O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5802 |
Resumo: | Resumo Desde as primeiras décadas do século XX, foi constatada nos currículos dos cursos de formação de professores a existência de uma disciplina cuja constituição, funcionamento e objetivos têm como pressuposto ensinar a ensinar a matemática. Historicamente, a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática tem aparecido nos cursos de Licenciatura em Matemática com distintas denominações. Ao longo dessas mudanças, os pressupostos e as características dessa disciplina foram se modificando. Tomando como metodologia de pesquisa a análise documental e a história oral, e como referencial teórico os estudos de André Chervel (1990), este trabalho teve como objetivo compreender o processo histórico de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática em cursos de licenciatura em Matemática de instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo (USP, UNICAMP e UNESP-Rio Claro), buscando conhecer a gênese e o desenvolvimento histórico da disciplina, identificando conteúdos e métodos propostos bem como as mudanças pelas quais passou a disciplina. Palavras-chave: Disciplinas Escolares. Formação de Professores. História da Educação Matemática. Metodologia do Ensino de Matemática. The Historical Process of Disciplinarization of the Methodology of Mathematics Teaching Abstract Since the early decades of the 20th century, one can note the presence of a discipline whose constitution, operation and objectives are aimed at teaching how to teach mathematics. Historically, the course Methodology of Mathematics Teaching has appeared in university programs aimed at preparing mathematics teachers under various different names. Throughout such changes, the backgrounds and features of that course have been changing. Using a research methodology based on documental analyses and oral history, and as a theoretical reference the studies of André Chervel (1990), the goal of this study was to understand the historical process of disciplinarization of the Methodology of Mathematics Teaching in undergraduate courses to prepare mathematics teachers in public universities in the state of São Paulo (USP, UNICAMP and UNESPRio Claro), seeking to understand the origin and the historical development of that course, identifying contents and methods proposed as well as the changes the course has undergone. Keywords: School Disciplines. Teaching Preparation. History of Mathematical Education. Methodology of Mathematics Teaching. |
id |
UNESP-14_8445eebd5396617e13892d63b18ab5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5802 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de MatemáticaDisciplinas Escolares. Formação de Professores. História da Educação Matemática. Metodologia do Ensino de Matemática. Resumo Desde as primeiras décadas do século XX, foi constatada nos currículos dos cursos de formação de professores a existência de uma disciplina cuja constituição, funcionamento e objetivos têm como pressuposto ensinar a ensinar a matemática. Historicamente, a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática tem aparecido nos cursos de Licenciatura em Matemática com distintas denominações. Ao longo dessas mudanças, os pressupostos e as características dessa disciplina foram se modificando. Tomando como metodologia de pesquisa a análise documental e a história oral, e como referencial teórico os estudos de André Chervel (1990), este trabalho teve como objetivo compreender o processo histórico de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática em cursos de licenciatura em Matemática de instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo (USP, UNICAMP e UNESP-Rio Claro), buscando conhecer a gênese e o desenvolvimento histórico da disciplina, identificando conteúdos e métodos propostos bem como as mudanças pelas quais passou a disciplina. Palavras-chave: Disciplinas Escolares. Formação de Professores. História da Educação Matemática. Metodologia do Ensino de Matemática. The Historical Process of Disciplinarization of the Methodology of Mathematics Teaching Abstract Since the early decades of the 20th century, one can note the presence of a discipline whose constitution, operation and objectives are aimed at teaching how to teach mathematics. Historically, the course Methodology of Mathematics Teaching has appeared in university programs aimed at preparing mathematics teachers under various different names. Throughout such changes, the backgrounds and features of that course have been changing. Using a research methodology based on documental analyses and oral history, and as a theoretical reference the studies of André Chervel (1990), the goal of this study was to understand the historical process of disciplinarization of the Methodology of Mathematics Teaching in undergraduate courses to prepare mathematics teachers in public universities in the state of São Paulo (USP, UNICAMP and UNESPRio Claro), seeking to understand the origin and the historical development of that course, identifying contents and methods proposed as well as the changes the course has undergone. Keywords: School Disciplines. Teaching Preparation. History of Mathematical Education. Methodology of Mathematics Teaching.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5802Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 42A (2012); p. 163-1911980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5802/4425Ferreira, Viviane LovattiSantos, Vinicio de Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-21T06:06:36Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5802Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-05-21T06:06:36Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática |
title |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática |
spellingShingle |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática Ferreira, Viviane Lovatti Disciplinas Escolares. Formação de Professores. História da Educação Matemática. Metodologia do Ensino de Matemática. |
title_short |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática |
title_full |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática |
title_fullStr |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática |
title_sort |
O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática |
author |
Ferreira, Viviane Lovatti |
author_facet |
Ferreira, Viviane Lovatti Santos, Vinicio de Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vinicio de Macedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Viviane Lovatti Santos, Vinicio de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplinas Escolares. Formação de Professores. História da Educação Matemática. Metodologia do Ensino de Matemática. |
topic |
Disciplinas Escolares. Formação de Professores. História da Educação Matemática. Metodologia do Ensino de Matemática. |
description |
Resumo Desde as primeiras décadas do século XX, foi constatada nos currículos dos cursos de formação de professores a existência de uma disciplina cuja constituição, funcionamento e objetivos têm como pressuposto ensinar a ensinar a matemática. Historicamente, a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática tem aparecido nos cursos de Licenciatura em Matemática com distintas denominações. Ao longo dessas mudanças, os pressupostos e as características dessa disciplina foram se modificando. Tomando como metodologia de pesquisa a análise documental e a história oral, e como referencial teórico os estudos de André Chervel (1990), este trabalho teve como objetivo compreender o processo histórico de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática em cursos de licenciatura em Matemática de instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo (USP, UNICAMP e UNESP-Rio Claro), buscando conhecer a gênese e o desenvolvimento histórico da disciplina, identificando conteúdos e métodos propostos bem como as mudanças pelas quais passou a disciplina. Palavras-chave: Disciplinas Escolares. Formação de Professores. História da Educação Matemática. Metodologia do Ensino de Matemática. The Historical Process of Disciplinarization of the Methodology of Mathematics Teaching Abstract Since the early decades of the 20th century, one can note the presence of a discipline whose constitution, operation and objectives are aimed at teaching how to teach mathematics. Historically, the course Methodology of Mathematics Teaching has appeared in university programs aimed at preparing mathematics teachers under various different names. Throughout such changes, the backgrounds and features of that course have been changing. Using a research methodology based on documental analyses and oral history, and as a theoretical reference the studies of André Chervel (1990), the goal of this study was to understand the historical process of disciplinarization of the Methodology of Mathematics Teaching in undergraduate courses to prepare mathematics teachers in public universities in the state of São Paulo (USP, UNICAMP and UNESPRio Claro), seeking to understand the origin and the historical development of that course, identifying contents and methods proposed as well as the changes the course has undergone. Keywords: School Disciplines. Teaching Preparation. History of Mathematical Education. Methodology of Mathematics Teaching. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5802 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5802/4425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 42A (2012); p. 163-191 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874388361216 |