Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Erica Aparecida Capasio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Baraldi, Ivete Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225
Resumo: Este artigo apresenta considerações sobre legislações, dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática que discutem essa temática e algumas reflexões sobre inclusão escolar a partir de recortes das narrativas de professores que ensinam matemática de um município do estado de São Paulo, participantes da pesquisa de E. Rosa (2014). Em tal pesquisa foram entrevistados nove professores, sendo sete professores de Matemática e duas professoras de Educação Especial. Para constituir essas narrativas foi utilizada como metodologia a da História Oral. Ao final concluímos que quando estamos falando sobre inclusão escolar, estamos falando de outro “modelo de escola”, pois este em que as professoras relatam e que aí está continua à excluir, até mesmo inconscientemente as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
id UNESP-15_14bcf1d9ab8d3083d2eab9dce81470d5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8225
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemáticaEducação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas.Este artigo apresenta considerações sobre legislações, dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática que discutem essa temática e algumas reflexões sobre inclusão escolar a partir de recortes das narrativas de professores que ensinam matemática de um município do estado de São Paulo, participantes da pesquisa de E. Rosa (2014). Em tal pesquisa foram entrevistados nove professores, sendo sete professores de Matemática e duas professoras de Educação Especial. Para constituir essas narrativas foi utilizada como metodologia a da História Oral. Ao final concluímos que quando estamos falando sobre inclusão escolar, estamos falando de outro “modelo de escola”, pois este em que as professoras relatam e que aí está continua à excluir, até mesmo inconscientemente as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/822510.21723/RIAEE.v11.n2.p690Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 690-709Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 690-7091982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225/5822Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Erica Aparecida CapasioBaraldi, Ivete Maria2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8225Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
title Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
spellingShingle Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
Rosa, Erica Aparecida Capasio
Educação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas.
title_short Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
title_full Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
title_fullStr Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
title_full_unstemmed Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
title_sort Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática
author Rosa, Erica Aparecida Capasio
author_facet Rosa, Erica Aparecida Capasio
Baraldi, Ivete Maria
author_role author
author2 Baraldi, Ivete Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Erica Aparecida Capasio
Baraldi, Ivete Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas.
topic Educação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas.
description Este artigo apresenta considerações sobre legislações, dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática que discutem essa temática e algumas reflexões sobre inclusão escolar a partir de recortes das narrativas de professores que ensinam matemática de um município do estado de São Paulo, participantes da pesquisa de E. Rosa (2014). Em tal pesquisa foram entrevistados nove professores, sendo sete professores de Matemática e duas professoras de Educação Especial. Para constituir essas narrativas foi utilizada como metodologia a da História Oral. Ao final concluímos que quando estamos falando sobre inclusão escolar, estamos falando de outro “modelo de escola”, pois este em que as professoras relatam e que aí está continua à excluir, até mesmo inconscientemente as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225
10.21723/RIAEE.v11.n2.p690
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225/5822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 690-709
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 690-709
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854367899648