Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221 |
Resumo: | O presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente. |
id |
UNEMAT-1_9c40d22514f35b1f8f5958ad93212c36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9221 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básicaO presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/922110.30681/reps.v3i2.9221Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 274-2812236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221/5105Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adalgisa Marques AmorinCoelho, Elisangela DiasAlexandre, Ivone Jesus2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9221Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica |
title |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica |
spellingShingle |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica Silva, Adalgisa Marques Amorin |
title_short |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica |
title_full |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica |
title_fullStr |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica |
title_full_unstemmed |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica |
title_sort |
Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica |
author |
Silva, Adalgisa Marques Amorin |
author_facet |
Silva, Adalgisa Marques Amorin Coelho, Elisangela Dias Alexandre, Ivone Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Elisangela Dias Alexandre, Ivone Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adalgisa Marques Amorin Coelho, Elisangela Dias Alexandre, Ivone Jesus |
description |
O presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221 10.30681/reps.v3i2.9221 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i2.9221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221/5105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 274-281 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923327062016 |