O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636 |
Resumo: | A memória de muitos professores de História e historiador es, sobretudo a dos que atuaram na luta contra os Estudos Sociais e as licenciaturas curtas no decorrer dos anos de 1970 e 1980, tende a associar fortemente os Estudos Sociais à política educacional adotada após a ascensão dos militares ao poder. No entanto, as primeiras discussões em torno do tema se remetem, no Brasil, aos anos de 1920 no contexto da introdução do movimento da Escola Nova no país. Nos anos antecedentes ao golpe civil-militar de 1964, constituiu-se no Brasil uma concepção de Estudos Sociais que teria longa vida, muitas leituras e releituras, cujo principal expoente foi Carlos Delgado de Carvalho. Nesse artigo, analisamos a influência da filosofia educacional de John Dewey para o ensino de Estudos Sociais e a obra de Delgado de Carvalho. |
id |
UNESP-21_0c2f3000706b672be4ce1db47f4cb4c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/1636 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho A memória de muitos professores de História e historiador es, sobretudo a dos que atuaram na luta contra os Estudos Sociais e as licenciaturas curtas no decorrer dos anos de 1970 e 1980, tende a associar fortemente os Estudos Sociais à política educacional adotada após a ascensão dos militares ao poder. No entanto, as primeiras discussões em torno do tema se remetem, no Brasil, aos anos de 1920 no contexto da introdução do movimento da Escola Nova no país. Nos anos antecedentes ao golpe civil-militar de 1964, constituiu-se no Brasil uma concepção de Estudos Sociais que teria longa vida, muitas leituras e releituras, cujo principal expoente foi Carlos Delgado de Carvalho. Nesse artigo, analisamos a influência da filosofia educacional de John Dewey para o ensino de Estudos Sociais e a obra de Delgado de Carvalho.ABEC2015-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/163610.18223/hiscult.v4i2.1636História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-2362238-62702238-627010.18223/hiscult.v4i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636/1495Copyright (c) 2015 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Thiago2020-05-21T00:54:48Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/1636Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T00:54:48História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho |
title |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho |
spellingShingle |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho Nascimento, Thiago |
title_short |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho |
title_full |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho |
title_fullStr |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho |
title_full_unstemmed |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho |
title_sort |
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho |
author |
Nascimento, Thiago |
author_facet |
Nascimento, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Thiago |
description |
A memória de muitos professores de História e historiador es, sobretudo a dos que atuaram na luta contra os Estudos Sociais e as licenciaturas curtas no decorrer dos anos de 1970 e 1980, tende a associar fortemente os Estudos Sociais à política educacional adotada após a ascensão dos militares ao poder. No entanto, as primeiras discussões em torno do tema se remetem, no Brasil, aos anos de 1920 no contexto da introdução do movimento da Escola Nova no país. Nos anos antecedentes ao golpe civil-militar de 1964, constituiu-se no Brasil uma concepção de Estudos Sociais que teria longa vida, muitas leituras e releituras, cujo principal expoente foi Carlos Delgado de Carvalho. Nesse artigo, analisamos a influência da filosofia educacional de John Dewey para o ensino de Estudos Sociais e a obra de Delgado de Carvalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636 10.18223/hiscult.v4i2.1636 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v4i2.1636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636/1495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 História e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 História e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236 História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236 História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v4i2 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1800215790124793856 |