O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337
Resumo: O estudo focaliza as transformações do conceito de número para o ensino de matemática nas séries iniciais da escolaridade. Toma como referência temporal a emergência do que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Em uma de suas conclusões, o texto revela que, diferentemente de movimentos pedagógicos anteriores, o MMM constrói novas formas elementares de ensino de matemática, para antecederem o ensino do sistema de numeração, conteúdo este, que sempre esteve ao início da escolaridade.
id UNESP-14_3748f78da3cc20c8e733174b5d62cb76
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5337
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para criançasensino primárioaritméticaMovimento da Matemática ModernanúmeroO estudo focaliza as transformações do conceito de número para o ensino de matemática nas séries iniciais da escolaridade. Toma como referência temporal a emergência do que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Em uma de suas conclusões, o texto revela que, diferentemente de movimentos pedagógicos anteriores, o MMM constrói novas formas elementares de ensino de matemática, para antecederem o ensino do sistema de numeração, conteúdo este, que sempre esteve ao início da escolaridade.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa históricaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 44 (2012); 1417-14411980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337/5491Valente, Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:00:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5337Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:00:02Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
title O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
spellingShingle O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
Valente, Wagner Rodrigues
ensino primário
aritmética
Movimento da Matemática Moderna
número
title_short O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
title_full O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
title_fullStr O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
title_full_unstemmed O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
title_sort O que é número? Produção, circulação e apropriação de uma nova matemática para crianças
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv ensino primário
aritmética
Movimento da Matemática Moderna
número
topic ensino primário
aritmética
Movimento da Matemática Moderna
número
description O estudo focaliza as transformações do conceito de número para o ensino de matemática nas séries iniciais da escolaridade. Toma como referência temporal a emergência do que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Em uma de suas conclusões, o texto revela que, diferentemente de movimentos pedagógicos anteriores, o MMM constrói novas formas elementares de ensino de matemática, para antecederem o ensino do sistema de numeração, conteúdo este, que sempre esteve ao início da escolaridade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5337/5491
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 44 (2012); 1417-1441
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874310766592