Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Larissa Calixto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326
Resumo: Este artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno.
id UNEMAT-1_b92b034f68d12a26663295d0e9fa715e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6326
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiadorTranstorno Opositor DesafiadorTODEducação EspecialEste artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632610.30681/reps.v13i2.6326Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 272-2812236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326/4654Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Larissa Calixto2023-08-09T17:48:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6326Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:41Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
title Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
spellingShingle Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
Mendes, Larissa Calixto
Transtorno Opositor Desafiador
TOD
Educação Especial
title_short Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
title_full Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
title_fullStr Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
title_full_unstemmed Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
title_sort Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
author Mendes, Larissa Calixto
author_facet Mendes, Larissa Calixto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Larissa Calixto
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Opositor Desafiador
TOD
Educação Especial
topic Transtorno Opositor Desafiador
TOD
Educação Especial
description Este artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326
10.30681/reps.v13i2.6326
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i2.6326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326/4654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 272-281
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922217668608