RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2973 |
Resumo: | No processo de formação inicial docente a relação teoria e prática se impõe e desafia os professores formadores. Para compreendera dimensão teórica e prática em uma visão de unidade, este trabalho investigativo objetivou apresentar algumas reflexões, fundamentada em diferentes autores e em alguns marcos legais, sobre as mudanças ocorridas na formação inicial docente no que se refere a relação teoria e prática.Os principais teóricos que embasaram esse estudo foram: Cunha (1998,2013); Lucarelli (2009); Freire (1996); Sousa Santos (1987); Pimenta (2006) e outros. Nesta perspectiva, fez-se uma análise de estudos, já publicados, e na legislação educacional brasileira, priorizando as normativas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). Assim, a formação docente converge para uma proposta que rompe com a dicotomia presente nas dimensões teórica e prática se encaminhando para uma perspectiva de integração relacional e de inovação.Palavras-chave: Formação de Professores; Relação teoria-prática; Inovação. |
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RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE:SUBSÍDIOS DE INOVAÇÃONo processo de formação inicial docente a relação teoria e prática se impõe e desafia os professores formadores. Para compreendera dimensão teórica e prática em uma visão de unidade, este trabalho investigativo objetivou apresentar algumas reflexões, fundamentada em diferentes autores e em alguns marcos legais, sobre as mudanças ocorridas na formação inicial docente no que se refere a relação teoria e prática.Os principais teóricos que embasaram esse estudo foram: Cunha (1998,2013); Lucarelli (2009); Freire (1996); Sousa Santos (1987); Pimenta (2006) e outros. Nesta perspectiva, fez-se uma análise de estudos, já publicados, e na legislação educacional brasileira, priorizando as normativas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). Assim, a formação docente converge para uma proposta que rompe com a dicotomia presente nas dimensões teórica e prática se encaminhando para uma perspectiva de integração relacional e de inovação.Palavras-chave: Formação de Professores; Relação teoria-prática; Inovação.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/297310.18616/ce.v5i2.2973Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2973/2757Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Francisca Ocilma Mendes2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2973Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:06.809452Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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