O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337 |
Resumo: | O estudo focaliza as transformações do conceito de número para o ensino de matemática nas séries iniciais da escolaridade. Toma como referência temporal a emergência do que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Em uma de suas conclusões, o texto revela que, diferentemente de movimentos pedagógicos anteriores, o MMM constrói novas formas elementares de ensino de matemática, para antecederem o ensino do sistema de numeração, conteúdo este, que sempre esteve ao início da escolaridade. |
id |
UNESP-14_3748f78da3cc20c8e733174b5d62cb76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5337 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para criançasensino primárioaritméticaMovimento da Matemática ModernanúmeroO estudo focaliza as transformações do conceito de número para o ensino de matemática nas séries iniciais da escolaridade. Toma como referência temporal a emergência do que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Em uma de suas conclusões, o texto revela que, diferentemente de movimentos pedagógicos anteriores, o MMM constrói novas formas elementares de ensino de matemática, para antecederem o ensino do sistema de numeração, conteúdo este, que sempre esteve ao início da escolaridade.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa históricaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 44 (2012); 1417-14411980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337/5491Valente, Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:00:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5337Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:00:02Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças |
title |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças |
spellingShingle |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças Valente, Wagner Rodrigues ensino primário aritmética Movimento da Matemática Moderna número |
title_short |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças |
title_full |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças |
title_fullStr |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças |
title_full_unstemmed |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças |
title_sort |
O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino primário aritmética Movimento da Matemática Moderna número |
topic |
ensino primário aritmética Movimento da Matemática Moderna número |
description |
O estudo focaliza as transformações do conceito de número para o ensino de matemática nas séries iniciais da escolaridade. Toma como referência temporal a emergência do que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Em uma de suas conclusões, o texto revela que, diferentemente de movimentos pedagógicos anteriores, o MMM constrói novas formas elementares de ensino de matemática, para antecederem o ensino do sistema de numeração, conteúdo este, que sempre esteve ao início da escolaridade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337/5491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 44 (2012); 1417-1441 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874310766592 |