Escrevivências de cotidianos escolares na pandemia da covid-19.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/2473 |
Resumo: | Esta pesquisa narra os atravessamento e afetações vivenciadas por uma porfessorapesquisadora durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid19. As escrevivências (EVARISTO) foram acionadas como operador teórico metodológico em busca uma autoria/autoridade da docente e dos/as discentes para pesquisar nos/dos/com os cotidianos das escolas (ALVES, FERRAÇO, GARCIA, OLIVEIRA) trazendo atravessamentos de raça e gênero (OLIVEIRA, ALMEIDA, GOMES). A pesquisa teve como objetivo geral percebersentir as artes de fazer (CERTEAU) de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com dezoito anos ou mais que desafiam as estruturas fixas do sistema escolar, nesse sentido, a autora propôs a substituição do termo “distorção idade série” pela expressão “além do limite de idade e série” entendendo o “além” como lugar de enunciação e do acontecimento da diferença, afastando-se das identidades fixas (BHABHA). A pesquisa aconteceu no Colégio Estadual de Bandiaçu, localizada no município de Conceição do Coité no Território do Sisal do Estado da Bahia mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, assumindo a conversa como metodologia de pesquisa (SAMPAIO, RIBEIRO,SOUZA), o que provocou uma série de reinvenções da professorapesquisadora que lhe permitiram criar novas formas de aprenderensinar e pesquisar, desse modo a pesquisa qualitativa sofreu rasuras provocadas pelos limites imposto pelo momento inédito e pelas inquietações trazidas pela pesquisa pós-qualitativa (ST. PIERRE). Este estudo não teve a pretensão de explicar fenômenos, analisar dados, ou buscar verdades sobre a escola, mas promoveu aproximações e construções de sentido para práticas curriculares (LOPES, MACEDO) que acontecem no cotidiano escolar. |
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Escrevivências de cotidianos escolares na pandemia da covid-19.Daily school writing during the pandemic of covid-19EscrevivênciasCotidiano escolarEstudantes negrasPandemia da Covid-19.Esta pesquisa narra os atravessamento e afetações vivenciadas por uma porfessorapesquisadora durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid19. As escrevivências (EVARISTO) foram acionadas como operador teórico metodológico em busca uma autoria/autoridade da docente e dos/as discentes para pesquisar nos/dos/com os cotidianos das escolas (ALVES, FERRAÇO, GARCIA, OLIVEIRA) trazendo atravessamentos de raça e gênero (OLIVEIRA, ALMEIDA, GOMES). A pesquisa teve como objetivo geral percebersentir as artes de fazer (CERTEAU) de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com dezoito anos ou mais que desafiam as estruturas fixas do sistema escolar, nesse sentido, a autora propôs a substituição do termo “distorção idade série” pela expressão “além do limite de idade e série” entendendo o “além” como lugar de enunciação e do acontecimento da diferença, afastando-se das identidades fixas (BHABHA). A pesquisa aconteceu no Colégio Estadual de Bandiaçu, localizada no município de Conceição do Coité no Território do Sisal do Estado da Bahia mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, assumindo a conversa como metodologia de pesquisa (SAMPAIO, RIBEIRO,SOUZA), o que provocou uma série de reinvenções da professorapesquisadora que lhe permitiram criar novas formas de aprenderensinar e pesquisar, desse modo a pesquisa qualitativa sofreu rasuras provocadas pelos limites imposto pelo momento inédito e pelas inquietações trazidas pela pesquisa pós-qualitativa (ST. PIERRE). Este estudo não teve a pretensão de explicar fenômenos, analisar dados, ou buscar verdades sobre a escola, mas promoveu aproximações e construções de sentido para práticas curriculares (LOPES, MACEDO) que acontecem no cotidiano escolar.This research narrates the crossing and affectations experienced by a teacherresearcher during the social isolation imposed by the Covid-19 pandemic. The writings/living (EVARISTO) were used as a methodological theoretical operator in search of an authorship/authority of the teacher and students to research in the daily life of schools (ALVES, FERRAÇO, GARCIA, OLIVEIRA) bringing crossings of race and gender (OLIVEIRA, ALMEIDA, GOMES). The research had as general objective to perceivefeeling of the arts of doing (CERTEAU) of Elementary and High School students aged eighteen or over who challenge the fixed structures of the school system, in this sense, the author proposed the replacement of the term “grade age distortion” by the expression “beyond the limit of age and grade”, understanding the “beyond” as a place of enunciation and the event of difference, moving away from fixed identities (BHABHA). The research took place at Colégio Estadual de Bandiaçu, located in the municipality of Conceição do Coité in the Sisal Territory of the State of Bahia mediated by Information and Communication Technologies, assuming the conversation as a research methodology (SAMPAIO, RIBEIRO, SOUZA), which provoked a series of reinventions by the teacherresearcher that allowed her to create new ways of learning, teaching and research, in this way, qualitative research suffered erasures caused by the limits imposed by the unprecedented moment and by the concerns brought about by post-qualitative research (ST. PIERRE). This study did not intend to explain phenomena, analyze data, or seek truths about the school, but it promoted approaches and constructions of meaning for curricular practices (LOPES, MACEDO) that take place in everyday school life.Oliveira, Iris Verena Santos de Pinho, Maria José SouzaSilva, Tiago Ribeiro daLima, Jeane Matos Araújo2022-06-06T13:28:14Z2022-06-06T13:28:14Z2022-02-14info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLIMA, Jeane Matos Araújo. Escrevivências de cotidianos escolares na pandemia da covid-19. Orientadora: Iris Verena Santos de Oliveira. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/2473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-13T11:15:44Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2473Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-13T11:15:44Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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