GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3580 |
Resumo: | Fatores como competitividade, globalização e a alta crescente da introdução das tecnologias em diversas áreas, influenciaram frequentes alterações nas organizações, independentemente de serem públicas ou privadas. Neste contexto, as Instituições de Ensino seguem a mesma lógica o que as direcionam a buscar novas práticas de melhoria contínua de seus serviços. Diante desta problemática, identifica-se a oportunidade de aplicação do Gerenciamento por processo para mitigação de possíveis falhas e proposições de melhorias nas prestações de serviço. Partindo daí este trabalho tem o objetivo de analisar como esta prática vem sendo implementada no âmbito da educação, através de uma revisão sistemática da literatura.Palavras-Chave: Processos de Negócio. Reengenharia. Educação.BUSINESS PROCESS MANAGEMENT IN THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT: A SYSTEMATIC STATE OF ART REVIEWABSTRACTFactors like competitiveness, globalization, and improve of use of technology on various areas, have brought frequent transformations on governmental, and private companies.In this context, Colleges follow the same principle, which drive them to look for new practices for keep improving their services.Focused on this issue, they identify the opportunity to apply process management, in order to block possible failures, and to purpose improvements on the service. Based on this aspect, the objective of this paper is to evaluate the development of this practice on educational area, based on a systematic state of art review.Keywords: Business Process. Reengineering. Education. |
id |
UNESC-24_ec10c883742a4eee63ae227cc4c3e6c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3580 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.Fatores como competitividade, globalização e a alta crescente da introdução das tecnologias em diversas áreas, influenciaram frequentes alterações nas organizações, independentemente de serem públicas ou privadas. Neste contexto, as Instituições de Ensino seguem a mesma lógica o que as direcionam a buscar novas práticas de melhoria contínua de seus serviços. Diante desta problemática, identifica-se a oportunidade de aplicação do Gerenciamento por processo para mitigação de possíveis falhas e proposições de melhorias nas prestações de serviço. Partindo daí este trabalho tem o objetivo de analisar como esta prática vem sendo implementada no âmbito da educação, através de uma revisão sistemática da literatura.Palavras-Chave: Processos de Negócio. Reengenharia. Educação.BUSINESS PROCESS MANAGEMENT IN THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT: A SYSTEMATIC STATE OF ART REVIEWABSTRACTFactors like competitiveness, globalization, and improve of use of technology on various areas, have brought frequent transformations on governmental, and private companies.In this context, Colleges follow the same principle, which drive them to look for new practices for keep improving their services.Focused on this issue, they identify the opportunity to apply process management, in order to block possible failures, and to purpose improvements on the service. Based on this aspect, the objective of this paper is to evaluate the development of this practice on educational area, based on a systematic state of art review.Keywords: Business Process. Reengineering. Education.UNESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/358010.18616/ce.v9i1.3580Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 283 - 299Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 283 - 299Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 283 - 2992317-245210.18616/ce.v9i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3580/5303Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Leonardo Silva2022-03-25T16:13:03Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3580Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:08.327673Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. |
title |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. |
spellingShingle |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Nunes, Leonardo Silva |
title_short |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. |
title_full |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. |
title_fullStr |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. |
title_full_unstemmed |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. |
title_sort |
GERENCIAMENTO POR PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. |
author |
Nunes, Leonardo Silva |
author_facet |
Nunes, Leonardo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Leonardo Silva |
description |
Fatores como competitividade, globalização e a alta crescente da introdução das tecnologias em diversas áreas, influenciaram frequentes alterações nas organizações, independentemente de serem públicas ou privadas. Neste contexto, as Instituições de Ensino seguem a mesma lógica o que as direcionam a buscar novas práticas de melhoria contínua de seus serviços. Diante desta problemática, identifica-se a oportunidade de aplicação do Gerenciamento por processo para mitigação de possíveis falhas e proposições de melhorias nas prestações de serviço. Partindo daí este trabalho tem o objetivo de analisar como esta prática vem sendo implementada no âmbito da educação, através de uma revisão sistemática da literatura.Palavras-Chave: Processos de Negócio. Reengenharia. Educação.BUSINESS PROCESS MANAGEMENT IN THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT: A SYSTEMATIC STATE OF ART REVIEWABSTRACTFactors like competitiveness, globalization, and improve of use of technology on various areas, have brought frequent transformations on governmental, and private companies.In this context, Colleges follow the same principle, which drive them to look for new practices for keep improving their services.Focused on this issue, they identify the opportunity to apply process management, in order to block possible failures, and to purpose improvements on the service. Based on this aspect, the objective of this paper is to evaluate the development of this practice on educational area, based on a systematic state of art review.Keywords: Business Process. Reengineering. Education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3580 10.18616/ce.v9i1.3580 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3580 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i1.3580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3580/5303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 283 - 299 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 283 - 299 Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 283 - 299 2317-2452 10.18616/ce.v9i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937962921984 |