A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828 |
Resumo: | Esta pesquisa em andamento focaliza a trajetória do professor francês e anarquista Joseph Jubert Rivier, no Brasil, de 1900 à 1920. Com o objetivo de investigar suas ações na área da educação, problematizando a instrução libertária proposta pelos anarquistas. A pesquisa possui registro da presença desse professor nas cidades de Atibaia (SP), Bragança (SP), Sorocaba (SP) e Bauru (SP). Para atingirmos tais objetivos estamos pesquisando diferentes fontes históricas, dentre elas Documentos do Judiciário da Comarca de Bragança Paulista, custodiados pelo CDAPH, da Universidade São Francisco-USF, e periódicos como: A Lanterna (SP), O Operário (SP), no Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP, CDAPH-USF e Biblioteca Nacional. A pesquisa se justifica para a História da Educação por se tratar de um projeto de instrução libertária que se contrapôs ao modelo republicano de educação vigente no início do século XX, além de ser o único sobre o professor. |
id |
UNESC-24_7bae80b18b8f7a6093aba3c7dd420fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4828 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDAEsta pesquisa em andamento focaliza a trajetória do professor francês e anarquista Joseph Jubert Rivier, no Brasil, de 1900 à 1920. Com o objetivo de investigar suas ações na área da educação, problematizando a instrução libertária proposta pelos anarquistas. A pesquisa possui registro da presença desse professor nas cidades de Atibaia (SP), Bragança (SP), Sorocaba (SP) e Bauru (SP). Para atingirmos tais objetivos estamos pesquisando diferentes fontes históricas, dentre elas Documentos do Judiciário da Comarca de Bragança Paulista, custodiados pelo CDAPH, da Universidade São Francisco-USF, e periódicos como: A Lanterna (SP), O Operário (SP), no Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP, CDAPH-USF e Biblioteca Nacional. A pesquisa se justifica para a História da Educação por se tratar de um projeto de instrução libertária que se contrapôs ao modelo republicano de educação vigente no início do século XX, além de ser o único sobre o professor. UNESC2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/482810.18616/ce.v7i2.4828Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828/4433Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Sandra Aparecida de SouzaGuimarães, Maria de FátimaPaiva, Rodrigo Ribeiro deCabral, Adriel de Moura2018-12-03T15:23:44Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4828Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.933343Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA |
title |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA |
spellingShingle |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA Machado, Sandra Aparecida de Souza |
title_short |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA |
title_full |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA |
title_fullStr |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA |
title_full_unstemmed |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA |
title_sort |
A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA |
author |
Machado, Sandra Aparecida de Souza |
author_facet |
Machado, Sandra Aparecida de Souza Guimarães, Maria de Fátima Paiva, Rodrigo Ribeiro de Cabral, Adriel de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Maria de Fátima Paiva, Rodrigo Ribeiro de Cabral, Adriel de Moura |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Sandra Aparecida de Souza Guimarães, Maria de Fátima Paiva, Rodrigo Ribeiro de Cabral, Adriel de Moura |
description |
Esta pesquisa em andamento focaliza a trajetória do professor francês e anarquista Joseph Jubert Rivier, no Brasil, de 1900 à 1920. Com o objetivo de investigar suas ações na área da educação, problematizando a instrução libertária proposta pelos anarquistas. A pesquisa possui registro da presença desse professor nas cidades de Atibaia (SP), Bragança (SP), Sorocaba (SP) e Bauru (SP). Para atingirmos tais objetivos estamos pesquisando diferentes fontes históricas, dentre elas Documentos do Judiciário da Comarca de Bragança Paulista, custodiados pelo CDAPH, da Universidade São Francisco-USF, e periódicos como: A Lanterna (SP), O Operário (SP), no Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP, CDAPH-USF e Biblioteca Nacional. A pesquisa se justifica para a História da Educação por se tratar de um projeto de instrução libertária que se contrapôs ao modelo republicano de educação vigente no início do século XX, além de ser o único sobre o professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828 10.18616/ce.v7i2.4828 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v7i2.4828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828/4433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 7 n. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938304757760 |