A CONCEPÇÃO DE EMANCIPAÇÃO EM PAULO FREIRE PARA UMA LEITURA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jezine, Edineide
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3938
Resumo: O presente artigo busca elucidar elementos teóricos que fundamentam a categoria emancipação, inicialmente a partir do pensamento de Karl Marx (1999), Adorno e Horkheimer (1973) e Gramsci (1984; 1987) a fim de reconhecer elementos que estruturam a concepção de emancipação em Paulo Freire (1967; 1991; 1998). O estudo da categoria emancipação insere-se no conjunto da problemática da democratização do acesso à educação superior, em que se questiona: o acesso à educação superior de sujeitos em situação de vulnerabilidade econômica, social e cultural pode gerar processos emancipatórios? O pressuposto é de que educação constitui-se um instrumento de libertação e emancipação e pode favorecer processos emancipatórios a partir da aquisição de conhecimentos que possibilitem compreender e intervir na realidade social. Nesse sentido, o estudo teórico acerca da categoria conceitual emancipação insere-se no debate da percepção da educação como um mecanismo de luta social.
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