Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adalgisa Marques Amorin
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Coelho, Elisangela Dias, Alexandre, Ivone Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221
Resumo: O presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente.
id UNEMAT-1_9c40d22514f35b1f8f5958ad93212c36
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9221
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Pluralidade cultural: a prática docente na educação básicaO presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/922110.30681/reps.v3i2.9221Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 274-2812236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221/5105Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adalgisa Marques AmorinCoelho, Elisangela DiasAlexandre, Ivone Jesus2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9221Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
title Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
spellingShingle Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
Silva, Adalgisa Marques Amorin
title_short Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
title_full Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
title_fullStr Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
title_full_unstemmed Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
title_sort Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica
author Silva, Adalgisa Marques Amorin
author_facet Silva, Adalgisa Marques Amorin
Coelho, Elisangela Dias
Alexandre, Ivone Jesus
author_role author
author2 Coelho, Elisangela Dias
Alexandre, Ivone Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adalgisa Marques Amorin
Coelho, Elisangela Dias
Alexandre, Ivone Jesus
description O presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221
10.30681/reps.v3i2.9221
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i2.9221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9221/5105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 274-281
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923327062016