LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Sônia Maria da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto Junior, Arnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3199
Resumo: Este artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patriótico.
id UNESP-21_09fc5fb7774599fc8c14841a79ddae68
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/3199
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZAEste artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patriótico.ABEC2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/319910.18223/hiscult.v10i1.3199História e Cultura (History and Culture); Vol. 10 No. 1 (2021): Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças; 369-391História e Cultura; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças; 369-391História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 10 No. 1 (2021): Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças; 369-391História e Cultura; v. 10 n. 1 (2021): Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças; 369-3912238-62702238-627010.18223/hiscult.v10i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3199/2985Copyright (c) 2021 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Sônia Maria da SilvaPinto Junior, Arnaldo2021-12-14T23:37:25Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/3199Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2021-12-14T23:37:25História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA
title LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA
spellingShingle LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA
Gabriel, Sônia Maria da Silva
title_short LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA
title_full LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA
title_fullStr LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA
title_full_unstemmed LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA
title_sort LIÇÕES DE MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO IDEAL NA VISÃO DO PROFESSOR MELLO E SOUZA
author Gabriel, Sônia Maria da Silva
author_facet Gabriel, Sônia Maria da Silva
Pinto Junior, Arnaldo
author_role author
author2 Pinto Junior, Arnaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Sônia Maria da Silva
Pinto Junior, Arnaldo
description Este artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patriótico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3199
10.18223/hiscult.v10i1.3199
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3199
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v10i1.3199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3199/2985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 História e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 História e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 10 No. 1 (2021): Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças; 369-391
História e Cultura; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças; 369-391
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 10 No. 1 (2021): Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças; 369-391
História e Cultura; v. 10 n. 1 (2021): Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças; 369-391
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v10i1
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215791000354816