Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225 |
Resumo: | Este artigo apresenta considerações sobre legislações, dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática que discutem essa temática e algumas reflexões sobre inclusão escolar a partir de recortes das narrativas de professores que ensinam matemática de um município do estado de São Paulo, participantes da pesquisa de E. Rosa (2014). Em tal pesquisa foram entrevistados nove professores, sendo sete professores de Matemática e duas professoras de Educação Especial. Para constituir essas narrativas foi utilizada como metodologia a da História Oral. Ao final concluímos que quando estamos falando sobre inclusão escolar, estamos falando de outro “modelo de escola”, pois este em que as professoras relatam e que aí está continua à excluir, até mesmo inconscientemente as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. |
id |
UNESP-15_14bcf1d9ab8d3083d2eab9dce81470d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8225 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemáticaEducação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas.Este artigo apresenta considerações sobre legislações, dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática que discutem essa temática e algumas reflexões sobre inclusão escolar a partir de recortes das narrativas de professores que ensinam matemática de um município do estado de São Paulo, participantes da pesquisa de E. Rosa (2014). Em tal pesquisa foram entrevistados nove professores, sendo sete professores de Matemática e duas professoras de Educação Especial. Para constituir essas narrativas foi utilizada como metodologia a da História Oral. Ao final concluímos que quando estamos falando sobre inclusão escolar, estamos falando de outro “modelo de escola”, pois este em que as professoras relatam e que aí está continua à excluir, até mesmo inconscientemente as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/822510.21723/RIAEE.v11.n2.p690Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 690-709Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 690-7091982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225/5822Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Erica Aparecida CapasioBaraldi, Ivete Maria2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8225Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática |
title |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática |
spellingShingle |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática Rosa, Erica Aparecida Capasio Educação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas. |
title_short |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática |
title_full |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática |
title_fullStr |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática |
title_sort |
Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática |
author |
Rosa, Erica Aparecida Capasio |
author_facet |
Rosa, Erica Aparecida Capasio Baraldi, Ivete Maria |
author_role |
author |
author2 |
Baraldi, Ivete Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Erica Aparecida Capasio Baraldi, Ivete Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas. |
topic |
Educação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas. |
description |
Este artigo apresenta considerações sobre legislações, dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática que discutem essa temática e algumas reflexões sobre inclusão escolar a partir de recortes das narrativas de professores que ensinam matemática de um município do estado de São Paulo, participantes da pesquisa de E. Rosa (2014). Em tal pesquisa foram entrevistados nove professores, sendo sete professores de Matemática e duas professoras de Educação Especial. Para constituir essas narrativas foi utilizada como metodologia a da História Oral. Ao final concluímos que quando estamos falando sobre inclusão escolar, estamos falando de outro “modelo de escola”, pois este em que as professoras relatam e que aí está continua à excluir, até mesmo inconscientemente as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225 10.21723/RIAEE.v11.n2.p690 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225 |
identifier_str_mv |
10.21723/RIAEE.v11.n2.p690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225/5822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 690-709 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 690-709 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854367899648 |