Uma análise da modelagem como uma situação a-didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Markus Benedito Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Espírito Santo, Adilson Oliveira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7040
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040
Resumo: O presente artigo, de característica teórica, tem o objetivo de divulgar uma pesquisa de mestrado acadêmico concluída em agosto de 2013 pelos autores acima citados (orientando e orientador, respectivamente), cujo objetivo foi de caracterizar a Modelagem Matemática com suporte da Etnomatemática como uma situação a-didática de acordo com o olhar da TSD. Nesse caminhar, ao analisar as publicações de autores que em determinado foi verificado a possibilidade desse entrelaçamento ao seguir as etapas (dialéticas) indicadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD). Após essas argumentações, é apresentada uma atividade de Modelagem envolvendo o tema da carpintaria naval desenvolvida no município de Abaetetuba-Pará em que se procura representar a matemática (não escolar) praticada pelo mestre-artesão por meio da matemática difundida na cultura escolar. Por fim, após as reflexões e demonstrações realizadas em nossas conclusões, pode-se reconhecer a Modelagem com aporte da Etnomatemática como uma situação a-didática pelo fato, dentre outros, de permitir ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento por meio de situações provenientes do seu meio cultural, permitindo o uso dessas “diferentes” matemáticas de acordo com o contexto apresentado, sem que uma domine a outra.
id UNESP-15_ffec25a68b756811f85240aed18d7228
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7040
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
spelling Uma análise da modelagem como uma situação a-didáticaO presente artigo, de característica teórica, tem o objetivo de divulgar uma pesquisa de mestrado acadêmico concluída em agosto de 2013 pelos autores acima citados (orientando e orientador, respectivamente), cujo objetivo foi de caracterizar a Modelagem Matemática com suporte da Etnomatemática como uma situação a-didática de acordo com o olhar da TSD. Nesse caminhar, ao analisar as publicações de autores que em determinado foi verificado a possibilidade desse entrelaçamento ao seguir as etapas (dialéticas) indicadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD). Após essas argumentações, é apresentada uma atividade de Modelagem envolvendo o tema da carpintaria naval desenvolvida no município de Abaetetuba-Pará em que se procura representar a matemática (não escolar) praticada pelo mestre-artesão por meio da matemática difundida na cultura escolar. Por fim, após as reflexões e demonstrações realizadas em nossas conclusões, pode-se reconhecer a Modelagem com aporte da Etnomatemática como uma situação a-didática pelo fato, dentre outros, de permitir ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento por meio de situações provenientes do seu meio cultural, permitindo o uso dessas “diferentes” matemáticas de acordo com o contexto apresentado, sem que uma domine a outra.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/704010.21723/riaee.v9i2.7040Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 355-364Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 355-3641982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040/5053Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Markus Benedito SantosEspírito Santo, Adilson Oliveira do2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7040Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
title Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
spellingShingle Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
Dias, Markus Benedito Santos
Dias, Markus Benedito Santos
title_short Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
title_full Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
title_fullStr Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
title_full_unstemmed Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
title_sort Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
author Dias, Markus Benedito Santos
author_facet Dias, Markus Benedito Santos
Dias, Markus Benedito Santos
Espírito Santo, Adilson Oliveira do
Espírito Santo, Adilson Oliveira do
author_role author
author2 Espírito Santo, Adilson Oliveira do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Markus Benedito Santos
Espírito Santo, Adilson Oliveira do
description O presente artigo, de característica teórica, tem o objetivo de divulgar uma pesquisa de mestrado acadêmico concluída em agosto de 2013 pelos autores acima citados (orientando e orientador, respectivamente), cujo objetivo foi de caracterizar a Modelagem Matemática com suporte da Etnomatemática como uma situação a-didática de acordo com o olhar da TSD. Nesse caminhar, ao analisar as publicações de autores que em determinado foi verificado a possibilidade desse entrelaçamento ao seguir as etapas (dialéticas) indicadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD). Após essas argumentações, é apresentada uma atividade de Modelagem envolvendo o tema da carpintaria naval desenvolvida no município de Abaetetuba-Pará em que se procura representar a matemática (não escolar) praticada pelo mestre-artesão por meio da matemática difundida na cultura escolar. Por fim, após as reflexões e demonstrações realizadas em nossas conclusões, pode-se reconhecer a Modelagem com aporte da Etnomatemática como uma situação a-didática pelo fato, dentre outros, de permitir ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento por meio de situações provenientes do seu meio cultural, permitindo o uso dessas “diferentes” matemáticas de acordo com o contexto apresentado, sem que uma domine a outra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040
10.21723/riaee.v9i2.7040
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i2.7040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040/5053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 355-364
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 355-364
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1822179046839025664
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21723/riaee.v9i2.7040