A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Cláudia Hilsdorf
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817
Resumo: Há muito as interações no ensino-aprendizagem de línguas têm sido objeto de investigação, tendo prevalecido a visão da aula como interação face a face ou como conversação (MOITA LOPES, 2001). Da mesma forma, tem sido crescente o interesse de pesquisadores sobre a qualidade das interações promovidas na aula de línguas estrangeiras para crianças, com vistas à formação global do aluno. Orientado por uma perspectiva discursiva de linguagem e pela compreensão do ensino-aprendizagem como um processo de natureza colaborativa e socioculturalmente marcada, este artigo visa à análise de uma aula de inglês no 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior paulista. Para tanto, toma-se como norte a abordagem discursiva de Batista (1997) frente à organização das interações e discursos na aula, atrelada à ferramenta de análise proposta por Schneuwly, Cordeiro e Dolz (2005), denominada Sinopse.
id UNEMAT-2_a471eac985c88d0c31cdac1dc5abb46e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6817
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVOHá muito as interações no ensino-aprendizagem de línguas têm sido objeto de investigação, tendo prevalecido a visão da aula como interação face a face ou como conversação (MOITA LOPES, 2001). Da mesma forma, tem sido crescente o interesse de pesquisadores sobre a qualidade das interações promovidas na aula de línguas estrangeiras para crianças, com vistas à formação global do aluno. Orientado por uma perspectiva discursiva de linguagem e pela compreensão do ensino-aprendizagem como um processo de natureza colaborativa e socioculturalmente marcada, este artigo visa à análise de uma aula de inglês no 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior paulista. Para tanto, toma-se como norte a abordagem discursiva de Batista (1997) frente à organização das interações e discursos na aula, atrelada à ferramenta de análise proposta por Schneuwly, Cordeiro e Dolz (2005), denominada Sinopse.Editora UNEMAT2012-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/681710.30681/rln.v2i4.6817Revista de Letras Norte@mentos; v. 2 n. 4 (2009): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817/5220Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessROCHA, Cláudia Hilsdorf2024-04-09T14:26:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6817Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:26:12Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
title A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
spellingShingle A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
ROCHA, Cláudia Hilsdorf
title_short A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
title_full A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
title_fullStr A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
title_full_unstemmed A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
title_sort A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
author ROCHA, Cláudia Hilsdorf
author_facet ROCHA, Cláudia Hilsdorf
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Cláudia Hilsdorf
description Há muito as interações no ensino-aprendizagem de línguas têm sido objeto de investigação, tendo prevalecido a visão da aula como interação face a face ou como conversação (MOITA LOPES, 2001). Da mesma forma, tem sido crescente o interesse de pesquisadores sobre a qualidade das interações promovidas na aula de línguas estrangeiras para crianças, com vistas à formação global do aluno. Orientado por uma perspectiva discursiva de linguagem e pela compreensão do ensino-aprendizagem como um processo de natureza colaborativa e socioculturalmente marcada, este artigo visa à análise de uma aula de inglês no 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior paulista. Para tanto, toma-se como norte a abordagem discursiva de Batista (1997) frente à organização das interações e discursos na aula, atrelada à ferramenta de análise proposta por Schneuwly, Cordeiro e Dolz (2005), denominada Sinopse.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817
10.30681/rln.v2i4.6817
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817
identifier_str_mv 10.30681/rln.v2i4.6817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817/5220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 2 n. 4 (2009): ESTUDOS LINGUÍSTICOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945177288704