CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2570 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade nos mostrar o que realmente é a curiosidade e qual é sua atuação segundo Assmann. Hoje onde vivemos num mundo globalizado, em que temos uma enxurrada de informações não é difícil de aguçar a curiosidade. Mas esta curiosidade pode ser tanto para o bem como para o mal. Freire e Assmann discutem no âmbito da curiosidade de aprender, de buscar novos conhecimentos além daqueles que lhe apresentado em sala de aula, a integração docente e discente em sala de aula. Da curiosidade a criatividade é uma das formas de aprender com prazer, incentivar o aluno a buscar novos desafios colocar para fora suas curiosidades. Alunos curiosos não fazem só perguntas, mas vão em busca de respostas. A curiosidade é tão importante quanto a inteligência. A curiosidade prepara o cérebro para aprender, exercita a mente para o novo, ou entender porque algumas coisas aconteceram no passado, buscando novas respostas e indagações. Foi-se o tempo que o individuo curioso era chamado de bisbilhoteiro ou intrigueiro, que apenas algumas pessoas tinha o privilégio de alimentar suas curiosidade e esta no mundo contemporâneo faz com que a aprendizagem seja mais prazerosa e aulas menos monótonas.Hugo Hassmann em seu livro “Curiosidade e Prazer de Aprender”, nos leva a refletir sobre vários aspectos e sentidos sobre curiosidade, o que significa propriamente esta palavra em suas diversas formas e idiomas. Como no passado era visto na sociedade a curiosidade? Qual era a relevância na vida do individuo e como foi paulatinamente sendo estuda nas mais variadas teorias e como foi marginalizada diante de pré-conceitos? O autor coloca como “ponto-chave: é a nova cultura do ensino e da aprendizagem em nossas escolas”. Enfatizando que as nossas escolas tem que instigar a curiosidade nos alunos para aprender com satisfação e alegria. Onde o conhecimento se mantém vivo em uma atmosfera leve sem medo das suas escolhas e sem a neofilia (gosto pelo novo).Nos tempos modernos curiosidade/criatividade é o que está mais em voga no grupos de pesquisas, nas escolas, nos artigos de revistas renomadas. Diante de um mundo globalizado é impossível que este sentimento não seja aflorado pelo mundo escolar, acadêmico e na sociedade num todo |
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