APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6119 |
Resumo: | O artigo articula teorias contemporâneas da cognição e aprendizagem com o problema da relação entre educação, trabalho e território na educação profissional. Apresenta resultados de uma pesquisa-intervenção realizada em um Campus em implantação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) que teve como objetivo desenvolver e analisar os efeitos de dispositivos que articulassem as práticas educacionais com as experiências e percepções dos(as) estudantes acerca dos espaços que habitam. O texto explorará os múltiplos sentidos de um aprender a habitar que se produziu nesta pesquisa, como política de aprendizagem que exige o engajamento de professores, estudantes e da própria instituição educacional com as questões de seu entorno. |
id |
UNESC-24_2eab22e0292fbdddc29a7875f02be8dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6119 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALO artigo articula teorias contemporâneas da cognição e aprendizagem com o problema da relação entre educação, trabalho e território na educação profissional. Apresenta resultados de uma pesquisa-intervenção realizada em um Campus em implantação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) que teve como objetivo desenvolver e analisar os efeitos de dispositivos que articulassem as práticas educacionais com as experiências e percepções dos(as) estudantes acerca dos espaços que habitam. O texto explorará os múltiplos sentidos de um aprender a habitar que se produziu nesta pesquisa, como política de aprendizagem que exige o engajamento de professores, estudantes e da própria instituição educacional com as questões de seu entorno.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/611910.18616/ce.v11i1.6119Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 1 - 25Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 1 - 25Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 1 - 252317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6119/6439Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraldi, Etiane2022-10-20T14:12:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6119Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.407049Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Araldi, Etiane |
title_short |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
APRENDER A HABITAR: ARTICULAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM, TRABALHO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Araldi, Etiane |
author_facet |
Araldi, Etiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araldi, Etiane |
description |
O artigo articula teorias contemporâneas da cognição e aprendizagem com o problema da relação entre educação, trabalho e território na educação profissional. Apresenta resultados de uma pesquisa-intervenção realizada em um Campus em implantação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) que teve como objetivo desenvolver e analisar os efeitos de dispositivos que articulassem as práticas educacionais com as experiências e percepções dos(as) estudantes acerca dos espaços que habitam. O texto explorará os múltiplos sentidos de um aprender a habitar que se produziu nesta pesquisa, como política de aprendizagem que exige o engajamento de professores, estudantes e da própria instituição educacional com as questões de seu entorno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6119 10.18616/ce.v11i1.6119 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6119 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.6119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6119/6439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 1 - 25 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 1 - 25 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 1 - 25 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938419052544 |