Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Paula Souza Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5514
Resumo: O município baiano de São Miguel das Matas tem a agricultura como principal atividade econômica e, a partir da produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) especialmente nas propriedades familiares, ganhou destaque no estado da Bahia. Entretanto, nos últimos anos, houve uma redução drástica dessa produção, dando origem a essa pesquisa para verificar as causas dessa diminuição nesse município, por meio de três vertentes: êxodo rural, custo da produção e impacto ambiental do espaço onde se encontra inserido seu cultivo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e de abordagem quantiqualitativa com levantamento documental e bibliográfico; ida a campo para observar as plantações de mandioca; elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada com os agricultores e com o Secretário de Agricultura do município no mês de janeiro de 2020. Como foco de estudo, foi escolhida a comunidade do Riachão, pois com base na informação da Secretaria de Agricultura do Município, essa comunidade é a maior produtora de mandioca do município. Os dados obtidos mostraram que a diminuição está realmente relacionada com os fatores do objetivo desse estudo, permitindo afirmar as seguintes preposições: 1) falta a agricultura familiar assistência técnica e maiores implicações institucional e 2) a relação dos agricultores e da gestão municipal com o meio ambiente necessita de mudança.
id UNEB-8_6a9c34f3d6035678755d9aeb17c74bad
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5514
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.Decreased productivity of cassava farming in the Riachão community in São Miguel Das Matas, Bahia.MandiocaAgricultura familiarImpactos ambientaisÊxodo ruralCusto da produçãoO município baiano de São Miguel das Matas tem a agricultura como principal atividade econômica e, a partir da produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) especialmente nas propriedades familiares, ganhou destaque no estado da Bahia. Entretanto, nos últimos anos, houve uma redução drástica dessa produção, dando origem a essa pesquisa para verificar as causas dessa diminuição nesse município, por meio de três vertentes: êxodo rural, custo da produção e impacto ambiental do espaço onde se encontra inserido seu cultivo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e de abordagem quantiqualitativa com levantamento documental e bibliográfico; ida a campo para observar as plantações de mandioca; elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada com os agricultores e com o Secretário de Agricultura do município no mês de janeiro de 2020. Como foco de estudo, foi escolhida a comunidade do Riachão, pois com base na informação da Secretaria de Agricultura do Município, essa comunidade é a maior produtora de mandioca do município. Os dados obtidos mostraram que a diminuição está realmente relacionada com os fatores do objetivo desse estudo, permitindo afirmar as seguintes preposições: 1) falta a agricultura familiar assistência técnica e maiores implicações institucional e 2) a relação dos agricultores e da gestão municipal com o meio ambiente necessita de mudança.Universidade do Estado da BahiaColegiado de GeografiaSantos, Elba Medeiros Punski dosSouza, Hanilton Ribeiro deEstevam, André Luiz DantasAndrade, Paula Souza Andrade2024-06-05T22:10:28Z2024-06-05T22:10:28Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfANDRADE, Paula Souza. Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5514porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:00:38Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5514Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:00:38Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.
Decreased productivity of cassava farming in the Riachão community in São Miguel Das Matas, Bahia.
title Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.
spellingShingle Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.
Andrade, Paula Souza Andrade
Mandioca
Agricultura familiar
Impactos ambientais
Êxodo rural
Custo da produção
title_short Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.
title_full Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.
title_fullStr Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.
title_full_unstemmed Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.
title_sort Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.
author Andrade, Paula Souza Andrade
author_facet Andrade, Paula Souza Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Elba Medeiros Punski dos
Souza, Hanilton Ribeiro de
Estevam, André Luiz Dantas
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Paula Souza Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Mandioca
Agricultura familiar
Impactos ambientais
Êxodo rural
Custo da produção
topic Mandioca
Agricultura familiar
Impactos ambientais
Êxodo rural
Custo da produção
description O município baiano de São Miguel das Matas tem a agricultura como principal atividade econômica e, a partir da produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) especialmente nas propriedades familiares, ganhou destaque no estado da Bahia. Entretanto, nos últimos anos, houve uma redução drástica dessa produção, dando origem a essa pesquisa para verificar as causas dessa diminuição nesse município, por meio de três vertentes: êxodo rural, custo da produção e impacto ambiental do espaço onde se encontra inserido seu cultivo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e de abordagem quantiqualitativa com levantamento documental e bibliográfico; ida a campo para observar as plantações de mandioca; elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada com os agricultores e com o Secretário de Agricultura do município no mês de janeiro de 2020. Como foco de estudo, foi escolhida a comunidade do Riachão, pois com base na informação da Secretaria de Agricultura do Município, essa comunidade é a maior produtora de mandioca do município. Os dados obtidos mostraram que a diminuição está realmente relacionada com os fatores do objetivo desse estudo, permitindo afirmar as seguintes preposições: 1) falta a agricultura familiar assistência técnica e maiores implicações institucional e 2) a relação dos agricultores e da gestão municipal com o meio ambiente necessita de mudança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21
2024-06-05T22:10:28Z
2024-06-05T22:10:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Paula Souza. Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5514
identifier_str_mv ANDRADE, Paula Souza. Do sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149183516672