A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sandra Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guimarães, Maria de Fátima, Paiva, Rodrigo Ribeiro de, Cabral, Adriel de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828
Resumo: Esta pesquisa em andamento focaliza a trajetória do professor francês e anarquista Joseph Jubert Rivier, no Brasil, de 1900 à 1920. Com o objetivo de investigar suas ações na área da educação, problematizando a instrução libertária proposta pelos anarquistas. A pesquisa possui registro da presença desse professor nas cidades de Atibaia (SP), Bragança (SP), Sorocaba (SP) e Bauru (SP). Para atingirmos tais objetivos estamos pesquisando diferentes fontes históricas, dentre elas Documentos do Judiciário da Comarca de Bragança Paulista, custodiados pelo CDAPH, da Universidade São Francisco-USF, e periódicos como: A Lanterna (SP), O Operário (SP), no Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP, CDAPH-USF e Biblioteca Nacional. A pesquisa se justifica para a História da Educação por se tratar de um projeto de instrução libertária que se contrapôs ao modelo republicano de educação vigente no início do século XX, além de ser o único sobre o professor. 
id UNESC-24_7bae80b18b8f7a6093aba3c7dd420fdb
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4828
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDAEsta pesquisa em andamento focaliza a trajetória do professor francês e anarquista Joseph Jubert Rivier, no Brasil, de 1900 à 1920. Com o objetivo de investigar suas ações na área da educação, problematizando a instrução libertária proposta pelos anarquistas. A pesquisa possui registro da presença desse professor nas cidades de Atibaia (SP), Bragança (SP), Sorocaba (SP) e Bauru (SP). Para atingirmos tais objetivos estamos pesquisando diferentes fontes históricas, dentre elas Documentos do Judiciário da Comarca de Bragança Paulista, custodiados pelo CDAPH, da Universidade São Francisco-USF, e periódicos como: A Lanterna (SP), O Operário (SP), no Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP, CDAPH-USF e Biblioteca Nacional. A pesquisa se justifica para a História da Educação por se tratar de um projeto de instrução libertária que se contrapôs ao modelo republicano de educação vigente no início do século XX, além de ser o único sobre o professor. UNESC2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/482810.18616/ce.v7i2.4828Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828/4433Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Sandra Aparecida de SouzaGuimarães, Maria de FátimaPaiva, Rodrigo Ribeiro deCabral, Adriel de Moura2018-12-03T15:23:44Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4828Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.933343Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
title A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
spellingShingle A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
Machado, Sandra Aparecida de Souza
title_short A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
title_full A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
title_fullStr A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
title_full_unstemmed A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
title_sort A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA
author Machado, Sandra Aparecida de Souza
author_facet Machado, Sandra Aparecida de Souza
Guimarães, Maria de Fátima
Paiva, Rodrigo Ribeiro de
Cabral, Adriel de Moura
author_role author
author2 Guimarães, Maria de Fátima
Paiva, Rodrigo Ribeiro de
Cabral, Adriel de Moura
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sandra Aparecida de Souza
Guimarães, Maria de Fátima
Paiva, Rodrigo Ribeiro de
Cabral, Adriel de Moura
description Esta pesquisa em andamento focaliza a trajetória do professor francês e anarquista Joseph Jubert Rivier, no Brasil, de 1900 à 1920. Com o objetivo de investigar suas ações na área da educação, problematizando a instrução libertária proposta pelos anarquistas. A pesquisa possui registro da presença desse professor nas cidades de Atibaia (SP), Bragança (SP), Sorocaba (SP) e Bauru (SP). Para atingirmos tais objetivos estamos pesquisando diferentes fontes históricas, dentre elas Documentos do Judiciário da Comarca de Bragança Paulista, custodiados pelo CDAPH, da Universidade São Francisco-USF, e periódicos como: A Lanterna (SP), O Operário (SP), no Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP, CDAPH-USF e Biblioteca Nacional. A pesquisa se justifica para a História da Educação por se tratar de um projeto de instrução libertária que se contrapôs ao modelo republicano de educação vigente no início do século XX, além de ser o único sobre o professor. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828
10.18616/ce.v7i2.4828
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828
identifier_str_mv 10.18616/ce.v7i2.4828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4828/4433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 7 n. 2 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938304757760