Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671 |
Resumo: | Nos cursos de graduação em Matemática, observa-se que mesmo alunos cursando os últimos semestres apresentam deficiências no desenvolvimento do pensamento abstrato em geometria. Tais alunos não conseguem relacionar sistemas axiomáticos diversos, como também têm dificuldades em sistematizar o pensamento dentro da própria geometria euclidiana. Buscando entender esta problemática, iniciou-se a pesquisa sobre o Modelo de van Hiele do pensamento geométrico, que é apresentado, na literatura, como guia para aprendizagem em geometria. Apesar da importância que tem sido dada ao Modelo, tem sido pouco pesquisado no Brasil. O Modelo consiste de cinco níveis de compreensão que descrevem as características do processo de pensamento, e de cinco fases seqüenciais de ensino que favorecem a aquisição de um nível de pensamento de um determinado tópico de geometria. |
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Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van HieleNos cursos de graduação em Matemática, observa-se que mesmo alunos cursando os últimos semestres apresentam deficiências no desenvolvimento do pensamento abstrato em geometria. Tais alunos não conseguem relacionar sistemas axiomáticos diversos, como também têm dificuldades em sistematizar o pensamento dentro da própria geometria euclidiana. Buscando entender esta problemática, iniciou-se a pesquisa sobre o Modelo de van Hiele do pensamento geométrico, que é apresentado, na literatura, como guia para aprendizagem em geometria. Apesar da importância que tem sido dada ao Modelo, tem sido pouco pesquisado no Brasil. O Modelo consiste de cinco níveis de compreensão que descrevem as características do processo de pensamento, e de cinco fases seqüenciais de ensino que favorecem a aquisição de um nível de pensamento de um determinado tópico de geometria.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 9 n. 10 (1994); 21-301980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671/7055Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKaleff, Ana Maria Martensen RolandHenriques, Almir de SouzaRei, Duke MonteiroFigueiredo, Luiz Guilherme2015-10-13T23:49:25Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10671Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:49:25Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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