Experiências de iniciação sexual na adolescência sob uma perspectiva de gênero: implicações para saúde sexual e reprodutiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Codeço, Manuela Maciel Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5406
Resumo: Introdução: A adolescência representa um período de descobertas e experimentações e está culturalmente vinculada às experiências de sexualidade. Essas experiências envolvem a produção de afeto, desejos, preferências e intimidade e são atravessadas por relações de gênero que produzem hierarquias baseadas no poder. Objetivos: Analisar as experiências de iniciação sexual de adolescentes sob uma perspectiva de gênero em um bairro popular de Salvador/Ba, desenvolver oficinas sobre sexualidade, relações de gênero e educação sexual na adolescência para discutir com professores de uma escola pública de um bairro popular em Salvador/Ba e compreender as motivações, conhecimentos e comportamentos envolvidos na iniciação sexual de adolescentes em um bairro popular de Salvador/Ba. Metodologia: Essa pesquisa foi um recorte de estudo guarda-chuva intitulado “Contextos de vulnerabilidade ao HIV entre jovens de camadas populares: um estudo multicêntrico em cinco cidades do Brasil - Espaços Jovens”, que teve como objetivo geral compreender os contextos de exposição ao HIV e outras ISTs entre adolescentes e jovens, com idade de 15 a 19 anos, no âmbito comunitário e identificar a diversidade regional no nível do próprio território, em comunidades localizadas capitais brasileiras de Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro. Neste trabalho, foram considerados o material empírico produzido na cidade de Salvador, referente a 36 entrevistas e 4 grupos focais, realizados entre maio/2021 e maio/2022. O material foi transcrito e analisado através da análise de conteúdo a partir das seguintes categorias temáticas: gênero, iniciação sexual, práticas sexuais, vulnerabilidade, educação sexual e contexto familiar. Resultados: Os resultados da dissertação foram apresentados em dois produtos: artigo de pesquisa com abordagem qualitativa e um produto técnico. No artigo, observou-se que as experiências de iniciação sexual se dão de formas múltiplas e complexas, articuladas com a produção e a reprodução de aspectos sociais. O papel do gênero foi importante para analisar essas experiências. Apesar das meninas expressarem uma maior liberdade sexual e busca do prazer, ainda persistem preocupações com o julgamento social conservador. Os meninos, por sua vez, vivenciam a sexualidade de forma mais livre, motivados pelo desejo sexual, refletindo os mandatos da masculinidade hegemônica. Ademais, o distanciamento na relação com os pais impactou no estabelecimento de espaços para educação sexual. O produto técnico ofertará subsídios que possam colaborar com o acolhimento e orientação dados aos adolescentes no âmbito escolar. Conclusão: Dessa maneira, são evidentes as desigualdades de gênero presentes nas experiências de sexualidade, que contribuem para potencializar as vulnerabilidades e produzir barreiras ao acesso à educação sexual. Dessa forma, recomenda-se que os serviços de saúde busquem intervenções educativas mais abrangentes, para prevenir comportamentos de risco e promover práticas sexuais saudáveis, e que reconheçam a necessidade dos profissionais de saúde e educação em aperfeiçoar o processo de trabalho intersetorial.
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spelling Experiências de iniciação sexual na adolescência sob uma perspectiva de gênero: implicações para saúde sexual e reprodutiva.Experiences of sexual initiation in adolescence from a gender perspective: implications for sexual and reproductive healthAdolescênciaSexualidadeRelações de gêneroSaúde sexualIntrodução: A adolescência representa um período de descobertas e experimentações e está culturalmente vinculada às experiências de sexualidade. Essas experiências envolvem a produção de afeto, desejos, preferências e intimidade e são atravessadas por relações de gênero que produzem hierarquias baseadas no poder. Objetivos: Analisar as experiências de iniciação sexual de adolescentes sob uma perspectiva de gênero em um bairro popular de Salvador/Ba, desenvolver oficinas sobre sexualidade, relações de gênero e educação sexual na adolescência para discutir com professores de uma escola pública de um bairro popular em Salvador/Ba e compreender as motivações, conhecimentos e comportamentos envolvidos na iniciação sexual de adolescentes em um bairro popular de Salvador/Ba. Metodologia: Essa pesquisa foi um recorte de estudo guarda-chuva intitulado “Contextos de vulnerabilidade ao HIV entre jovens de camadas populares: um estudo multicêntrico em cinco cidades do Brasil - Espaços Jovens”, que teve como objetivo geral compreender os contextos de exposição ao HIV e outras ISTs entre adolescentes e jovens, com idade de 15 a 19 anos, no âmbito comunitário e identificar a diversidade regional no nível do próprio território, em comunidades localizadas capitais brasileiras de Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro. Neste trabalho, foram considerados o material empírico produzido na cidade de Salvador, referente a 36 entrevistas e 4 grupos focais, realizados entre maio/2021 e maio/2022. O material foi transcrito e analisado através da análise de conteúdo a partir das seguintes categorias temáticas: gênero, iniciação sexual, práticas sexuais, vulnerabilidade, educação sexual e contexto familiar. Resultados: Os resultados da dissertação foram apresentados em dois produtos: artigo de pesquisa com abordagem qualitativa e um produto técnico. No artigo, observou-se que as experiências de iniciação sexual se dão de formas múltiplas e complexas, articuladas com a produção e a reprodução de aspectos sociais. O papel do gênero foi importante para analisar essas experiências. Apesar das meninas expressarem uma maior liberdade sexual e busca do prazer, ainda persistem preocupações com o julgamento social conservador. Os meninos, por sua vez, vivenciam a sexualidade de forma mais livre, motivados pelo desejo sexual, refletindo os mandatos da masculinidade hegemônica. Ademais, o distanciamento na relação com os pais impactou no estabelecimento de espaços para educação sexual. O produto técnico ofertará subsídios que possam colaborar com o acolhimento e orientação dados aos adolescentes no âmbito escolar. Conclusão: Dessa maneira, são evidentes as desigualdades de gênero presentes nas experiências de sexualidade, que contribuem para potencializar as vulnerabilidades e produzir barreiras ao acesso à educação sexual. Dessa forma, recomenda-se que os serviços de saúde busquem intervenções educativas mais abrangentes, para prevenir comportamentos de risco e promover práticas sexuais saudáveis, e que reconheçam a necessidade dos profissionais de saúde e educação em aperfeiçoar o processo de trabalho intersetorial.Introduction: Adolescence is a phase of life marked by discovery and experimentation, and it’s related to sexuality and initial sexual experience. These experiences include affection, desire, preferences, and intimacy and are crossed by gender domination relations that hierarchize women and men in society. Objectives: To analyze the sexual initiation experiences of teenagers through a gender perspective in a popular neighborhood in Salvador/Bahia, to develop workshops on sexuality, gender relations, and sexual education in adolescence for teachers from a public school in this neighborhood, and to understand the motivations, knowledge and behaviors involved in the sexual initiation of teenagers in a popular neighborhood in Salvador/Bahia. Methods: This research was nested in to study entitled “Contexts of vulnerability to HIV among young people from popular classes: a multicentric study in five Brazilian capital cities - Espaços Jovens”, whichaimed to understand the contexts of exposure to HIV and other sexually transmitted infections among young people, aged 15 and 19 years old, in the community context, and to identify regional diversities, in communities located in the Brazilian capital cities Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Manaus, and Rio de Janeiro. In this study, we have chosen to analyze collected information at Salvador, 36 interviews, and four focus groups from May 2021 to May 2022. Data were transcribed and analyzed through content analysis based on these categories: gender, sexual initiation, sexual practices, vulnerability, sexual education, and family context. Results: This master’s degree dissertation presents two products as results: a qualitative research article and a technical product. The first shows that sexual initiation experiences occur in multiple and complex ways, intertwined with the production and reproduction of social aspects. The role of gender was important in analyzing these experiences. Despite girls having expressed greater sexual freedom and the pursuit of pleasure, concerns about conservative social judgment have still been persistent. Conversely, boys have experienced sexuality more freely, motivated by sexual desire, reflecting the hegemonic masculinity domain. Furthermore, weak relationships between adolescents and their parents have impacted the establishment of spaces for sexual education. The technical product will provide support that may help the scholar community to host and guide adolescents in this sexual development period. Conclusion: Thus, gender inequalities in sexual experiences are evident, which may increase vulnerabilities and barriers to access to sexual education. Therefore, health services must implement more effective comprehensive educational interventions to reduce risky behaviors and promote healthier sexual practices. Moreover, interventions must recognize the need for healthcare and education professionals to improve interdisciplinary approaches. Keywords: Adolescence; Gender relations; Sexuality; Sexual HealthUniversidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (MEPISCO)Sousa, Laio Magno Santos deKauth, Daniela RivaBrasil, Sandra AssisCodeço, Manuela Maciel Souza2024-05-13T16:53:46Z2024-05-13T16:53:46Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfCODEÇO, Manuela Maciel Souza. Experiências de iniciação sexual na adolescência sob uma perspectiva de gênero: implicações para saúde sexual e reprodutiva. Orientador: Laio Magno Santos de Sousa. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Departamento de Ciências da Vida(DCV), Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5406porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:50Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5406Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:50Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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