O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thiago
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636
Resumo:  A memória de muitos professores de História e historiador es, sobretudo a dos que atuaram na luta contra os Estudos Sociais e as licenciaturas curtas no decorrer dos anos de 1970 e 1980, tende a associar fortemente os Estudos Sociais à política educacional adotada após a ascensão dos militares ao poder. No entanto, as primeiras discussões em torno do tema se remetem, no Brasil, aos anos de 1920 no contexto da introdução do movimento da Escola Nova no país. Nos anos antecedentes ao golpe civil-militar de 1964, constituiu-se no Brasil uma concepção de Estudos Sociais que teria longa vida, muitas leituras e releituras, cujo principal expoente foi Carlos Delgado de Carvalho. Nesse artigo, analisamos a influência da filosofia educacional de John Dewey para o ensino de Estudos Sociais e a obra de Delgado de Carvalho.
id UNESP-21_0c2f3000706b672be4ce1db47f4cb4c2
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/1636
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho A memória de muitos professores de História e historiador es, sobretudo a dos que atuaram na luta contra os Estudos Sociais e as licenciaturas curtas no decorrer dos anos de 1970 e 1980, tende a associar fortemente os Estudos Sociais à política educacional adotada após a ascensão dos militares ao poder. No entanto, as primeiras discussões em torno do tema se remetem, no Brasil, aos anos de 1920 no contexto da introdução do movimento da Escola Nova no país. Nos anos antecedentes ao golpe civil-militar de 1964, constituiu-se no Brasil uma concepção de Estudos Sociais que teria longa vida, muitas leituras e releituras, cujo principal expoente foi Carlos Delgado de Carvalho. Nesse artigo, analisamos a influência da filosofia educacional de John Dewey para o ensino de Estudos Sociais e a obra de Delgado de Carvalho.ABEC2015-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/163610.18223/hiscult.v4i2.1636História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-2362238-62702238-627010.18223/hiscult.v4i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636/1495Copyright (c) 2015 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Thiago2020-05-21T00:54:48Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/1636Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T00:54:48História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
title O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
spellingShingle O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
Nascimento, Thiago
title_short O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
title_full O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
title_fullStr O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
title_full_unstemmed O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
title_sort O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
author Nascimento, Thiago
author_facet Nascimento, Thiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Thiago
description  A memória de muitos professores de História e historiador es, sobretudo a dos que atuaram na luta contra os Estudos Sociais e as licenciaturas curtas no decorrer dos anos de 1970 e 1980, tende a associar fortemente os Estudos Sociais à política educacional adotada após a ascensão dos militares ao poder. No entanto, as primeiras discussões em torno do tema se remetem, no Brasil, aos anos de 1920 no contexto da introdução do movimento da Escola Nova no país. Nos anos antecedentes ao golpe civil-militar de 1964, constituiu-se no Brasil uma concepção de Estudos Sociais que teria longa vida, muitas leituras e releituras, cujo principal expoente foi Carlos Delgado de Carvalho. Nesse artigo, analisamos a influência da filosofia educacional de John Dewey para o ensino de Estudos Sociais e a obra de Delgado de Carvalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636
10.18223/hiscult.v4i2.1636
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v4i2.1636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1636/1495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 História e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 História e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236
História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236
História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 212-236
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v4i2
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215790124793856