Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria das Dores Brandão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/4509
Resumo: O presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida na escola Quilombola de Lage dos Negros, distrito de Campo Formoso- BA. Esta pesquisa teve como tema: Práticas Docentes e Diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA. Esta ação se desencadeou das discussões em sala de aula com os alunos do Instituto de Educação Manancial Quilombola de Lage, onde atuo como professora do Curso de Pedagogia. O projeto desta pesquisa se firmou junto às orientações e apoio dos professores do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado da Bahia - PPED e Mestrado em Educação e DiversidadeMPED. Esta pesquisa teve como objetivo geral: Conhecer as práticas docentes dos professores que atuam na Escola Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA, observando se estas ações consideram a pluralidade cultural da comunidade quilombola de Lage, tal como definido pela Lei 11645/08. Em suas especificidades buscou: a)Diagnosticar nos documentos oficiais da Escola, a presença ou não, das culturas e manifestações culturais da comunidade de Lage dos Negros, com o intuito de descobrir se as práticas se coadunam com as informações trazidas nos documentos; b)Descobrir como se dão as práticas dos professores que lecionam na Escola Quilombola de Lage dos Negros; c) Oportunizar a articulação entre os docentes da Escola Rural Quilombola de Lage, para a realização de uma Tertúlia Dialógica Cultural, com a finalidade de fazer um levantamento das demandas de formação dos professores da escola, sobre a história e cultura Afro-brasileira em Lage; d) Potencializar as Tertúlias Dialógicas Culturais na Escola Quilombola a partir das demandas de formação com a intenção de que seja possível futuramente, a construção coletiva de um acervo histórico1 cultural do lugar, para ser usado pelos professores da escola e amplamente divulgado na comunidade. A metodologia se firmou numa pesquisa participante com abordagem de análise do conteúdo, trazendo como dispositivos de pesquisa: observação, entrevista semiestruturada, exame de documentos e diário de bordo, assim como a proposta de trabalho coletivo: oficina preparatória e a 1ª Tertúlia Dialógica Cultural, como meio de alcançar os objetivos esperados. A fundamentação teórica está amparada em contribuições significativas de especialistas na área temática, que desenvolveram ou desenvolvem grandes estudos e pesquisas na área da educação, transitando pelo contexto da diversidade, cultura, identidade, práticas docentes e educação quilombola. A Tertúlia veio com a introdução de uma oficina preparatória e se concretizou com um grande encontro dialógico com educadores, representantes da comunidade e presidentes das associações.
id UNEB-8_a322e9e92458c887338aeefbc2497892
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4509
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BATeaching practices and diversity at the Quilombola Rural School of Lage dos Negros - Campo Formoso - BAPráticas docentesDiversidadeEducaçãoCultura quilombolaO presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida na escola Quilombola de Lage dos Negros, distrito de Campo Formoso- BA. Esta pesquisa teve como tema: Práticas Docentes e Diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA. Esta ação se desencadeou das discussões em sala de aula com os alunos do Instituto de Educação Manancial Quilombola de Lage, onde atuo como professora do Curso de Pedagogia. O projeto desta pesquisa se firmou junto às orientações e apoio dos professores do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado da Bahia - PPED e Mestrado em Educação e DiversidadeMPED. Esta pesquisa teve como objetivo geral: Conhecer as práticas docentes dos professores que atuam na Escola Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA, observando se estas ações consideram a pluralidade cultural da comunidade quilombola de Lage, tal como definido pela Lei 11645/08. Em suas especificidades buscou: a)Diagnosticar nos documentos oficiais da Escola, a presença ou não, das culturas e manifestações culturais da comunidade de Lage dos Negros, com o intuito de descobrir se as práticas se coadunam com as informações trazidas nos documentos; b)Descobrir como se dão as práticas dos professores que lecionam na Escola Quilombola de Lage dos Negros; c) Oportunizar a articulação entre os docentes da Escola Rural Quilombola de Lage, para a realização de uma Tertúlia Dialógica Cultural, com a finalidade de fazer um levantamento das demandas de formação dos professores da escola, sobre a história e cultura Afro-brasileira em Lage; d) Potencializar as Tertúlias Dialógicas Culturais na Escola Quilombola a partir das demandas de formação com a intenção de que seja possível futuramente, a construção coletiva de um acervo histórico1 cultural do lugar, para ser usado pelos professores da escola e amplamente divulgado na comunidade. A metodologia se firmou numa pesquisa participante com abordagem de análise do conteúdo, trazendo como dispositivos de pesquisa: observação, entrevista semiestruturada, exame de documentos e diário de bordo, assim como a proposta de trabalho coletivo: oficina preparatória e a 1ª Tertúlia Dialógica Cultural, como meio de alcançar os objetivos esperados. A fundamentação teórica está amparada em contribuições significativas de especialistas na área temática, que desenvolveram ou desenvolvem grandes estudos e pesquisas na área da educação, transitando pelo contexto da diversidade, cultura, identidade, práticas docentes e educação quilombola. A Tertúlia veio com a introdução de uma oficina preparatória e se concretizou com um grande encontro dialógico com educadores, representantes da comunidade e presidentes das associações.The present work presents the research developed in the Quilombola school of Lage dos Negros, district of Campo Formoso - BA. This research had as theme: Teaching Practices and Diversity in the Quilombola Rural School of Lage dos Negros, Campo Formoso - BA. This action was triggered from the classroom discussions with the students of the Quilombola Manancial Education Institute of Lage, where I act as a teacher of the Pedagogy Course. The project of this research was signed with the guidance and support of the professors of the Postgraduate Program of the State University of Bahia - PPED and Master in Education and Diversity - MPED. This research had as general objective: To know the teaching practices of the teachers who work in the Quilombola School of Lage dos Negros, Campo Formoso - BA, realizing if these actions consider the cultural plurality of the quilombola community of Lage, as defined by Law 11645/08. In its specificities, it sought to: a) Diagnose in the official documents of the School, the presence or not of the cultures and cultural manifestations of the community of Lage dos Negros, in order to find out if the practices correspond with the information brought in the documents; B) Find out how the practices of teachers who teach at the Lage dos Negros Quilombola School are given; C) Opportunize the articulation among the teachers of the Quilombola de Lage Rural School, for the accomplishment of a Cultural Dialogical Dialogue, with the purpose of surveying the teacher training demands of the school, about AfroBrazilian history and culture in Lage; D) Potentialize the Cultural Dialogical Dialogues in the Quilombola School from the demands of formation with the intention that it is possible in the future, the collective construction of a historical cultural collection of the place, to be used by the teachers of the school and widely disseminated in the community; The methodology was established in a participatory research with a content analysis approach, bringing as research devices: observation, semistructured interview, document examination and logbook, as well as the proposal of a collective work: preparatory workshop and 1ªTertúlia Dialógica Cultural, as means of achieving the expected objectives. The theoretical basis is supported by significant contributions from specialists in the thematic area, who developed or developed large studies and research in the area of education, transiting through the context of diversity, culture, identify, teaching practices and quilombola education.Miranda, Carmélia Aparecida SilvaCarvalho, Emanuela OliveiraJesus, Marta Lícia Teles Brito deOliveira, Maria das Dores Brandão 2023-05-25T12:37:19Z2023-05-25T12:37:19Z2017-08-01info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Maria das Dores Brandão. Práticas Docentes e Diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA. Orientadora: Carmélia Aparecida Silva Miranda. 2017.171f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/4509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:43Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4509Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:43Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
Teaching practices and diversity at the Quilombola Rural School of Lage dos Negros - Campo Formoso - BA
title Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
spellingShingle Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
Oliveira, Maria das Dores Brandão
Práticas docentes
Diversidade
Educação
Cultura quilombola
title_short Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
title_full Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
title_fullStr Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
title_full_unstemmed Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
title_sort Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
author Oliveira, Maria das Dores Brandão
author_facet Oliveira, Maria das Dores Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Carmélia Aparecida Silva
Carvalho, Emanuela Oliveira
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria das Dores Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas docentes
Diversidade
Educação
Cultura quilombola
topic Práticas docentes
Diversidade
Educação
Cultura quilombola
description O presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida na escola Quilombola de Lage dos Negros, distrito de Campo Formoso- BA. Esta pesquisa teve como tema: Práticas Docentes e Diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA. Esta ação se desencadeou das discussões em sala de aula com os alunos do Instituto de Educação Manancial Quilombola de Lage, onde atuo como professora do Curso de Pedagogia. O projeto desta pesquisa se firmou junto às orientações e apoio dos professores do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado da Bahia - PPED e Mestrado em Educação e DiversidadeMPED. Esta pesquisa teve como objetivo geral: Conhecer as práticas docentes dos professores que atuam na Escola Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA, observando se estas ações consideram a pluralidade cultural da comunidade quilombola de Lage, tal como definido pela Lei 11645/08. Em suas especificidades buscou: a)Diagnosticar nos documentos oficiais da Escola, a presença ou não, das culturas e manifestações culturais da comunidade de Lage dos Negros, com o intuito de descobrir se as práticas se coadunam com as informações trazidas nos documentos; b)Descobrir como se dão as práticas dos professores que lecionam na Escola Quilombola de Lage dos Negros; c) Oportunizar a articulação entre os docentes da Escola Rural Quilombola de Lage, para a realização de uma Tertúlia Dialógica Cultural, com a finalidade de fazer um levantamento das demandas de formação dos professores da escola, sobre a história e cultura Afro-brasileira em Lage; d) Potencializar as Tertúlias Dialógicas Culturais na Escola Quilombola a partir das demandas de formação com a intenção de que seja possível futuramente, a construção coletiva de um acervo histórico1 cultural do lugar, para ser usado pelos professores da escola e amplamente divulgado na comunidade. A metodologia se firmou numa pesquisa participante com abordagem de análise do conteúdo, trazendo como dispositivos de pesquisa: observação, entrevista semiestruturada, exame de documentos e diário de bordo, assim como a proposta de trabalho coletivo: oficina preparatória e a 1ª Tertúlia Dialógica Cultural, como meio de alcançar os objetivos esperados. A fundamentação teórica está amparada em contribuições significativas de especialistas na área temática, que desenvolveram ou desenvolvem grandes estudos e pesquisas na área da educação, transitando pelo contexto da diversidade, cultura, identidade, práticas docentes e educação quilombola. A Tertúlia veio com a introdução de uma oficina preparatória e se concretizou com um grande encontro dialógico com educadores, representantes da comunidade e presidentes das associações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
2023-05-25T12:37:19Z
2023-05-25T12:37:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria das Dores Brandão. Práticas Docentes e Diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA. Orientadora: Carmélia Aparecida Silva Miranda. 2017.171f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/4509
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria das Dores Brandão. Práticas Docentes e Diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA. Orientadora: Carmélia Aparecida Silva Miranda. 2017.171f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/4509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150471168000