A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667 |
Resumo: | O presente texto mostra um estudo de caso realizado em duas instituições de ensino, a primeira de modalidade pré-escolar e o segundo de ensino fundamental. O estudo teve como objetivo compreender o Autismo, uma das categorias do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), sendo caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A partir desse ponto cria-se uma abordagem da pesquisa sobre a inclusão do autista desde a educação infantil ao ensino fundamental. A escolha desse tema se inicia pela necessidade de uma transmissão de conhecimento e informações a respeito do autismo para que possa auxiliar o professor em suas relações com o autista. Palavras-chave: autismo; inclusão; comunicação. |
id |
UNEMAT-1_1f8c8ef9efc67c84224981d5e47e2b41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9667 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato GrossoO presente texto mostra um estudo de caso realizado em duas instituições de ensino, a primeira de modalidade pré-escolar e o segundo de ensino fundamental. O estudo teve como objetivo compreender o Autismo, uma das categorias do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), sendo caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A partir desse ponto cria-se uma abordagem da pesquisa sobre a inclusão do autista desde a educação infantil ao ensino fundamental. A escolha desse tema se inicia pela necessidade de uma transmissão de conhecimento e informações a respeito do autismo para que possa auxiliar o professor em suas relações com o autista. Palavras-chave: autismo; inclusão; comunicação.Unemat Editora2015-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/966710.30681/reps.v6i2.9667Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 82-912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667/5817Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Elaine Rodrigues de2022-12-27T20:24:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9667Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:24:33Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso |
title |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso |
spellingShingle |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso Brito, Elaine Rodrigues de |
title_short |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso |
title_full |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso |
title_fullStr |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso |
title_sort |
A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso |
author |
Brito, Elaine Rodrigues de |
author_facet |
Brito, Elaine Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Elaine Rodrigues de |
description |
O presente texto mostra um estudo de caso realizado em duas instituições de ensino, a primeira de modalidade pré-escolar e o segundo de ensino fundamental. O estudo teve como objetivo compreender o Autismo, uma das categorias do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), sendo caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A partir desse ponto cria-se uma abordagem da pesquisa sobre a inclusão do autista desde a educação infantil ao ensino fundamental. A escolha desse tema se inicia pela necessidade de uma transmissão de conhecimento e informações a respeito do autismo para que possa auxiliar o professor em suas relações com o autista. Palavras-chave: autismo; inclusão; comunicação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667 10.30681/reps.v6i2.9667 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i2.9667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667/5817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 82-91 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925134807040 |