A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nez, Egeslaine de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Vanessa do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3754
Resumo: Este artigo teve como objetivo destacar a relevância dos saberes pedagógicos na prática do professor da educação superior. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores e saberes pedagógicos. Numa segunda etapa, implementouse um estudo de caso na Universidade do Estado de M ato Grosso (UNEM AT), campus de Colider/ M T, através de questionários semiestruturados, distribuídos a professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. Por meio da análise dos dados, percebeuse que alguns professores enfatizam a importância desses saberes na sua prática e indicam que deles provém o conhecimento sobre metodologias, que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Destaca-se que poucos professores tiveram acesso em sua formação inicial a estes saberes. Já os acadêmicos, compreendem a importância deles para o desenvolvimento dos estágios supervisionados e seu desempenho enquanto educadores.
id UNEMAT-5_7a5e4cd2e8868c5639989921057e1bf1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3754
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIORSaberes pedagógicosdocênciaeducação superiorformação de professores.Este artigo teve como objetivo destacar a relevância dos saberes pedagógicos na prática do professor da educação superior. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores e saberes pedagógicos. Numa segunda etapa, implementouse um estudo de caso na Universidade do Estado de M ato Grosso (UNEM AT), campus de Colider/ M T, através de questionários semiestruturados, distribuídos a professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. Por meio da análise dos dados, percebeuse que alguns professores enfatizam a importância desses saberes na sua prática e indicam que deles provém o conhecimento sobre metodologias, que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Destaca-se que poucos professores tiveram acesso em sua formação inicial a estes saberes. Já os acadêmicos, compreendem a importância deles para o desenvolvimento dos estágios supervisionados e seu desempenho enquanto educadores.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3754Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 35-542178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3754/3002Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNez, Egeslaine deSilva, Vanessa do Nascimento2021-07-05T10:42:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3754Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:42:39Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Nez, Egeslaine de
Saberes pedagógicos
docência
educação superior
formação de professores.
title_short A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Nez, Egeslaine de
author_facet Nez, Egeslaine de
Silva, Vanessa do Nascimento
author_role author
author2 Silva, Vanessa do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nez, Egeslaine de
Silva, Vanessa do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes pedagógicos
docência
educação superior
formação de professores.
topic Saberes pedagógicos
docência
educação superior
formação de professores.
description Este artigo teve como objetivo destacar a relevância dos saberes pedagógicos na prática do professor da educação superior. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores e saberes pedagógicos. Numa segunda etapa, implementouse um estudo de caso na Universidade do Estado de M ato Grosso (UNEM AT), campus de Colider/ M T, através de questionários semiestruturados, distribuídos a professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. Por meio da análise dos dados, percebeuse que alguns professores enfatizam a importância desses saberes na sua prática e indicam que deles provém o conhecimento sobre metodologias, que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Destaca-se que poucos professores tiveram acesso em sua formação inicial a estes saberes. Já os acadêmicos, compreendem a importância deles para o desenvolvimento dos estágios supervisionados e seu desempenho enquanto educadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3754
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3754/3002
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 35-54
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459802341376