O ITINERÁRIO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Genivaldo de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Filho, José Antônio Leandro, Baldan, André Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3963
Resumo: Com o retorno da Filosofia para o ensino médio, muitos desafios foram postos à pesquisa e à práxis escolar, que necessitam de investigações sistemáticas, assumindo como objetos de conhecimento o ensino de Filosofia. Tradicionalmente identificada como um conhecimento emancipador, no contexto escolar ela é limitada por questões curriculares, que provocam a redução de seus sentidos. Pretendemos promover uma reflexão acerca dos desafios que a presença da Filosofia no contexto escolar nos coloca, interpelando a história da inserção do ensino de Filosofia no Brasil, propondo a questão: do ponto de vista histórico, qual(is) sentido(s) prevaleceu(ram) no ensino de Filosofia no Brasil? O acúmulo de teorias e o manejo de conceitos filosóficos clássicos, circunscritos à sua história ou o sentido emancipatório e transformador que a reflexão filosófica pode desencadear? Metodologicamente, a hermenêutica dos textos selecionados nos serviu de estratégia na produção de sentido para a inserção do ensino da Filosofia no Brasil.
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