Equipe gestora e currículo inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Luciana Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1840
Resumo: A presente pesquisa “Equipe gestora e currículo inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina/BA”, vincula-se a linha de pesquisa 1: Formação, Docência e Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB / Campus Jacobina-BA). Esta teve como objetivo investigar como a equipe gestora de uma unidade escolar da rede municipal pode contribuir para a construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar da pessoa com deficiência. Apresentou, assim, os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar como tem acontecido a relação entre gestão escolar e currículo inclusivo numa unidade de ensino escolar no município de Jacobina/BA; 2) Desenvolver através de um trabalho colaborativo com a equipe gestora o estudo e a reflexão sobre a presente temática, assim como a compreensão e relevância do seu papel na construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar de educandos/as com deficiência com o propósito de fornecer subsídios que orientem e fortaleçam suas ações posteriores junto aos demais profissionais da escola 3) Propor produto/intervenção em parceria com os/as colaboradores da pesquisa que sirva para orientar o trabalho de mediação da equipe gestora da escola na construção de um currículo inclusivo junto aos professores. A metodologia da investigação consistiu na pesquisa-ação colaborativa alicerçada numa abordagem do tipo qualitativa. Para o levantamento dos dados foram utilizados os seguintes dispositivos de pesquisa: observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e grupos dialogais/sessões formativas. A proposta do caminho investigativo envolveu cinco etapas: Fase Exploratória, Fase colaborativa; Fase de Análise e Interpretação dos dados; Fase da elaboração do produto final da pesquisa, Elaboração do texto final da dissertação. Portanto, teve como principais categorias e referenciais teóricos: Gestão Escolar (LIBÂNEO, 2015; LUCK, 2013; WITTMAM; KLIPPEL 2010; Currículo (SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2002; GOODSON, 1995; LOPES; MACEDO, 2010, 2011; PIMENTEL, 2013; CANEN, 2007), Currículo Inclusivo (CARVALHO, 2012, 2014, FIGUEIRA, 2013; MINETO, 2008; TEZANI, 2004; MANTOAN, 2011; PIMENTEL, 2013; EMÍLIO, 2008; CARVALHO, 2012, 2014; AMARAL, 1998). Este estudo foi orientado pelos princípios da educação especial a partir da perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2015; BRASIL, 2005; BRASIL, 2001; BRASIL, 1996; BRASIL, 1986; BRASIL, 1948; TAILÃNDIA, 1990; ESPANHA, 1994). O produto da pesquisa consistiu na elaboração de um plano de ação pensado e elaborado com a equipe gestora da escola que sirva como uma proposta orientadora do seu trabalho de mediação de construção de um currículo inclusivo junto aos professores. Por conseguinte, demonstrou que o trabalho de mediação realizado pela equipe gestora no processo de construção e desenvolvimento de um currículo inclusivo junto aos/as professores/as da sala comum é de fundamental importância para garantir uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa aos/as estudantes com deficiência. Todavia, a mesma equipe também carece ser melhor orientada e subsidiada nesse processo, a fim de que possa ter segurança para planejar e executar as ações voltadas para o desenvolvimento desse currículo na escola. Apontou também as principais dificuldades colocadas à prática dos/as profissionais da equipe gestora no desenvolvimento do currículo inclusivo na escola, entre estas: a falta de conhecimento acerca do assunto, o excesso de demandas burocráticas, as barreiras atitudinais e a falta de apoio da rede de ensino. Além disso, os resultados demonstraram que atual lógica da política de inclusão escolar adotada pelo município, centralizada na sala de recursos multifuncional e nos/as profissionais que atuam nesse ambiente, tem se mostrado pouco eficaz em atender as diversidades e diferenças presentes nas unidades de ensino.
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Apresentou, assim, os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar como tem acontecido a relação entre gestão escolar e currículo inclusivo numa unidade de ensino escolar no município de Jacobina/BA; 2) Desenvolver através de um trabalho colaborativo com a equipe gestora o estudo e a reflexão sobre a presente temática, assim como a compreensão e relevância do seu papel na construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar de educandos/as com deficiência com o propósito de fornecer subsídios que orientem e fortaleçam suas ações posteriores junto aos demais profissionais da escola 3) Propor produto/intervenção em parceria com os/as colaboradores da pesquisa que sirva para orientar o trabalho de mediação da equipe gestora da escola na construção de um currículo inclusivo junto aos professores. A metodologia da investigação consistiu na pesquisa-ação colaborativa alicerçada numa abordagem do tipo qualitativa. Para o levantamento dos dados foram utilizados os seguintes dispositivos de pesquisa: observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e grupos dialogais/sessões formativas. A proposta do caminho investigativo envolveu cinco etapas: Fase Exploratória, Fase colaborativa; Fase de Análise e Interpretação dos dados; Fase da elaboração do produto final da pesquisa, Elaboração do texto final da dissertação. Portanto, teve como principais categorias e referenciais teóricos: Gestão Escolar (LIBÂNEO, 2015; LUCK, 2013; WITTMAM; KLIPPEL 2010; Currículo (SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2002; GOODSON, 1995; LOPES; MACEDO, 2010, 2011; PIMENTEL, 2013; CANEN, 2007), Currículo Inclusivo (CARVALHO, 2012, 2014, FIGUEIRA, 2013; MINETO, 2008; TEZANI, 2004; MANTOAN, 2011; PIMENTEL, 2013; EMÍLIO, 2008; CARVALHO, 2012, 2014; AMARAL, 1998). Este estudo foi orientado pelos princípios da educação especial a partir da perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2015; BRASIL, 2005; BRASIL, 2001; BRASIL, 1996; BRASIL, 1986; BRASIL, 1948; TAILÃNDIA, 1990; ESPANHA, 1994). O produto da pesquisa consistiu na elaboração de um plano de ação pensado e elaborado com a equipe gestora da escola que sirva como uma proposta orientadora do seu trabalho de mediação de construção de um currículo inclusivo junto aos professores. Por conseguinte, demonstrou que o trabalho de mediação realizado pela equipe gestora no processo de construção e desenvolvimento de um currículo inclusivo junto aos/as professores/as da sala comum é de fundamental importância para garantir uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa aos/as estudantes com deficiência. Todavia, a mesma equipe também carece ser melhor orientada e subsidiada nesse processo, a fim de que possa ter segurança para planejar e executar as ações voltadas para o desenvolvimento desse currículo na escola. Apontou também as principais dificuldades colocadas à prática dos/as profissionais da equipe gestora no desenvolvimento do currículo inclusivo na escola, entre estas: a falta de conhecimento acerca do assunto, o excesso de demandas burocráticas, as barreiras atitudinais e a falta de apoio da rede de ensino. Além disso, os resultados demonstraram que atual lógica da política de inclusão escolar adotada pelo município, centralizada na sala de recursos multifuncional e nos/as profissionais que atuam nesse ambiente, tem se mostrado pouco eficaz em atender as diversidades e diferenças presentes nas unidades de ensino.The present research "Management team and inclusive curriculum: reflections on the inclusion of students with disabilities in the municipal network of Jacobina / BA", is linked to the research line 1: Training, Teaching and Diversity, Postgraduate Program in Education and Diversity, of the State University of Bahia (UNEB / Campus Jacobina-BA). The purpose of this study was to investigate how the management team of a school unit of the municipal network can contribute to the construction of an inclusive curriculum committed to the school inclusion of the disabled person. It presented the following specific objectives: 1) To investigate how the relationship between school management and inclusive curriculum in the research unit has happened; 2) To develop through a collaborative work with the management team the study and reflection on the present theme, as well as the understanding and relevance of its role in the construction of an inclusive curriculum committed to the school inclusion of students with disabilities with the purpose of providing subsidies that orient and strengthen their subsequent actions with the other professionals of the school 3) Propose product / intervention in partnership with the collaborators of the research that serves to guide the work of mediation of the school management team in the construction of a curriculum teachers. The research methodology consisted of collaborative action research based on a qualitative approach. The following research devices were used to collect the data: participant observation, semistructured interview, documentary analysis and dialogues / training sessions. The proposal of the investigative path involved five stages: Exploratory Phase, Collaborative Phase; Phase of Analysis and Interpretation of data; Phase of the elaboration of the final product of the research, Elaboration of the final text of the dissertation. Therefore, it had as main categories and theoretical references: School Management (LIBANNE, 2015, LUCK, 2013, WITTMAM, KLIPPEL 2010, Curriculum (SACRISTÁN, 2000, SILVA, 2002, GOODSON, 1995, LOPES, MACEDO, 2010, 2011; PIMENTEL, In this paper, we present the results of a study that has been carried out in the last years of the study, (BRAZIL, 1994, 1994), which is based on the principles of special education from the perspective of inclusive education (BRAZIL, 2005, BRAZIL, 2001, BRAZIL, 1996, BRASIL, . The product of the research consisted in the elaboration of an action plan thought and elaborated with the management team of the school that serves as a guiding proposal of its work of mediating of construction of an inclusive curriculum next to the teachers. Therefore, it was demonstrated that the mediating work carried out by the management team in the process of constructing and developing an inclusive curriculum with the common room teachers is of fundamental importance to guarantee quality education and meaningful learning to the students with disabilities. However, the same team also needs to be better oriented and subsidized in this process, so that it can have the security to plan and execute the actions aimed at the development of this curriculum in the school. He also pointed out the main difficulties faced by management team practitioners in the development of the inclusive curriculum in the school, among them: lack of knowledge about the subject, excessive bureaucratic demands, attitudinal barriers and lack of network support education. In addition, the results showed that the current logic of the school inclusion policy adopted by the municipality, centered on the multifunctional resource room and the professionals working in this environment, has been shown to be ineffective in meeting the diversity and differences present in the teaching units.Salvadori, JulianaLeal, Ione Oliveira JatobáPimentel, Susana CoutoJesus, Luciana Pereira 2021-08-12T20:24:01Z2021-08-12T20:24:01Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfJESUS, Luciana Pereira de. Equipe Gestora e Currículo Inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina-Ba. 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