CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertuncello, Julia Marta Zamarchi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bortoleto, Edivaldo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2570
Resumo: Este artigo tem por finalidade nos mostrar o que realmente é a curiosidade e qual é sua atuação segundo Assmann. Hoje onde vivemos num mundo globalizado, em que temos uma enxurrada de informações não é difícil de aguçar a curiosidade.  Mas esta curiosidade pode ser tanto para o bem como para o mal. Freire e Assmann discutem no âmbito da curiosidade de aprender, de buscar novos conhecimentos além daqueles que lhe apresentado em sala de aula, a integração docente e discente em sala de aula. Da curiosidade a criatividade é uma das formas de aprender com prazer, incentivar o aluno a buscar novos desafios colocar para fora suas curiosidades. Alunos curiosos não fazem só perguntas, mas vão em busca de respostas. A curiosidade é tão importante quanto a inteligência. A curiosidade prepara o cérebro para aprender, exercita a mente para o novo, ou entender porque algumas coisas aconteceram no passado, buscando novas respostas e indagações. Foi-se o tempo que o individuo curioso era chamado de bisbilhoteiro ou intrigueiro, que apenas algumas pessoas tinha o privilégio de alimentar suas curiosidade e esta no mundo contemporâneo faz com que a aprendizagem seja mais prazerosa  e aulas menos monótonas.Hugo Hassmann em seu livro “Curiosidade e Prazer de Aprender”, nos leva a refletir sobre vários aspectos e sentidos sobre curiosidade, o que significa propriamente esta palavra em suas diversas formas e idiomas. Como no passado era visto na sociedade a curiosidade? Qual era a relevância na vida do individuo e como foi paulatinamente sendo estuda nas mais variadas teorias e como foi marginalizada diante de pré-conceitos? O autor coloca como “ponto-chave: é a nova cultura do ensino e da aprendizagem em nossas escolas”. Enfatizando que as nossas escolas tem que instigar a curiosidade nos alunos para aprender com satisfação e alegria. Onde o conhecimento se mantém vivo em uma atmosfera leve sem medo das suas escolhas e sem a neofilia (gosto pelo novo).Nos tempos modernos curiosidade/criatividade é o que está mais em voga no grupos de pesquisas, nas escolas, nos artigos de revistas renomadas. Diante de um mundo globalizado é impossível que este sentimento não seja aflorado pelo mundo escolar, acadêmico e na sociedade num todo
id UNESC-24_bc1b2e86418fc7005f28ecc1ba22f58f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2570
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativaEste artigo tem por finalidade nos mostrar o que realmente é a curiosidade e qual é sua atuação segundo Assmann. Hoje onde vivemos num mundo globalizado, em que temos uma enxurrada de informações não é difícil de aguçar a curiosidade.  Mas esta curiosidade pode ser tanto para o bem como para o mal. Freire e Assmann discutem no âmbito da curiosidade de aprender, de buscar novos conhecimentos além daqueles que lhe apresentado em sala de aula, a integração docente e discente em sala de aula. Da curiosidade a criatividade é uma das formas de aprender com prazer, incentivar o aluno a buscar novos desafios colocar para fora suas curiosidades. Alunos curiosos não fazem só perguntas, mas vão em busca de respostas. A curiosidade é tão importante quanto a inteligência. A curiosidade prepara o cérebro para aprender, exercita a mente para o novo, ou entender porque algumas coisas aconteceram no passado, buscando novas respostas e indagações. Foi-se o tempo que o individuo curioso era chamado de bisbilhoteiro ou intrigueiro, que apenas algumas pessoas tinha o privilégio de alimentar suas curiosidade e esta no mundo contemporâneo faz com que a aprendizagem seja mais prazerosa  e aulas menos monótonas.Hugo Hassmann em seu livro “Curiosidade e Prazer de Aprender”, nos leva a refletir sobre vários aspectos e sentidos sobre curiosidade, o que significa propriamente esta palavra em suas diversas formas e idiomas. Como no passado era visto na sociedade a curiosidade? Qual era a relevância na vida do individuo e como foi paulatinamente sendo estuda nas mais variadas teorias e como foi marginalizada diante de pré-conceitos? O autor coloca como “ponto-chave: é a nova cultura do ensino e da aprendizagem em nossas escolas”. Enfatizando que as nossas escolas tem que instigar a curiosidade nos alunos para aprender com satisfação e alegria. Onde o conhecimento se mantém vivo em uma atmosfera leve sem medo das suas escolhas e sem a neofilia (gosto pelo novo).Nos tempos modernos curiosidade/criatividade é o que está mais em voga no grupos de pesquisas, nas escolas, nos artigos de revistas renomadas. Diante de um mundo globalizado é impossível que este sentimento não seja aflorado pelo mundo escolar, acadêmico e na sociedade num todoUNESC2017-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/257010.18616/ce.v6i2.2570Revista Criar Educação; Vol. 6 No. 2 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 6 n. 2 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2570/3683Copyright (c) 2017 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertuncello, Julia Marta ZamarchiBortoleto, Edivaldo José2018-04-12T14:08:36Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2570Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.622774Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
title CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
spellingShingle CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
Bertuncello, Julia Marta Zamarchi
title_short CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
title_full CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
title_fullStr CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
title_full_unstemmed CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
title_sort CURIOSIDADE E PRAZER DE APRENDER O papel da curiosidade na aprendizagem criativa
author Bertuncello, Julia Marta Zamarchi
author_facet Bertuncello, Julia Marta Zamarchi
Bortoleto, Edivaldo José
author_role author
author2 Bortoleto, Edivaldo José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertuncello, Julia Marta Zamarchi
Bortoleto, Edivaldo José
description Este artigo tem por finalidade nos mostrar o que realmente é a curiosidade e qual é sua atuação segundo Assmann. Hoje onde vivemos num mundo globalizado, em que temos uma enxurrada de informações não é difícil de aguçar a curiosidade.  Mas esta curiosidade pode ser tanto para o bem como para o mal. Freire e Assmann discutem no âmbito da curiosidade de aprender, de buscar novos conhecimentos além daqueles que lhe apresentado em sala de aula, a integração docente e discente em sala de aula. Da curiosidade a criatividade é uma das formas de aprender com prazer, incentivar o aluno a buscar novos desafios colocar para fora suas curiosidades. Alunos curiosos não fazem só perguntas, mas vão em busca de respostas. A curiosidade é tão importante quanto a inteligência. A curiosidade prepara o cérebro para aprender, exercita a mente para o novo, ou entender porque algumas coisas aconteceram no passado, buscando novas respostas e indagações. Foi-se o tempo que o individuo curioso era chamado de bisbilhoteiro ou intrigueiro, que apenas algumas pessoas tinha o privilégio de alimentar suas curiosidade e esta no mundo contemporâneo faz com que a aprendizagem seja mais prazerosa  e aulas menos monótonas.Hugo Hassmann em seu livro “Curiosidade e Prazer de Aprender”, nos leva a refletir sobre vários aspectos e sentidos sobre curiosidade, o que significa propriamente esta palavra em suas diversas formas e idiomas. Como no passado era visto na sociedade a curiosidade? Qual era a relevância na vida do individuo e como foi paulatinamente sendo estuda nas mais variadas teorias e como foi marginalizada diante de pré-conceitos? O autor coloca como “ponto-chave: é a nova cultura do ensino e da aprendizagem em nossas escolas”. Enfatizando que as nossas escolas tem que instigar a curiosidade nos alunos para aprender com satisfação e alegria. Onde o conhecimento se mantém vivo em uma atmosfera leve sem medo das suas escolhas e sem a neofilia (gosto pelo novo).Nos tempos modernos curiosidade/criatividade é o que está mais em voga no grupos de pesquisas, nas escolas, nos artigos de revistas renomadas. Diante de um mundo globalizado é impossível que este sentimento não seja aflorado pelo mundo escolar, acadêmico e na sociedade num todo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2570
10.18616/ce.v6i2.2570
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2570
identifier_str_mv 10.18616/ce.v6i2.2570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2570/3683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 6 No. 2 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 6 n. 2 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937262473216