FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neuscharank, Angélica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Durante, Rafael Agatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6088
Resumo: Este texto apresenta um recorte do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura - Artes Visuais, onde foram realizadas algumas experimentações com o livro “O Pequeno Príncipe” (SAINT-EXUPÉRY, 2014). Trata-se da problematização dessa literatura junto a noção de fabulação (DELEUZE, 2011), traçando um caminho de pensamento que se articula com as ideias propostas por Deleuze e Guattari (2010) sobre filosofia, literatura e arte, que possibilitam escapar de modos lineares de compreender as narrativas e tempos de uma história, nos reinventando diante dos modelos e dos elementos considerados principais de um livro tão conhecido como esse, para dar lugar às imagens, passagens e acontecimentos vistos como secundários e aprender com as existências mínimas de escritas que pedem passagem de vida. Com este propósito, buscamos compartilhar as experiências docentes como resultados de uma pesquisa desenvolvida com estudantes de uma turma de sexto ano do ensino fundamental e uma turma de ensino não-formal em uma ONG. Assume-se a fabulação enquanto método de pensamento para operar com a referida literatura na educação como um procedimento de saúde (DELEUZE, 2011), a qual nos faz estar e habitar o mundo pandêmico de outros modos, nos manter vivos pelo ininterrupto movimento de aprender com o que lemos e fabular. Por fim, apresentamos um percurso de experimentação com a literatura, onde foi possível invencionar frases, comer letras, criar livros, envelopes, planetas e “carneiros através de caixas”.
id UNESC-24_fcf6ef956cbb8c1c0585b93e71491979
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6088
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDAEste texto apresenta um recorte do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura - Artes Visuais, onde foram realizadas algumas experimentações com o livro “O Pequeno Príncipe” (SAINT-EXUPÉRY, 2014). Trata-se da problematização dessa literatura junto a noção de fabulação (DELEUZE, 2011), traçando um caminho de pensamento que se articula com as ideias propostas por Deleuze e Guattari (2010) sobre filosofia, literatura e arte, que possibilitam escapar de modos lineares de compreender as narrativas e tempos de uma história, nos reinventando diante dos modelos e dos elementos considerados principais de um livro tão conhecido como esse, para dar lugar às imagens, passagens e acontecimentos vistos como secundários e aprender com as existências mínimas de escritas que pedem passagem de vida. Com este propósito, buscamos compartilhar as experiências docentes como resultados de uma pesquisa desenvolvida com estudantes de uma turma de sexto ano do ensino fundamental e uma turma de ensino não-formal em uma ONG. Assume-se a fabulação enquanto método de pensamento para operar com a referida literatura na educação como um procedimento de saúde (DELEUZE, 2011), a qual nos faz estar e habitar o mundo pandêmico de outros modos, nos manter vivos pelo ininterrupto movimento de aprender com o que lemos e fabular. Por fim, apresentamos um percurso de experimentação com a literatura, onde foi possível invencionar frases, comer letras, criar livros, envelopes, planetas e “carneiros através de caixas”.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/608810.18616/ce.v9i3.6088Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 53-72Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 53-72Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 53-722317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6088/5510Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeuscharank, AngélicaDurante, Rafael Agatti2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6088Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.218940Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA
title FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA
spellingShingle FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA
Neuscharank, Angélica
title_short FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA
title_full FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA
title_fullStr FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA
title_full_unstemmed FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA
title_sort FABULAÇÕES JUNTO À LITERATURA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”: ESCRITAS QUE PEDEM PASSAGEM DE VIDA
author Neuscharank, Angélica
author_facet Neuscharank, Angélica
Durante, Rafael Agatti
author_role author
author2 Durante, Rafael Agatti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neuscharank, Angélica
Durante, Rafael Agatti
description Este texto apresenta um recorte do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura - Artes Visuais, onde foram realizadas algumas experimentações com o livro “O Pequeno Príncipe” (SAINT-EXUPÉRY, 2014). Trata-se da problematização dessa literatura junto a noção de fabulação (DELEUZE, 2011), traçando um caminho de pensamento que se articula com as ideias propostas por Deleuze e Guattari (2010) sobre filosofia, literatura e arte, que possibilitam escapar de modos lineares de compreender as narrativas e tempos de uma história, nos reinventando diante dos modelos e dos elementos considerados principais de um livro tão conhecido como esse, para dar lugar às imagens, passagens e acontecimentos vistos como secundários e aprender com as existências mínimas de escritas que pedem passagem de vida. Com este propósito, buscamos compartilhar as experiências docentes como resultados de uma pesquisa desenvolvida com estudantes de uma turma de sexto ano do ensino fundamental e uma turma de ensino não-formal em uma ONG. Assume-se a fabulação enquanto método de pensamento para operar com a referida literatura na educação como um procedimento de saúde (DELEUZE, 2011), a qual nos faz estar e habitar o mundo pandêmico de outros modos, nos manter vivos pelo ininterrupto movimento de aprender com o que lemos e fabular. Por fim, apresentamos um percurso de experimentação com a literatura, onde foi possível invencionar frases, comer letras, criar livros, envelopes, planetas e “carneiros através de caixas”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6088
10.18616/ce.v9i3.6088
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6088
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i3.6088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6088/5510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 53-72
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 53-72
Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 53-72
2317-2452
10.18616/ce.v9i3
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938411712512