Confabulações professorais de docentes gays

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Yuri Barbosa Martins de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3648
Resumo: O presente estudo tem objetivado discutir, a partir dos discursos de cinco professores gays da escola básica de municípios localizados no Território do Sisal (Serrinha, Conceição do Coité e Valente), sobre suas experiências como sujeitos homossexuais e das implicações subjetivas que tais reflexões interpelam para produzir suas professoralidades. Essa dinâmica de reflexão proporcionada pelo estudo produz-se enquanto movimento iniciático no Programa de PósGraduação em Educação e Diversidade (PPGED), lotado na Universidade do Estado da Bahia – Campus XIV, em Conceição do Coité, uma vez que poucos estudos evidenciam as sexualidades na constituição das docências de professores homossexuais. Frente a isso, a pesquisa enveredou-se pelos estudos de gênero, sexualidade e homossexualidade, cujo percurso teórico-metodológico foi constituído pela perspectiva pós-estrutural. Com base em suas enunciações, pude compreender as formas pelas quais esses docentes vão forjando suas professoralidades e de como as relações de poder, intrínsecas no confinamento familiar e nos ambientes profissionais em que trabalham, implementam uma série de negociações no que diz respeito às suas sexualidades ao demarcarem desqualificações profissionais e pessoais desses sujeitos baseadas no estigma histórico. Entendo que as pressuposições que circundam as histórias de vida dos professores pesquisados salientam a importância do estudo justamente por mobilizarem desconstruções sobre gênero e sexualidade compreendidos pelo espectro heteronormativo vigente. Em vista disso, no processo de imergir no campo e buscar informações que servissem de base para as problematizações necessárias, lancei mão do dispositivo metodológico Grupo de Experiência Docente em Gênero e Sexualidade (GEDGS), no qual compactuou de modo ímpar para trazer à tona discursos que nos levassem a discutir as normas de gênero e sexualidade impostas a esses docentes, da infância e adolescência até sua vida adulta, demonstrando o corolário de subjetivações correlacionadas a essas imposições. Foi possível inferir, em suma, que os professores mostraram experienciações de modos de vida diferentes, apesar das muitas semelhanças, produzindo assim confabulações professorais a fim de refletirmos práticas curriculares e sociais implicadas com nossas condições sexuais. O estudo, ademais, pode ser um espectro avaliativo em que cada um teve a oportunidade de ponderar sobre a vida vivida ao capturar modos de desfazimento de si para pensar outras configurações de ser professor, permitindo-se vivenciar uma docência em sua processualidade, cuja ação mostra que professoralidade e sexualidade são elementos indissociáveis.
id UNEB-8_638cd06e627268d7127bda0765bc27d0
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3648
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Confabulações professorais de docentes gaysProfessorial confabulations of gay professorsExperiência.Professoralidade.Homossexualidade.O presente estudo tem objetivado discutir, a partir dos discursos de cinco professores gays da escola básica de municípios localizados no Território do Sisal (Serrinha, Conceição do Coité e Valente), sobre suas experiências como sujeitos homossexuais e das implicações subjetivas que tais reflexões interpelam para produzir suas professoralidades. Essa dinâmica de reflexão proporcionada pelo estudo produz-se enquanto movimento iniciático no Programa de PósGraduação em Educação e Diversidade (PPGED), lotado na Universidade do Estado da Bahia – Campus XIV, em Conceição do Coité, uma vez que poucos estudos evidenciam as sexualidades na constituição das docências de professores homossexuais. Frente a isso, a pesquisa enveredou-se pelos estudos de gênero, sexualidade e homossexualidade, cujo percurso teórico-metodológico foi constituído pela perspectiva pós-estrutural. Com base em suas enunciações, pude compreender as formas pelas quais esses docentes vão forjando suas professoralidades e de como as relações de poder, intrínsecas no confinamento familiar e nos ambientes profissionais em que trabalham, implementam uma série de negociações no que diz respeito às suas sexualidades ao demarcarem desqualificações profissionais e pessoais desses sujeitos baseadas no estigma histórico. Entendo que as pressuposições que circundam as histórias de vida dos professores pesquisados salientam a importância do estudo justamente por mobilizarem desconstruções sobre gênero e sexualidade compreendidos pelo espectro heteronormativo vigente. Em vista disso, no processo de imergir no campo e buscar informações que servissem de base para as problematizações necessárias, lancei mão do dispositivo metodológico Grupo de Experiência Docente em Gênero e Sexualidade (GEDGS), no qual compactuou de modo ímpar para trazer à tona discursos que nos levassem a discutir as normas de gênero e sexualidade impostas a esses docentes, da infância e adolescência até sua vida adulta, demonstrando o corolário de subjetivações correlacionadas a essas imposições. Foi possível inferir, em suma, que os professores mostraram experienciações de modos de vida diferentes, apesar das muitas semelhanças, produzindo assim confabulações professorais a fim de refletirmos práticas curriculares e sociais implicadas com nossas condições sexuais. O estudo, ademais, pode ser um espectro avaliativo em que cada um teve a oportunidade de ponderar sobre a vida vivida ao capturar modos de desfazimento de si para pensar outras configurações de ser professor, permitindo-se vivenciar uma docência em sua processualidade, cuja ação mostra que professoralidade e sexualidade são elementos indissociáveis.The present study objectively contested, from the experiences of the elementary school of five gay teachers as a theme in the Territory of Sisalerrinha, Conceição do Coité approached, about their homosexual and subjective experiences, interpellate that such producing their professorialities. This dynamic of reflection reflected by the study is produced as an initiatory movement in the Graduate Program in Education and Diversity (PPGED), located at the State University of Bahia – Campus XIV, in Conceição do Coité, since few studies show how sexualities in homo teachers of teaching. In view of this, the research embarked on studies of gender, sexuality and homosexuality, whose theoretical-methodological path was constituted by the post-structural perspective. Based on their statements, we were able to understand how these teaching forms go to their teachers and how power relations, intrinsically in family confinement and in professional environments, in forms that implement a series of their projected forms with regard to sexualities by demarcating professional disqualifications. and people who have no historical stigma. I understand that the assumptions that surround the life stories of the surveyed teachers emphasize the importance of the study precisely because they mobilize deconstructions about gender and sexuality understood by the current heteronormative spectrum. In view of this, in the process of immersing myself in the field and seeking information that would serve as a basis for the necessary problematizations, I made use of the methodological device Teaching Experience Group in Gender e Sexualidade (GEDGS), in which it agreed in a unique way to bring out discourses that led us to discuss the norms of gender and sexuality imposed on these teachers, from childhood and adolescence to adulthood, demonstrating the corollary of subjectivations correlated to these impositions. It was possible to infer, in short, that the teachers showed experiences of different ways of life, despite the many similarities, thus producing teacher confabulations in order to reflect curricular and social practices involved with our sexual conditions. The study, moreover, can be an evaluative spectrum in which each one had the opportunity to ponder about the life lived by capturing ways of undoing oneself to think about other configurations of being a teacher, allowing one to experience a teaching in its processuality, whose action shows that professorality and sexuality are inseparable elements.Silva, Zuleide Paiva daSantos, Matheus Araújo dosRios, Pedro Paulo SouzaAraújo, Ivanildo Amaro deOliveira, Yuri Barbosa Martins de2022-10-24T12:44:40Z2022-10-24T12:44:40Z2022-05-19info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Yuri Barbosa Martins de. Confabulações professorais de docentes gays. Orientadora: Zuleide Paiva da Silva. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-13T11:11:41Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3648Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-13T11:11:41Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Confabulações professorais de docentes gays
Professorial confabulations of gay professors
title Confabulações professorais de docentes gays
spellingShingle Confabulações professorais de docentes gays
Oliveira, Yuri Barbosa Martins de
Experiência.
Professoralidade.
Homossexualidade.
title_short Confabulações professorais de docentes gays
title_full Confabulações professorais de docentes gays
title_fullStr Confabulações professorais de docentes gays
title_full_unstemmed Confabulações professorais de docentes gays
title_sort Confabulações professorais de docentes gays
author Oliveira, Yuri Barbosa Martins de
author_facet Oliveira, Yuri Barbosa Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Zuleide Paiva da
Santos, Matheus Araújo dos
Rios, Pedro Paulo Souza
Araújo, Ivanildo Amaro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Yuri Barbosa Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência.
Professoralidade.
Homossexualidade.
topic Experiência.
Professoralidade.
Homossexualidade.
description O presente estudo tem objetivado discutir, a partir dos discursos de cinco professores gays da escola básica de municípios localizados no Território do Sisal (Serrinha, Conceição do Coité e Valente), sobre suas experiências como sujeitos homossexuais e das implicações subjetivas que tais reflexões interpelam para produzir suas professoralidades. Essa dinâmica de reflexão proporcionada pelo estudo produz-se enquanto movimento iniciático no Programa de PósGraduação em Educação e Diversidade (PPGED), lotado na Universidade do Estado da Bahia – Campus XIV, em Conceição do Coité, uma vez que poucos estudos evidenciam as sexualidades na constituição das docências de professores homossexuais. Frente a isso, a pesquisa enveredou-se pelos estudos de gênero, sexualidade e homossexualidade, cujo percurso teórico-metodológico foi constituído pela perspectiva pós-estrutural. Com base em suas enunciações, pude compreender as formas pelas quais esses docentes vão forjando suas professoralidades e de como as relações de poder, intrínsecas no confinamento familiar e nos ambientes profissionais em que trabalham, implementam uma série de negociações no que diz respeito às suas sexualidades ao demarcarem desqualificações profissionais e pessoais desses sujeitos baseadas no estigma histórico. Entendo que as pressuposições que circundam as histórias de vida dos professores pesquisados salientam a importância do estudo justamente por mobilizarem desconstruções sobre gênero e sexualidade compreendidos pelo espectro heteronormativo vigente. Em vista disso, no processo de imergir no campo e buscar informações que servissem de base para as problematizações necessárias, lancei mão do dispositivo metodológico Grupo de Experiência Docente em Gênero e Sexualidade (GEDGS), no qual compactuou de modo ímpar para trazer à tona discursos que nos levassem a discutir as normas de gênero e sexualidade impostas a esses docentes, da infância e adolescência até sua vida adulta, demonstrando o corolário de subjetivações correlacionadas a essas imposições. Foi possível inferir, em suma, que os professores mostraram experienciações de modos de vida diferentes, apesar das muitas semelhanças, produzindo assim confabulações professorais a fim de refletirmos práticas curriculares e sociais implicadas com nossas condições sexuais. O estudo, ademais, pode ser um espectro avaliativo em que cada um teve a oportunidade de ponderar sobre a vida vivida ao capturar modos de desfazimento de si para pensar outras configurações de ser professor, permitindo-se vivenciar uma docência em sua processualidade, cuja ação mostra que professoralidade e sexualidade são elementos indissociáveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24T12:44:40Z
2022-10-24T12:44:40Z
2022-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Yuri Barbosa Martins de. Confabulações professorais de docentes gays. Orientadora: Zuleide Paiva da Silva. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3648
identifier_str_mv OLIVEIRA, Yuri Barbosa Martins de. Confabulações professorais de docentes gays. Orientadora: Zuleide Paiva da Silva. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151982166016