Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416 |
Resumo: | Identificar os saberes mobilizados pelo professor de Educação Física para dar conta da sua prática pedagógica foi o objetivo desta pesquisa. Fizemos um estudo de caso com observação da escola e dos professores e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Realizamos a pesquisa em uma escola de Criciúma – SC, com dois professores de Educação Física. Constatamos que os saberes da formação inicial e da formação permanente que influenciam na prática pedagógica dos professores, e como esses saberes são mobilizados pelos docentes para dar conta da sua prática pedagógica. Além disso contatamos os fatores que facilitam ou dificultam a prática pedagógica dos professores e como eles lidam com essas interferências em seu dia-a-dia na escola. |
id |
UNESP-15_ec134f63f839c5b9fce091b039ff9008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7416 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógicaSaberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial.Identificar os saberes mobilizados pelo professor de Educação Física para dar conta da sua prática pedagógica foi o objetivo desta pesquisa. Fizemos um estudo de caso com observação da escola e dos professores e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Realizamos a pesquisa em uma escola de Criciúma – SC, com dois professores de Educação Física. Constatamos que os saberes da formação inicial e da formação permanente que influenciam na prática pedagógica dos professores, e como esses saberes são mobilizados pelos docentes para dar conta da sua prática pedagógica. Além disso contatamos os fatores que facilitam ou dificultam a prática pedagógica dos professores e como eles lidam com essas interferências em seu dia-a-dia na escola.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/741610.21723/riaee.v12.n1.7416Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 19-36Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 19-361982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416/6249Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos da Conceição, Victor JuliermeMendes Manfioleti, Ramires2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7416Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica |
title |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica |
spellingShingle |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica Santos da Conceição, Victor Julierme Saberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial. |
title_short |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica |
title_full |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica |
title_fullStr |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica |
title_sort |
Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica |
author |
Santos da Conceição, Victor Julierme |
author_facet |
Santos da Conceição, Victor Julierme Mendes Manfioleti, Ramires |
author_role |
author |
author2 |
Mendes Manfioleti, Ramires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos da Conceição, Victor Julierme Mendes Manfioleti, Ramires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial. |
topic |
Saberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial. |
description |
Identificar os saberes mobilizados pelo professor de Educação Física para dar conta da sua prática pedagógica foi o objetivo desta pesquisa. Fizemos um estudo de caso com observação da escola e dos professores e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Realizamos a pesquisa em uma escola de Criciúma – SC, com dois professores de Educação Física. Constatamos que os saberes da formação inicial e da formação permanente que influenciam na prática pedagógica dos professores, e como esses saberes são mobilizados pelos docentes para dar conta da sua prática pedagógica. Além disso contatamos os fatores que facilitam ou dificultam a prática pedagógica dos professores e como eles lidam com essas interferências em seu dia-a-dia na escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416 10.21723/riaee.v12.n1.7416 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.7416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416/6249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 19-36 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 19-36 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853910720512 |