Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113 |
Resumo: | O artigo busca evidenciar e compreender como se dão as mobilizações engendradas no contexto de vida das mulheres que retomaram os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Sinop – MT. A referida pesquisa com as mulheres foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2011, na Escola Benedito Sant’Ana da Silva Freire onde frequentam o ensino fundamental e médio, por áreas de conhecimento. O método de trabalho foi o estudo de caso etnográfico por ter seu ambiente natural como fonte direta da investigação. A coleta de dados foi feita através do caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito mulheres da modalidade EJA. O referencial teórico está baseado no pensamento de Paulo Freire que se empenhou em colocar a concepção pedagógica a serviço dos interesses populares. Outra autora é Cristina Bruchine, que defende a mulher chefe de família, mãe e suas jornadas e Airon Mergár, que define a compreensão do gênero como uma convenção social, histórica e cultural. O resultado dessa pesquisa contempla as mobilizações para retomar os estudo, correlacionando com o trabalho e a família. A libertação das mulheres ampliou sua presença em todos os níveis do ensino o que possibilitou uma participação crescente no mercado de trabalho.Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; mulheres; mobilizações. |
id |
UNEMAT-1_cb878c3a0ccee4cb889dc08aeb6de6da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9113 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escolaO artigo busca evidenciar e compreender como se dão as mobilizações engendradas no contexto de vida das mulheres que retomaram os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Sinop – MT. A referida pesquisa com as mulheres foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2011, na Escola Benedito Sant’Ana da Silva Freire onde frequentam o ensino fundamental e médio, por áreas de conhecimento. O método de trabalho foi o estudo de caso etnográfico por ter seu ambiente natural como fonte direta da investigação. A coleta de dados foi feita através do caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito mulheres da modalidade EJA. O referencial teórico está baseado no pensamento de Paulo Freire que se empenhou em colocar a concepção pedagógica a serviço dos interesses populares. Outra autora é Cristina Bruchine, que defende a mulher chefe de família, mãe e suas jornadas e Airon Mergár, que define a compreensão do gênero como uma convenção social, histórica e cultural. O resultado dessa pesquisa contempla as mobilizações para retomar os estudo, correlacionando com o trabalho e a família. A libertação das mulheres ampliou sua presença em todos os níveis do ensino o que possibilitou uma participação crescente no mercado de trabalho.Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; mulheres; mobilizações.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/911310.30681/reps.v2i2.9113Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 161–1702236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113/4957Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRieger, MarliseAlexandre, Ivone de Jesus2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9113Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola |
title |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola Rieger, Marlise |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola |
title_sort |
Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola |
author |
Rieger, Marlise |
author_facet |
Rieger, Marlise Alexandre, Ivone de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Alexandre, Ivone de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rieger, Marlise Alexandre, Ivone de Jesus |
description |
O artigo busca evidenciar e compreender como se dão as mobilizações engendradas no contexto de vida das mulheres que retomaram os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Sinop – MT. A referida pesquisa com as mulheres foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2011, na Escola Benedito Sant’Ana da Silva Freire onde frequentam o ensino fundamental e médio, por áreas de conhecimento. O método de trabalho foi o estudo de caso etnográfico por ter seu ambiente natural como fonte direta da investigação. A coleta de dados foi feita através do caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito mulheres da modalidade EJA. O referencial teórico está baseado no pensamento de Paulo Freire que se empenhou em colocar a concepção pedagógica a serviço dos interesses populares. Outra autora é Cristina Bruchine, que defende a mulher chefe de família, mãe e suas jornadas e Airon Mergár, que define a compreensão do gênero como uma convenção social, histórica e cultural. O resultado dessa pesquisa contempla as mobilizações para retomar os estudo, correlacionando com o trabalho e a família. A libertação das mulheres ampliou sua presença em todos os níveis do ensino o que possibilitou uma participação crescente no mercado de trabalho.Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; mulheres; mobilizações. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113 10.30681/reps.v2i2.9113 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v2i2.9113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113/4957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 161–170 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923219058688 |