Práticas literárias na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Jessica Katherine Ferrato
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10309
Resumo: Este artigo visa compreender as práticas pedagógicas de literatura infantil em uma escola pública de Sinop-Mato Grosso, em 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, pesquisa bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e de entrevistas. Embasando-se com ideias de autores como Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Fanny Abramovick que enfatizaram as práticas pedagógicas da literatura infantil. Conclui-se que a presença da literatura infantil no ambiente escolar incentiva e desperta desde cedo o gosto pela leitura, tornando-se um elo de aprendizagem e valores construídos e vinculados ao seu desenvolvimento. Palavras-chave: educação infantil; práticas pedagógicas; literatura.
id UNEMAT-1_801d05367071ea26e1d5229aeb710bf5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10309
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Práticas literárias na educação infantilEste artigo visa compreender as práticas pedagógicas de literatura infantil em uma escola pública de Sinop-Mato Grosso, em 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, pesquisa bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e de entrevistas. Embasando-se com ideias de autores como Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Fanny Abramovick que enfatizaram as práticas pedagógicas da literatura infantil. Conclui-se que a presença da literatura infantil no ambiente escolar incentiva e desperta desde cedo o gosto pela leitura, tornando-se um elo de aprendizagem e valores construídos e vinculados ao seu desenvolvimento. Palavras-chave: educação infantil; práticas pedagógicas; literatura.Unemat Editora2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1030910.30681/reps.v11i2.10309Eventos Pedagógicos; v. 11 n. 2 (2020): Sociolinguística(s), linguagens e sociedade; 267-2762236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10309/6940Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Jessica Katherine Ferrato2022-12-27T20:07:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10309Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:07:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas literárias na educação infantil
title Práticas literárias na educação infantil
spellingShingle Práticas literárias na educação infantil
Campos, Jessica Katherine Ferrato
title_short Práticas literárias na educação infantil
title_full Práticas literárias na educação infantil
title_fullStr Práticas literárias na educação infantil
title_full_unstemmed Práticas literárias na educação infantil
title_sort Práticas literárias na educação infantil
author Campos, Jessica Katherine Ferrato
author_facet Campos, Jessica Katherine Ferrato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Jessica Katherine Ferrato
description Este artigo visa compreender as práticas pedagógicas de literatura infantil em uma escola pública de Sinop-Mato Grosso, em 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, pesquisa bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e de entrevistas. Embasando-se com ideias de autores como Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Fanny Abramovick que enfatizaram as práticas pedagógicas da literatura infantil. Conclui-se que a presença da literatura infantil no ambiente escolar incentiva e desperta desde cedo o gosto pela leitura, tornando-se um elo de aprendizagem e valores construídos e vinculados ao seu desenvolvimento. Palavras-chave: educação infantil; práticas pedagógicas; literatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10309
10.30681/reps.v11i2.10309
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10309
identifier_str_mv 10.30681/reps.v11i2.10309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10309/6940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 11 n. 2 (2020): Sociolinguística(s), linguagens e sociedade; 267-276
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922182017024