Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos da Conceição, Victor Julierme
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes Manfioleti, Ramires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416
Resumo: Identificar os saberes mobilizados pelo professor de Educação Física para dar conta da sua prática pedagógica foi o objetivo desta pesquisa. Fizemos um estudo de caso com observação da escola e dos professores e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Realizamos a pesquisa em uma escola de Criciúma – SC, com dois professores de Educação Física. Constatamos que os saberes da formação inicial e da formação permanente que influenciam na prática pedagógica dos professores, e como esses saberes são mobilizados pelos docentes para dar conta da sua prática pedagógica. Além disso contatamos os fatores que facilitam ou dificultam a prática pedagógica dos professores e como eles lidam com essas interferências em seu dia-a-dia na escola.
id UNESP-15_ec134f63f839c5b9fce091b039ff9008
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7416
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógicaSaberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial.Identificar os saberes mobilizados pelo professor de Educação Física para dar conta da sua prática pedagógica foi o objetivo desta pesquisa. Fizemos um estudo de caso com observação da escola e dos professores e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Realizamos a pesquisa em uma escola de Criciúma – SC, com dois professores de Educação Física. Constatamos que os saberes da formação inicial e da formação permanente que influenciam na prática pedagógica dos professores, e como esses saberes são mobilizados pelos docentes para dar conta da sua prática pedagógica. Além disso contatamos os fatores que facilitam ou dificultam a prática pedagógica dos professores e como eles lidam com essas interferências em seu dia-a-dia na escola.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/741610.21723/riaee.v12.n1.7416Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 19-36Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 19-361982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416/6249Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos da Conceição, Victor JuliermeMendes Manfioleti, Ramires2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7416Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
title Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
spellingShingle Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
Santos da Conceição, Victor Julierme
Saberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial.
title_short Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
title_full Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
title_fullStr Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
title_full_unstemmed Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
title_sort Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
author Santos da Conceição, Victor Julierme
author_facet Santos da Conceição, Victor Julierme
Mendes Manfioleti, Ramires
author_role author
author2 Mendes Manfioleti, Ramires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos da Conceição, Victor Julierme
Mendes Manfioleti, Ramires
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial.
topic Saberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial.
description Identificar os saberes mobilizados pelo professor de Educação Física para dar conta da sua prática pedagógica foi o objetivo desta pesquisa. Fizemos um estudo de caso com observação da escola e dos professores e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Realizamos a pesquisa em uma escola de Criciúma – SC, com dois professores de Educação Física. Constatamos que os saberes da formação inicial e da formação permanente que influenciam na prática pedagógica dos professores, e como esses saberes são mobilizados pelos docentes para dar conta da sua prática pedagógica. Além disso contatamos os fatores que facilitam ou dificultam a prática pedagógica dos professores e como eles lidam com essas interferências em seu dia-a-dia na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416
10.21723/riaee.v12.n1.7416
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.7416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416/6249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 19-36
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 19-36
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853910720512