Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knijnik, Gelsa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Duarte, Claudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4269
Resumo: O artigo tem por objetivo problematizar o enunciado que diz da importância de trazer a “realidade” do aluno para as aulas de matemática. O material de pesquisa abrange os anais dos três congressos brasileiros de Etnomatemática e os dos três últimos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Servindo-se de ferramentas teóricas oriundas do pensamento de Foucault e de Wittgenstein, o artigo examina entrelaçamentos do enunciado estudado com outros do campo educacional, que, em sua dispersão, produzem efeitos de verdade no discurso da Educação Matemática Escolar. O trabalho investigativo mostrou: a) como o enunciado estudado atravessa diferentes vertentes educacionais, não sendo restrito ao campo da Etnomatemática e b) os entrelaçamentos do enunciado com outros do campo educacional, que o legitimam e o sustentam: “trazer a ‘realidade’” do aluno é importante para transformar socialmente o mundo e “trazer a ‘realidade’ do aluno” possibilita dar significado aos conteúdos matemáticos, suscitando seu interesse pela aprendizagem.
id UNESP-14_f2fb216e99455e171afe2914ecaf3787
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4269
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de MatemáticaDiscurso Pedagógico. Realidade. Educação Matemática Escolar.O artigo tem por objetivo problematizar o enunciado que diz da importância de trazer a “realidade” do aluno para as aulas de matemática. O material de pesquisa abrange os anais dos três congressos brasileiros de Etnomatemática e os dos três últimos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Servindo-se de ferramentas teóricas oriundas do pensamento de Foucault e de Wittgenstein, o artigo examina entrelaçamentos do enunciado estudado com outros do campo educacional, que, em sua dispersão, produzem efeitos de verdade no discurso da Educação Matemática Escolar. O trabalho investigativo mostrou: a) como o enunciado estudado atravessa diferentes vertentes educacionais, não sendo restrito ao campo da Etnomatemática e b) os entrelaçamentos do enunciado com outros do campo educacional, que o legitimam e o sustentam: “trazer a ‘realidade’” do aluno é importante para transformar socialmente o mundo e “trazer a ‘realidade’ do aluno” possibilita dar significado aos conteúdos matemáticos, suscitando seu interesse pela aprendizagem.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4269Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 863-8861980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4269/3427Knijnik, GelsaDuarte, Claudia Glavaminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:10:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4269Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:10:27Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática
title Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática
spellingShingle Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática
Knijnik, Gelsa
Discurso Pedagógico. Realidade. Educação Matemática Escolar.
title_short Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática
title_full Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática
title_fullStr Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática
title_full_unstemmed Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática
title_sort Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática
author Knijnik, Gelsa
author_facet Knijnik, Gelsa
Duarte, Claudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Claudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knijnik, Gelsa
Duarte, Claudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso Pedagógico. Realidade. Educação Matemática Escolar.
topic Discurso Pedagógico. Realidade. Educação Matemática Escolar.
description O artigo tem por objetivo problematizar o enunciado que diz da importância de trazer a “realidade” do aluno para as aulas de matemática. O material de pesquisa abrange os anais dos três congressos brasileiros de Etnomatemática e os dos três últimos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Servindo-se de ferramentas teóricas oriundas do pensamento de Foucault e de Wittgenstein, o artigo examina entrelaçamentos do enunciado estudado com outros do campo educacional, que, em sua dispersão, produzem efeitos de verdade no discurso da Educação Matemática Escolar. O trabalho investigativo mostrou: a) como o enunciado estudado atravessa diferentes vertentes educacionais, não sendo restrito ao campo da Etnomatemática e b) os entrelaçamentos do enunciado com outros do campo educacional, que o legitimam e o sustentam: “trazer a ‘realidade’” do aluno é importante para transformar socialmente o mundo e “trazer a ‘realidade’ do aluno” possibilita dar significado aos conteúdos matemáticos, suscitando seu interesse pela aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4269
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4269/3427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 863-886
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873904967680