Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
DOI: | 10.21723/riaee.v9i2.7040 |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040 |
Resumo: | O presente artigo, de característica teórica, tem o objetivo de divulgar uma pesquisa de mestrado acadêmico concluída em agosto de 2013 pelos autores acima citados (orientando e orientador, respectivamente), cujo objetivo foi de caracterizar a Modelagem Matemática com suporte da Etnomatemática como uma situação a-didática de acordo com o olhar da TSD. Nesse caminhar, ao analisar as publicações de autores que em determinado foi verificado a possibilidade desse entrelaçamento ao seguir as etapas (dialéticas) indicadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD). Após essas argumentações, é apresentada uma atividade de Modelagem envolvendo o tema da carpintaria naval desenvolvida no município de Abaetetuba-Pará em que se procura representar a matemática (não escolar) praticada pelo mestre-artesão por meio da matemática difundida na cultura escolar. Por fim, após as reflexões e demonstrações realizadas em nossas conclusões, pode-se reconhecer a Modelagem com aporte da Etnomatemática como uma situação a-didática pelo fato, dentre outros, de permitir ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento por meio de situações provenientes do seu meio cultural, permitindo o uso dessas “diferentes” matemáticas de acordo com o contexto apresentado, sem que uma domine a outra. |
id |
UNESP-15_ffec25a68b756811f85240aed18d7228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7040 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
spelling |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didáticaO presente artigo, de característica teórica, tem o objetivo de divulgar uma pesquisa de mestrado acadêmico concluída em agosto de 2013 pelos autores acima citados (orientando e orientador, respectivamente), cujo objetivo foi de caracterizar a Modelagem Matemática com suporte da Etnomatemática como uma situação a-didática de acordo com o olhar da TSD. Nesse caminhar, ao analisar as publicações de autores que em determinado foi verificado a possibilidade desse entrelaçamento ao seguir as etapas (dialéticas) indicadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD). Após essas argumentações, é apresentada uma atividade de Modelagem envolvendo o tema da carpintaria naval desenvolvida no município de Abaetetuba-Pará em que se procura representar a matemática (não escolar) praticada pelo mestre-artesão por meio da matemática difundida na cultura escolar. Por fim, após as reflexões e demonstrações realizadas em nossas conclusões, pode-se reconhecer a Modelagem com aporte da Etnomatemática como uma situação a-didática pelo fato, dentre outros, de permitir ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento por meio de situações provenientes do seu meio cultural, permitindo o uso dessas “diferentes” matemáticas de acordo com o contexto apresentado, sem que uma domine a outra.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/704010.21723/riaee.v9i2.7040Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 355-364Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 355-3641982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040/5053Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Markus Benedito SantosEspírito Santo, Adilson Oliveira do2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7040Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática |
title |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática |
spellingShingle |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática Uma análise da modelagem como uma situação a-didática Dias, Markus Benedito Santos Dias, Markus Benedito Santos |
title_short |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática |
title_full |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática |
title_fullStr |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática Uma análise da modelagem como uma situação a-didática |
title_full_unstemmed |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática Uma análise da modelagem como uma situação a-didática |
title_sort |
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática |
author |
Dias, Markus Benedito Santos |
author_facet |
Dias, Markus Benedito Santos Dias, Markus Benedito Santos Espírito Santo, Adilson Oliveira do Espírito Santo, Adilson Oliveira do |
author_role |
author |
author2 |
Espírito Santo, Adilson Oliveira do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Markus Benedito Santos Espírito Santo, Adilson Oliveira do |
description |
O presente artigo, de característica teórica, tem o objetivo de divulgar uma pesquisa de mestrado acadêmico concluída em agosto de 2013 pelos autores acima citados (orientando e orientador, respectivamente), cujo objetivo foi de caracterizar a Modelagem Matemática com suporte da Etnomatemática como uma situação a-didática de acordo com o olhar da TSD. Nesse caminhar, ao analisar as publicações de autores que em determinado foi verificado a possibilidade desse entrelaçamento ao seguir as etapas (dialéticas) indicadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD). Após essas argumentações, é apresentada uma atividade de Modelagem envolvendo o tema da carpintaria naval desenvolvida no município de Abaetetuba-Pará em que se procura representar a matemática (não escolar) praticada pelo mestre-artesão por meio da matemática difundida na cultura escolar. Por fim, após as reflexões e demonstrações realizadas em nossas conclusões, pode-se reconhecer a Modelagem com aporte da Etnomatemática como uma situação a-didática pelo fato, dentre outros, de permitir ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento por meio de situações provenientes do seu meio cultural, permitindo o uso dessas “diferentes” matemáticas de acordo com o contexto apresentado, sem que uma domine a outra. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040 10.21723/riaee.v9i2.7040 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i2.7040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040/5053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 355-364 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 355-364 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1822179046839025664 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21723/riaee.v9i2.7040 |