A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Bruna dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831
Resumo: Este trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada sobre o ensino da literatura e sua relação como processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária. A literatura, além de seu valor estético, tem também a função pedagógica. A ideologia encontrada nos livros didáticos e paradidáticos serve como parâmetro para a construção social de muitas pessoas. O método utilizado é a abordagem das questões histórico-dialéticas por meio da pesquisa bibliográfica do tema, tendo como embasamento a teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu. As dificuldades encontradas pelos alunos da classe proletária em relação à literatura estão ligadas principalmente à linguagem utilizada em sala de aula. Palavras-chave: educação; processo formativo; literatura; capital cultural. 
id UNEMAT-1_16087ceaf2b442604717633fc6d4e83d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9831
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletáriaEste trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada sobre o ensino da literatura e sua relação como processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária. A literatura, além de seu valor estético, tem também a função pedagógica. A ideologia encontrada nos livros didáticos e paradidáticos serve como parâmetro para a construção social de muitas pessoas. O método utilizado é a abordagem das questões histórico-dialéticas por meio da pesquisa bibliográfica do tema, tendo como embasamento a teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu. As dificuldades encontradas pelos alunos da classe proletária em relação à literatura estão ligadas principalmente à linguagem utilizada em sala de aula. Palavras-chave: educação; processo formativo; literatura; capital cultural. Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/983110.30681/reps.v7i2.9831Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 290-3012236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831/6095Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista, Bruna dos Santos2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9831Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
title A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
spellingShingle A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
Evangelista, Bruna dos Santos
title_short A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
title_full A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
title_fullStr A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
title_full_unstemmed A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
title_sort A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
author Evangelista, Bruna dos Santos
author_facet Evangelista, Bruna dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Bruna dos Santos
description Este trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada sobre o ensino da literatura e sua relação como processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária. A literatura, além de seu valor estético, tem também a função pedagógica. A ideologia encontrada nos livros didáticos e paradidáticos serve como parâmetro para a construção social de muitas pessoas. O método utilizado é a abordagem das questões histórico-dialéticas por meio da pesquisa bibliográfica do tema, tendo como embasamento a teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu. As dificuldades encontradas pelos alunos da classe proletária em relação à literatura estão ligadas principalmente à linguagem utilizada em sala de aula. Palavras-chave: educação; processo formativo; literatura; capital cultural. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831
10.30681/reps.v7i2.9831
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831/6095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 290-301
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926080622592