A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vera Helena Giusti de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Galvão, Maria Elisa Esteves Lopes, Miashiro, Paulo Masanobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10195
Resumo: Nossa motivação surgiu da constatação de que uma das dificuldades, no estudo das funções trigonométricas, é a compreensão de conceitos como o do ciclo trigonométrico e da medida de um ângulo em radianos. Nosso objetivo foi investigar a contribuição de um ensino apoiado em construções com uma geometria dinâmica e em materiais concretos. Baseados na Teoria da Aprendizagem Significativa, escolhemos os conceitos subsunçores relacionados à definição da função seno e aplicamos uma intervenção, com base no Design Based Research, num trabalho em quatro sessões com nove alunos de uma turma de Licenciatura em Matemática. Para elaborar as atividades, consideramos o desenvolvimento histórico de conceitos da Trigonometria e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final da intervenção, verificamos que esta não foi suficiente para uma aprendizagem significativa desses conceitos; contudo, observamos que todos os participantes conseguiram construir uma tabela e um gráfico de uma função periódica e, para dois deles, esse gráfico é o da função seno.
id UNESP-14_50798ad4e3d56f4a3aad63c5a8c98404
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10195
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Transição das Razões para as Funções TrigonométricasAprendizagem Significativa. Conceito Subsunçor. Trigonometria. Funções Trigonométricas. Cabri-Géomètre II.Nossa motivação surgiu da constatação de que uma das dificuldades, no estudo das funções trigonométricas, é a compreensão de conceitos como o do ciclo trigonométrico e da medida de um ângulo em radianos. Nosso objetivo foi investigar a contribuição de um ensino apoiado em construções com uma geometria dinâmica e em materiais concretos. Baseados na Teoria da Aprendizagem Significativa, escolhemos os conceitos subsunçores relacionados à definição da função seno e aplicamos uma intervenção, com base no Design Based Research, num trabalho em quatro sessões com nove alunos de uma turma de Licenciatura em Matemática. Para elaborar as atividades, consideramos o desenvolvimento histórico de conceitos da Trigonometria e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final da intervenção, verificamos que esta não foi suficiente para uma aprendizagem significativa desses conceitos; contudo, observamos que todos os participantes conseguiram construir uma tabela e um gráfico de uma função periódica e, para dois deles, esse gráfico é o da função seno.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10195Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 1127 - 11441980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10195/7956https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10195/10571Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vera Helena Giusti deGalvão, Maria Elisa Esteves LopesMiashiro, Paulo Masanobo2017-05-03T09:56:16Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10195Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2017-05-03T09:56:16Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
title A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
spellingShingle A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
Souza, Vera Helena Giusti de
Aprendizagem Significativa. Conceito Subsunçor. Trigonometria. Funções Trigonométricas. Cabri-Géomètre II.
title_short A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
title_full A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
title_fullStr A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
title_full_unstemmed A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
title_sort A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
author Souza, Vera Helena Giusti de
author_facet Souza, Vera Helena Giusti de
Galvão, Maria Elisa Esteves Lopes
Miashiro, Paulo Masanobo
author_role author
author2 Galvão, Maria Elisa Esteves Lopes
Miashiro, Paulo Masanobo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vera Helena Giusti de
Galvão, Maria Elisa Esteves Lopes
Miashiro, Paulo Masanobo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa. Conceito Subsunçor. Trigonometria. Funções Trigonométricas. Cabri-Géomètre II.
topic Aprendizagem Significativa. Conceito Subsunçor. Trigonometria. Funções Trigonométricas. Cabri-Géomètre II.
description Nossa motivação surgiu da constatação de que uma das dificuldades, no estudo das funções trigonométricas, é a compreensão de conceitos como o do ciclo trigonométrico e da medida de um ângulo em radianos. Nosso objetivo foi investigar a contribuição de um ensino apoiado em construções com uma geometria dinâmica e em materiais concretos. Baseados na Teoria da Aprendizagem Significativa, escolhemos os conceitos subsunçores relacionados à definição da função seno e aplicamos uma intervenção, com base no Design Based Research, num trabalho em quatro sessões com nove alunos de uma turma de Licenciatura em Matemática. Para elaborar as atividades, consideramos o desenvolvimento histórico de conceitos da Trigonometria e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final da intervenção, verificamos que esta não foi suficiente para uma aprendizagem significativa desses conceitos; contudo, observamos que todos os participantes conseguiram construir uma tabela e um gráfico de uma função periódica e, para dois deles, esse gráfico é o da função seno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10195
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10195/7956
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10195/10571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 1127 - 1144
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875576397824