RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Francisca Ocilma Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2973
Resumo: No processo de formação inicial docente a relação teoria e prática se impõe e desafia os professores formadores. Para compreendera dimensão teórica e prática em uma visão de unidade, este trabalho investigativo objetivou apresentar algumas reflexões, fundamentada em diferentes autores e em alguns marcos legais, sobre as mudanças ocorridas na formação inicial docente no que se refere a relação teoria e prática.Os principais teóricos que embasaram esse estudo foram: Cunha (1998,2013); Lucarelli (2009); Freire (1996); Sousa Santos (1987); Pimenta (2006) e outros. Nesta perspectiva, fez-se uma análise de estudos, já publicados, e na legislação educacional brasileira, priorizando as normativas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). Assim, a formação docente converge para uma proposta que rompe com a dicotomia presente nas dimensões teórica e prática se encaminhando para uma perspectiva de integração relacional e de inovação.Palavras-chave: Formação de Professores; Relação teoria-prática; Inovação.
id UNESC-24_e6d773e80d28aa9bda159099cac78f1c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2973
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃONo processo de formação inicial docente a relação teoria e prática se impõe e desafia os professores formadores. Para compreendera dimensão teórica e prática em uma visão de unidade, este trabalho investigativo objetivou apresentar algumas reflexões, fundamentada em diferentes autores e em alguns marcos legais, sobre as mudanças ocorridas na formação inicial docente no que se refere a relação teoria e prática.Os principais teóricos que embasaram esse estudo foram: Cunha (1998,2013); Lucarelli (2009); Freire (1996); Sousa Santos (1987); Pimenta (2006) e outros. Nesta perspectiva, fez-se uma análise de estudos, já publicados, e na legislação educacional brasileira, priorizando as normativas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). Assim, a formação docente converge para uma proposta que rompe com a dicotomia presente nas dimensões teórica e prática se encaminhando para uma perspectiva de integração relacional e de inovação.Palavras-chave: Formação de Professores; Relação teoria-prática; Inovação.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/297310.18616/ce.v5i2.2973Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2973/2757Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Francisca Ocilma Mendes2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2973Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:06.809452Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
title RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
spellingShingle RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
Monteiro, Francisca Ocilma Mendes
title_short RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
title_full RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
title_fullStr RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
title_full_unstemmed RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
title_sort RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
author Monteiro, Francisca Ocilma Mendes
author_facet Monteiro, Francisca Ocilma Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Francisca Ocilma Mendes
description No processo de formação inicial docente a relação teoria e prática se impõe e desafia os professores formadores. Para compreendera dimensão teórica e prática em uma visão de unidade, este trabalho investigativo objetivou apresentar algumas reflexões, fundamentada em diferentes autores e em alguns marcos legais, sobre as mudanças ocorridas na formação inicial docente no que se refere a relação teoria e prática.Os principais teóricos que embasaram esse estudo foram: Cunha (1998,2013); Lucarelli (2009); Freire (1996); Sousa Santos (1987); Pimenta (2006) e outros. Nesta perspectiva, fez-se uma análise de estudos, já publicados, e na legislação educacional brasileira, priorizando as normativas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). Assim, a formação docente converge para uma proposta que rompe com a dicotomia presente nas dimensões teórica e prática se encaminhando para uma perspectiva de integração relacional e de inovação.Palavras-chave: Formação de Professores; Relação teoria-prática; Inovação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2973
10.18616/ce.v5i2.2973
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2973
identifier_str_mv 10.18616/ce.v5i2.2973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2973/2757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937912590336