AS DIRETRIZES DO INSTITUTO AYRTON SENNA COMO POLÍTICA PÚBLICA E A PARCERIA COM O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Silvana Aparecida de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4013
Resumo: Trata-se de caracterização e análise da parceria do Instituto Ayrton Senna (IAS) com o município de São José dos Pinhais (SJP), no Paraná, ocorrida durante os anos de 2001 a 2008, para o programa intitulado Escola Campeã, que em 2005 foi substituído pela Rede Vencer. A parceria teve duas fases, sendo a primeira (2001-2004) abrangendo programas de gestão do sistema, de correção de fluxo e de alfabetização e na segunda fase (2005-2008) apenas para o programa de gestão do sistema. A análise demonstrou que as diretrizes do IAS foram adotadas como políticas públicas pelo município de SJP e que elas imprimiram um caráter gerencial hierárquico de administração e controle do trabalho, sustentado a partir de uma divisão rígida de tarefas, com base em uma pretensa neutralidade técnica. A parceria foi interrompida em 2009 com a mudança do grupo político que passou a dirigir a prefeitura daquele município e pelo desgaste que a parceria acumulou ao longo de sua duração.
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