Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ariel Antônio Conceição de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5402
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar como se manifestam os traços de personalidade narcisista em estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou o Inventário de Personalidade Narcisista (NPI) que consiste em um instrumento psicométrico de autorrelato, composto por 40 itens contendo afirmações narcisistas e não narcisistas. Para a avaliação do NPI foi adotado o modelo de dois parâmetros da Teoria da Resposta ao Item (TRI). O Levantamento envolveu 187 acadêmicos que participaram de um congresso regional. Nos testes das hipóteses foi utilizado o Teste de Correlação para as variáveis: idade e narcisismo; e o teste t de Student para as vaiáveis: gênero, tipo de instituição de ensino superior e narcisismo. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes apresentaram características marcantes de autoridade e exibicionismo; os homens são mais narcisistas que as mulheres e os participantes das IES privadas apresentaram média narcisista maior que os estudantes de IES públicas. O estudo foi motivado em virtude da necessidade de entender as implicações do narcisismo no processo de ensinoaprendizagem em Contabilidade, uma vez que este tema é pouco explorado no contexto nacional, principalmente em pesquisas referentes à área Contábil. Além de trazer subsídios teóricos para discussões no meio acadêmico sobre a temática: perfil dos estudantes e Narcisismo, este estudo contribui especificamente com os educadores em adaptar a metodologia de ensino ao perfil dos alunos.
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