Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belli, Jurema Iara Reis
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Henriques, Susana Frutuoso, Barros, Daniela Melaré Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6285
Resumo: Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.
id UNESP-15_f1477ad0c8be16c810acc1eedee8ad53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6285
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissionalEste trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/628510.21723/riaee.v7i4.6285Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 33-50Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 33-501982-55872446-860610.21723/riaee.v7i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6285/4696Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelli, Jurema Iara ReisHenriques, Susana FrutuosoBarros, Daniela Melaré Vieira2017-11-07T21:06:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6285Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:06:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
spellingShingle Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
Belli, Jurema Iara Reis
title_short Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title_full Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title_fullStr Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title_full_unstemmed Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title_sort Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
author Belli, Jurema Iara Reis
author_facet Belli, Jurema Iara Reis
Henriques, Susana Frutuoso
Barros, Daniela Melaré Vieira
author_role author
author2 Henriques, Susana Frutuoso
Barros, Daniela Melaré Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belli, Jurema Iara Reis
Henriques, Susana Frutuoso
Barros, Daniela Melaré Vieira
description Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6285
10.21723/riaee.v7i4.6285
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6285
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v7i4.6285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6285/4696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 33-50
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 33-50
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v7i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853101219840