Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568 |
Resumo: | Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou descrever e discutir indícios/características dos processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados na produção escrita de estudantes de Matemática ao resolverem questões discursivas do ENADE. Analisamos os registros escritos de duas questões que foram aplicadas em uma turma do quarto ano do curso de Matemática de uma universidade norte paranaense. Concluímos, segundo a teoria de Dreyfus (2002), que: seis estudantes mobilizaram o processo de representação simbólica, três estudantes mobilizaram o processo de visualização, quatro estudantes mobilizaram o processo de mudança de representações e tradução entre elas, dois estudantes mobilizaram o processo de modelação, quatro estudantes mobilizaram o processo de sintetização e nenhum estudante mobilizou o processo de generalização. No entanto, inferimos que nenhum estudante mobilizou todos os processos do Pensamento Matemático Avançado em suas resoluções. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE. |
id |
UNESP-14_708889c2fec6916c667f23daea64cf72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8568 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADEEducação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou descrever e discutir indícios/características dos processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados na produção escrita de estudantes de Matemática ao resolverem questões discursivas do ENADE. Analisamos os registros escritos de duas questões que foram aplicadas em uma turma do quarto ano do curso de Matemática de uma universidade norte paranaense. Concluímos, segundo a teoria de Dreyfus (2002), que: seis estudantes mobilizaram o processo de representação simbólica, três estudantes mobilizaram o processo de visualização, quatro estudantes mobilizaram o processo de mudança de representações e tradução entre elas, dois estudantes mobilizaram o processo de modelação, quatro estudantes mobilizaram o processo de sintetização e nenhum estudante mobilizou o processo de generalização. No entanto, inferimos que nenhum estudante mobilizou todos os processos do Pensamento Matemático Avançado em suas resoluções. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 206-2221980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568/6593https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568/9985Gereti, Laís Cristina VielSavioli, Angela Marta Pereira das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8568Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE |
title |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE |
spellingShingle |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE Gereti, Laís Cristina Viel Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE. |
title_short |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE |
title_full |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE |
title_fullStr |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE |
title_full_unstemmed |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE |
title_sort |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE |
author |
Gereti, Laís Cristina Viel |
author_facet |
Gereti, Laís Cristina Viel Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
author_role |
author |
author2 |
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gereti, Laís Cristina Viel Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE. |
topic |
Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE. |
description |
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou descrever e discutir indícios/características dos processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados na produção escrita de estudantes de Matemática ao resolverem questões discursivas do ENADE. Analisamos os registros escritos de duas questões que foram aplicadas em uma turma do quarto ano do curso de Matemática de uma universidade norte paranaense. Concluímos, segundo a teoria de Dreyfus (2002), que: seis estudantes mobilizaram o processo de representação simbólica, três estudantes mobilizaram o processo de visualização, quatro estudantes mobilizaram o processo de mudança de representações e tradução entre elas, dois estudantes mobilizaram o processo de modelação, quatro estudantes mobilizaram o processo de sintetização e nenhum estudante mobilizou o processo de generalização. No entanto, inferimos que nenhum estudante mobilizou todos os processos do Pensamento Matemático Avançado em suas resoluções. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568/6593 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568/9985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 206-222 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875101392896 |