade. Esta investigação foi motivada por questões como: Qual o lugar do leitor crítico cultural? E qual o lugar no leitor crítico-cultural que permite criar um sistema de análise de leitura literária? Toma-se como base o uso da linguagem como operador de uma estrutura tática de poder institucionalizado no seio da sociedade. Discutido do ponto de vista de Stuart Hall (2003); Gomes (2011) e de Iúri Lotman (1978, 1979). Aplicados a leitura do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira. Essa abordagem possibilita uma ativação das experiências subjetivas do leitor e evidencia como resultado um ato emancipador do sujeito leitor. [Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 27 out. 2022]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14425
10.30620/gz.v10n2.p35
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14425
identifier_str_mv 10.30620/gz.v10n2.p35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14425/10916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 35-49
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771959549952