Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairral, Marcelo Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10530
Resumo: A constituição de comunidades de aprendizagem que prestam atenção nos processos interativos e nas idiossincrasias do discurso estabelecido na virtualidade, ainda constitui demanda da pesquisa interessada nas mediações através da Internet. Neste artigo, relataremos contribuições das teleinterações para o desenvolvimento docente. Particularmente, (i) apresentamos características discursivas da teleinteração no chat, bem como dificuldades inerentes as mesmas, (ii) identificamos momentos reflexivos e (iii) exemplificamos elementos do conhecimento profissional que se ressignificaram colaborativamente através das teleinterações. Concluindo, ressaltaremos contribuições e singularidades do processo interativo nos chats.
id UNESP-14_3ad52100022eb0b36124998eb4fcbe39
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10530
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chatsDesenvolvimento Profissional. Matemática. Discurso Docente. Interações em Chats.A constituição de comunidades de aprendizagem que prestam atenção nos processos interativos e nas idiossincrasias do discurso estabelecido na virtualidade, ainda constitui demanda da pesquisa interessada nas mediações através da Internet. Neste artigo, relataremos contribuições das teleinterações para o desenvolvimento docente. Particularmente, (i) apresentamos características discursivas da teleinteração no chat, bem como dificuldades inerentes as mesmas, (ii) identificamos momentos reflexivos e (iii) exemplificamos elementos do conhecimento profissional que se ressignificaram colaborativamente através das teleinterações. Concluindo, ressaltaremos contribuições e singularidades do processo interativo nos chats.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10530Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 37-611980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10530/6936Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBairral, Marcelo Almeida2015-09-24T13:00:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10530Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T13:00:51Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats
title Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats
spellingShingle Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats
Bairral, Marcelo Almeida
Desenvolvimento Profissional. Matemática. Discurso Docente. Interações em Chats.
title_short Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats
title_full Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats
title_fullStr Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats
title_full_unstemmed Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats
title_sort Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats
author Bairral, Marcelo Almeida
author_facet Bairral, Marcelo Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairral, Marcelo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Profissional. Matemática. Discurso Docente. Interações em Chats.
topic Desenvolvimento Profissional. Matemática. Discurso Docente. Interações em Chats.
description A constituição de comunidades de aprendizagem que prestam atenção nos processos interativos e nas idiossincrasias do discurso estabelecido na virtualidade, ainda constitui demanda da pesquisa interessada nas mediações através da Internet. Neste artigo, relataremos contribuições das teleinterações para o desenvolvimento docente. Particularmente, (i) apresentamos características discursivas da teleinteração no chat, bem como dificuldades inerentes as mesmas, (ii) identificamos momentos reflexivos e (iii) exemplificamos elementos do conhecimento profissional que se ressignificaram colaborativamente através das teleinterações. Concluindo, ressaltaremos contribuições e singularidades do processo interativo nos chats.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10530
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10530/6936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 37-61
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875853221888