Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harlos, Franco Ezequiel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Denari, Fátima Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6560
Resumo: Na presente pesquisa objetiva-se sistematizar histórias e teorias associadas com a Sociologia da Deficiência, e identificar, nestes elementos sistematizados, vozes para repensar o significado da deficiência e práticas da Educação Especial. Para tanto, percorreu-se na pesquisa bibliográfica e documental 48 obras compiladas, primordialmente, da revista Disability and Society, da Asociación Española de Sociología de la Discapacidad e da base de dados do Centre of Disability Studies da Universidade de Leeds. As obras compiladas foram analisadas por meio de análise categorial. A primeira das categorias identificadas centra-se nas principais interpretações adotadas pelas Ciências da Saúde (paradigma médico) para pensar a deficiência; a segunda, em histórias associadas com a constituição da Sociologia da Deficiência - nos movimentos sociais que, em resposta às interpretações da deficiência adotadas pelas Ciências da Saúde, (re)significaram a deficiência e fundaram os Estudos da Deficiência (Disability Studies); e, a terceira, nas múltiplas faces teóricas da Sociologia da Deficiência e nos novos modelos de compreensão da deficiência. A sistematização do conteúdo desvelou um paradigma sociológico de interpretação da deficiência: este paradigma apresenta vozes por significados e práticas mais inclusivas.
id UNESP-15_97bf0a2d60117f1d9850697a0f33dc73
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6560
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivasNa presente pesquisa objetiva-se sistematizar histórias e teorias associadas com a Sociologia da Deficiência, e identificar, nestes elementos sistematizados, vozes para repensar o significado da deficiência e práticas da Educação Especial. Para tanto, percorreu-se na pesquisa bibliográfica e documental 48 obras compiladas, primordialmente, da revista Disability and Society, da Asociación Española de Sociología de la Discapacidad e da base de dados do Centre of Disability Studies da Universidade de Leeds. As obras compiladas foram analisadas por meio de análise categorial. A primeira das categorias identificadas centra-se nas principais interpretações adotadas pelas Ciências da Saúde (paradigma médico) para pensar a deficiência; a segunda, em histórias associadas com a constituição da Sociologia da Deficiência - nos movimentos sociais que, em resposta às interpretações da deficiência adotadas pelas Ciências da Saúde, (re)significaram a deficiência e fundaram os Estudos da Deficiência (Disability Studies); e, a terceira, nas múltiplas faces teóricas da Sociologia da Deficiência e nos novos modelos de compreensão da deficiência. A sistematização do conteúdo desvelou um paradigma sociológico de interpretação da deficiência: este paradigma apresenta vozes por significados e práticas mais inclusivas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/656010.21723/riaee.v10i1.6560Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 180-196Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 180-1961982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6560/5358Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHarlos, Franco EzequielDenari, Fátima Elisabeth2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6560Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas
title Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas
spellingShingle Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas
Harlos, Franco Ezequiel
title_short Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas
title_full Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas
title_fullStr Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas
title_full_unstemmed Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas
title_sort Sociologia da deficiência: vozes por significados e práticas (mais) inclusivas
author Harlos, Franco Ezequiel
author_facet Harlos, Franco Ezequiel
Denari, Fátima Elisabeth
author_role author
author2 Denari, Fátima Elisabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harlos, Franco Ezequiel
Denari, Fátima Elisabeth
description Na presente pesquisa objetiva-se sistematizar histórias e teorias associadas com a Sociologia da Deficiência, e identificar, nestes elementos sistematizados, vozes para repensar o significado da deficiência e práticas da Educação Especial. Para tanto, percorreu-se na pesquisa bibliográfica e documental 48 obras compiladas, primordialmente, da revista Disability and Society, da Asociación Española de Sociología de la Discapacidad e da base de dados do Centre of Disability Studies da Universidade de Leeds. As obras compiladas foram analisadas por meio de análise categorial. A primeira das categorias identificadas centra-se nas principais interpretações adotadas pelas Ciências da Saúde (paradigma médico) para pensar a deficiência; a segunda, em histórias associadas com a constituição da Sociologia da Deficiência - nos movimentos sociais que, em resposta às interpretações da deficiência adotadas pelas Ciências da Saúde, (re)significaram a deficiência e fundaram os Estudos da Deficiência (Disability Studies); e, a terceira, nas múltiplas faces teóricas da Sociologia da Deficiência e nos novos modelos de compreensão da deficiência. A sistematização do conteúdo desvelou um paradigma sociológico de interpretação da deficiência: este paradigma apresenta vozes por significados e práticas mais inclusivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6560
10.21723/riaee.v10i1.6560
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6560
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.6560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6560/5358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 180-196
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 180-196
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853177765888