Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaleff, Ana Maria Martensen Roland
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Henriques, Almir de Souza, Rei, Duke Monteiro, Figueiredo, Luiz Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671
Resumo: Nos cursos de graduação em Matemática, observa-se que mesmo alunos cursando os últimos semestres apresentam deficiências no desenvolvimento do pensamento abstrato em geometria. Tais alunos não conseguem relacionar sistemas axiomáticos diversos, como também têm dificuldades em sistematizar o pensamento dentro da própria geometria euclidiana. Buscando entender esta problemática, iniciou-se a pesquisa sobre o Modelo de van Hiele do pensamento geométrico, que é apresentado, na literatura, como guia para aprendizagem em geometria. Apesar da importância que tem sido dada ao Modelo, tem sido pouco pesquisado no Brasil. O Modelo consiste de cinco níveis de compreensão que descrevem as características do processo de pensamento, e de cinco fases seqüenciais de ensino que favorecem a aquisição de um nível de pensamento de um determinado tópico de geometria.
id UNESP-14_cde075ac000717b8e3f5d56f3675f303
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10671
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van HieleNos cursos de graduação em Matemática, observa-se que mesmo alunos cursando os últimos semestres apresentam deficiências no desenvolvimento do pensamento abstrato em geometria. Tais alunos não conseguem relacionar sistemas axiomáticos diversos, como também têm dificuldades em sistematizar o pensamento dentro da própria geometria euclidiana. Buscando entender esta problemática, iniciou-se a pesquisa sobre o Modelo de van Hiele do pensamento geométrico, que é apresentado, na literatura, como guia para aprendizagem em geometria. Apesar da importância que tem sido dada ao Modelo, tem sido pouco pesquisado no Brasil. O Modelo consiste de cinco níveis de compreensão que descrevem as características do processo de pensamento, e de cinco fases seqüenciais de ensino que favorecem a aquisição de um nível de pensamento de um determinado tópico de geometria.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 9 n. 10 (1994); 21-301980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671/7055Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKaleff, Ana Maria Martensen RolandHenriques, Almir de SouzaRei, Duke MonteiroFigueiredo, Luiz Guilherme2015-10-13T23:49:25Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10671Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:49:25Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
title Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
spellingShingle Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
Kaleff, Ana Maria Martensen Roland
title_short Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
title_full Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
title_fullStr Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
title_full_unstemmed Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
title_sort Desenvolvimento do Pensamento Geométrico – O Modelo de Van Hiele
author Kaleff, Ana Maria Martensen Roland
author_facet Kaleff, Ana Maria Martensen Roland
Henriques, Almir de Souza
Rei, Duke Monteiro
Figueiredo, Luiz Guilherme
author_role author
author2 Henriques, Almir de Souza
Rei, Duke Monteiro
Figueiredo, Luiz Guilherme
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaleff, Ana Maria Martensen Roland
Henriques, Almir de Souza
Rei, Duke Monteiro
Figueiredo, Luiz Guilherme
description Nos cursos de graduação em Matemática, observa-se que mesmo alunos cursando os últimos semestres apresentam deficiências no desenvolvimento do pensamento abstrato em geometria. Tais alunos não conseguem relacionar sistemas axiomáticos diversos, como também têm dificuldades em sistematizar o pensamento dentro da própria geometria euclidiana. Buscando entender esta problemática, iniciou-se a pesquisa sobre o Modelo de van Hiele do pensamento geométrico, que é apresentado, na literatura, como guia para aprendizagem em geometria. Apesar da importância que tem sido dada ao Modelo, tem sido pouco pesquisado no Brasil. O Modelo consiste de cinco níveis de compreensão que descrevem as características do processo de pensamento, e de cinco fases seqüenciais de ensino que favorecem a aquisição de um nível de pensamento de um determinado tópico de geometria.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10671/7055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 9 n. 10 (1994); 21-30
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876303060992