A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO E INSTRUMENTO DIDÁTICO: UM ESTUDO SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Alexandre da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3858
Resumo: Este artigo buscou, num primeiro momento, entender os efeitos da censura instituída pela ditadura civil-militar no Brasil, sobretudo na música, e, na sequência, estudar a importância da produção musical para a compreensão desse período, tomando as canções de protesto como documento histórico e ferramenta didática. Concluímos, assim, que é possível levar aluno e professor a construírem suas próprias reflexões sobre a ditadura por meio do estudo de composições produzidas durante o regime militar, refletindo sobre a censura imposta ao músico brasileiro. O texto apresenta análises sobre a ditadura a partir de autores que se debruçaram sobre o assunto, assim como os que refletem sobre o uso da música enquanto documento histórico e instrumento metodológico de ensino-aprendizagem.
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