A CONCEPÇÃO DE EMANCIPAÇÃO EM PAULO FREIRE PARA UMA LEITURA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3938 |
Resumo: | O presente artigo busca elucidar elementos teóricos que fundamentam a categoria emancipação, inicialmente a partir do pensamento de Karl Marx (1999), Adorno e Horkheimer (1973) e Gramsci (1984; 1987) a fim de reconhecer elementos que estruturam a concepção de emancipação em Paulo Freire (1967; 1991; 1998). O estudo da categoria emancipação insere-se no conjunto da problemática da democratização do acesso à educação superior, em que se questiona: o acesso à educação superior de sujeitos em situação de vulnerabilidade econômica, social e cultural pode gerar processos emancipatórios? O pressuposto é de que educação constitui-se um instrumento de libertação e emancipação e pode favorecer processos emancipatórios a partir da aquisição de conhecimentos que possibilitem compreender e intervir na realidade social. Nesse sentido, o estudo teórico acerca da categoria conceitual emancipação insere-se no debate da percepção da educação como um mecanismo de luta social. |
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A CONCEPÇÃO DE EMANCIPAÇÃO EM PAULO FREIRE PARA UMA LEITURA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOReducação superioracesso e emancipação.O presente artigo busca elucidar elementos teóricos que fundamentam a categoria emancipação, inicialmente a partir do pensamento de Karl Marx (1999), Adorno e Horkheimer (1973) e Gramsci (1984; 1987) a fim de reconhecer elementos que estruturam a concepção de emancipação em Paulo Freire (1967; 1991; 1998). O estudo da categoria emancipação insere-se no conjunto da problemática da democratização do acesso à educação superior, em que se questiona: o acesso à educação superior de sujeitos em situação de vulnerabilidade econômica, social e cultural pode gerar processos emancipatórios? O pressuposto é de que educação constitui-se um instrumento de libertação e emancipação e pode favorecer processos emancipatórios a partir da aquisição de conhecimentos que possibilitem compreender e intervir na realidade social. Nesse sentido, o estudo teórico acerca da categoria conceitual emancipação insere-se no debate da percepção da educação como um mecanismo de luta social.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3938Revista da Faculdade de Educação; v. 25 n. 1 (2016): (jan./jun.); 15-342178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3938/3131Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJezine, Edineide2019-10-10T22:02:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3938Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T22:02:25Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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