INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910 |
Resumo: | O uso da internet das coisas (IoT) permite o compartilhamento de informações de forma independente e inteligente, caracterizando inovação. Nesse contexto, há um potencial a ser explorado nas atividades acadêmicas, fazendo com que as ferramentas utilizadas, tornarem-se participantes ativas no ensino e assim, os docentes atuem na supervisão do processo, analisando dados e otimizando recursos. Essa visão permite implementar novas metodologias de ensino, estabelecendo conceitos operacionais inovadores e controles inteligentes, concentrando-se nos alunos e suas necessidades particulares. O objetivo deste artigo é buscar compreender como a inovação, principalmente através da IoT, pode transformar a prática da docência. Para tal, foi realizado um estudo teórico. Espera-se com este trabalho demonstrar a possibilidade de transformação do ensino, rompendo o paradigma da abordagem pedagógica habitual através da gradativa inserção de inovações emergentes. Esta pesquisa apresenta como contribuição o modelo teórico que representa a relação da inovação com a docência, a partir da mudança das concepções tradicionais vigentes na educação. |
id |
UNESC-24_d56b2470992ce5c7dc27143215dc71e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5910 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIAO uso da internet das coisas (IoT) permite o compartilhamento de informações de forma independente e inteligente, caracterizando inovação. Nesse contexto, há um potencial a ser explorado nas atividades acadêmicas, fazendo com que as ferramentas utilizadas, tornarem-se participantes ativas no ensino e assim, os docentes atuem na supervisão do processo, analisando dados e otimizando recursos. Essa visão permite implementar novas metodologias de ensino, estabelecendo conceitos operacionais inovadores e controles inteligentes, concentrando-se nos alunos e suas necessidades particulares. O objetivo deste artigo é buscar compreender como a inovação, principalmente através da IoT, pode transformar a prática da docência. Para tal, foi realizado um estudo teórico. Espera-se com este trabalho demonstrar a possibilidade de transformação do ensino, rompendo o paradigma da abordagem pedagógica habitual através da gradativa inserção de inovações emergentes. Esta pesquisa apresenta como contribuição o modelo teórico que representa a relação da inovação com a docência, a partir da mudança das concepções tradicionais vigentes na educação.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/591010.18616/ce.v11i1.5910Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 2232317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910/6450Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSirtori, GuilhermeFurlanetto Carrer, Maria LuizaTartarotti, LucasMorés, Andréia2022-10-20T14:12:30Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5910Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.200646Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA |
title |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA |
spellingShingle |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA Sirtori, Guilherme |
title_short |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA |
title_full |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA |
title_fullStr |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA |
title_sort |
INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA |
author |
Sirtori, Guilherme |
author_facet |
Sirtori, Guilherme Furlanetto Carrer, Maria Luiza Tartarotti, Lucas Morés, Andréia |
author_role |
author |
author2 |
Furlanetto Carrer, Maria Luiza Tartarotti, Lucas Morés, Andréia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sirtori, Guilherme Furlanetto Carrer, Maria Luiza Tartarotti, Lucas Morés, Andréia |
description |
O uso da internet das coisas (IoT) permite o compartilhamento de informações de forma independente e inteligente, caracterizando inovação. Nesse contexto, há um potencial a ser explorado nas atividades acadêmicas, fazendo com que as ferramentas utilizadas, tornarem-se participantes ativas no ensino e assim, os docentes atuem na supervisão do processo, analisando dados e otimizando recursos. Essa visão permite implementar novas metodologias de ensino, estabelecendo conceitos operacionais inovadores e controles inteligentes, concentrando-se nos alunos e suas necessidades particulares. O objetivo deste artigo é buscar compreender como a inovação, principalmente através da IoT, pode transformar a prática da docência. Para tal, foi realizado um estudo teórico. Espera-se com este trabalho demonstrar a possibilidade de transformação do ensino, rompendo o paradigma da abordagem pedagógica habitual através da gradativa inserção de inovações emergentes. Esta pesquisa apresenta como contribuição o modelo teórico que representa a relação da inovação com a docência, a partir da mudança das concepções tradicionais vigentes na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910 10.18616/ce.v11i1.5910 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.5910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910/6450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938380255232 |